16103
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - O DIA E A NOITE

Plano de aula de Geografia com atividades para o 1º ano do Fundamental sobre Identificar a diferença entre o dia e a noite

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula você precisará transmitir áudio de sons da floresta a noite e de uma cidade durante o dia, caso não consiga pelo slide, baixe no seu celular ou passe em um aparelho de som. Além disso, a impressão de uma tabela para os estudantes completarem em duplas

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4a9zN44ZfPGqTGSeQ23Q7tzuF4NjQFZF96pph9KAsuw3hzgrMMgenjr2Ucme/geo1-05und03-acao-propositiva-tabela-de-comparacao-pagina1.pdf: tabela para análise dos alunos na ação propositiva.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtqGKfA2bqGCszP3vVfYhPMEe8HKhcS7AX549Rqs7KnuE5qN4dFvpGZxXDjD/geo1-05und03-sistematizacao-jogo-da-mimica.pdf: jogo da mímica para recortar e sortear para os grupos.

Para você saber mais:

Além das mudanças das atividades humanas no dia ou na noite, os animais também se adaptam à essas alterações. Você pode relacionar esta aula com a matéria de ciências, pois alguns zoológicos têm uma programação especial de visitação noturna para visualização dos animais de hábito noturno. É interessante levar as crianças para as duas experiências, uma visitação diurna e outra noturna, com o objetivo de identificação dos animais e seus hábitos relacionados a alteração do dia e a noite e comparar às nossas ações humanas.

https://www.youtube.com/watch?v=OMer-AJ60mY: vídeo de uma visitação noturna ao zoológico de SP;

https://www.youtube.com/watch?v=-SNIa2U2Np4: música infantil sobre animais diurnos e noturnos;

Contextos prévios: É importante que anteriormente a aplicação deste plano de aula os alunos já saibam diferenciar o dia e a noite.

https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U: neste vídeo da série: “De onde vem?” explica de uma maneira lúdica sobre o dia e a noite.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você pode projetar ou escrever no quadro o tema da aula para uma primeira explanação, pergunte aos alunos que horas eles acordam e a que horas vão dormir? A partir das respostas, desenvolva o tema da aula relacionando a alternância do dia e da noite. Por exemplo, a partir do relato de um dos alunos você pode perguntar por que ele acorda de manhã e dorme a noite, com a intenção de relacionar este fato com o surgimento do sol e a escuridão. Assim, você irá encaminhar os primeiros questionamentos do tema da aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos que fechem os olhos e passe um minuto do áudio com sons de uma floresta a noite, estimule a identificação dos elementos que emitem sons (chuva, vento, folhas) e principalmente, se eles conseguem identificar algum animal (grilo e coruja). Depois passe o áudio da cidade movimentada durante o dia e veja o que os alunos conseguem indentificar. Caso queira passe a primeira vez sem falar nada, e depois da exposição dos alunos, mais uma vez para que agora eles escutem os sons direcionados.

Como adequar à sua realidade: Caso você não consiga transmitir este áudio, pode escolher qualquer outro que passe a mesma mensagem: a floresta não pára durante a noite enquanto dormimos, mas é bem mais tranquilo do que a cidade durante o dia.

https://www.youtube.com/watch?v=Vqc4MH_srQU&feature=youtu.be: sons da floresta durante a noite.

https://www.youtube.com/watch?v=tV2g6JPLsGw: sons de uma cidade durante o dia.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a pergunta do slide ou escreva no quadro, escute as considerações dos alunos e por fim retome a ideia de que o dia e a noite são diferentes e provavelmente as atividades realizadas serão também. A ação propositiva vai demonstrar que algumas atividades podem ser realizadas inclusive nos dois períodos.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a sala em dois grupos e explique a dinâmica do jogo de mímica: cada um do grupo vai ter que fazer uma ação do dia ou da noite de acordo com um sorteio com o professor, acrescente também outros elementos como Sol, estrelas, Lua para favorecer o aprofundamento sobre o tema. Enquanto um dos colegas faz a mímica, os outros do grupo devem adivinhar o que está sendo representado e dizer se é do dia ou da noite.

Materiais complementares:

Sugestões de ações para o jogo da mímica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtqGKfA2bqGCszP3vVfYhPMEe8HKhcS7AX549Rqs7KnuE5qN4dFvpGZxXDjD/geo1-05und03-sistematizacao-jogo-da-mimica.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Imprima a tabela disponível nos Materiais Complementares, caso não seja possível monte na lousa e complete coletivamente com os estudantes. Os alunos, em duplas, devem classificar as atividades de acordo com o período que podem ser realizadas (Dia/Noite/Ambos). Há ações como trabalhar ou estudar, variação de temperatura (com a presença do sol o dia tende a ser mais quente do que a noite) e sons como escutado no início da aula. É interessante que a partir das respostas, você possa orientá-los sobre uma rotina saudável, como ter horário para dormir e brincar.

Nesse momento amplie a discussão explicando as diferenças entre o dia e a noite.

Materiais complementares:

Tabela de comparação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4a9zN44ZfPGqTGSeQ23Q7tzuF4NjQFZF96pph9KAsuw3hzgrMMgenjr2Ucme/geo1-05und03-acao-propositiva-tabela-de-comparacao-pagina1.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula você precisará transmitir áudio de sons da floresta a noite e de uma cidade durante o dia, caso não consiga pelo slide, baixe no seu celular ou passe em um aparelho de som. Além disso, a impressão de uma tabela para os estudantes completarem em duplas

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4a9zN44ZfPGqTGSeQ23Q7tzuF4NjQFZF96pph9KAsuw3hzgrMMgenjr2Ucme/geo1-05und03-acao-propositiva-tabela-de-comparacao-pagina1.pdf: tabela para análise dos alunos na ação propositiva.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtqGKfA2bqGCszP3vVfYhPMEe8HKhcS7AX549Rqs7KnuE5qN4dFvpGZxXDjD/geo1-05und03-sistematizacao-jogo-da-mimica.pdf: jogo da mímica para recortar e sortear para os grupos.

Para você saber mais:

Além das mudanças das atividades humanas no dia ou na noite, os animais também se adaptam à essas alterações. Você pode relacionar esta aula com a matéria de ciências, pois alguns zoológicos têm uma programação especial de visitação noturna para visualização dos animais de hábito noturno. É interessante levar as crianças para as duas experiências, uma visitação diurna e outra noturna, com o objetivo de identificação dos animais e seus hábitos relacionados a alteração do dia e a noite e comparar às nossas ações humanas.

https://www.youtube.com/watch?v=OMer-AJ60mY: vídeo de uma visitação noturna ao zoológico de SP;

https://www.youtube.com/watch?v=-SNIa2U2Np4: música infantil sobre animais diurnos e noturnos;

Contextos prévios: É importante que anteriormente a aplicação deste plano de aula os alunos já saibam diferenciar o dia e a noite.

https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U: neste vídeo da série: “De onde vem?” explica de uma maneira lúdica sobre o dia e a noite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você pode projetar ou escrever no quadro o tema da aula para uma primeira explanação, pergunte aos alunos que horas eles acordam e a que horas vão dormir? A partir das respostas, desenvolva o tema da aula relacionando a alternância do dia e da noite. Por exemplo, a partir do relato de um dos alunos você pode perguntar por que ele acorda de manhã e dorme a noite, com a intenção de relacionar este fato com o surgimento do sol e a escuridão. Assim, você irá encaminhar os primeiros questionamentos do tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos que fechem os olhos e passe um minuto do áudio com sons de uma floresta a noite, estimule a identificação dos elementos que emitem sons (chuva, vento, folhas) e principalmente, se eles conseguem identificar algum animal (grilo e coruja). Depois passe o áudio da cidade movimentada durante o dia e veja o que os alunos conseguem indentificar. Caso queira passe a primeira vez sem falar nada, e depois da exposição dos alunos, mais uma vez para que agora eles escutem os sons direcionados.

Como adequar à sua realidade: Caso você não consiga transmitir este áudio, pode escolher qualquer outro que passe a mesma mensagem: a floresta não pára durante a noite enquanto dormimos, mas é bem mais tranquilo do que a cidade durante o dia.

https://www.youtube.com/watch?v=Vqc4MH_srQU&feature=youtu.be: sons da floresta durante a noite.

https://www.youtube.com/watch?v=tV2g6JPLsGw: sons de uma cidade durante o dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a pergunta do slide ou escreva no quadro, escute as considerações dos alunos e por fim retome a ideia de que o dia e a noite são diferentes e provavelmente as atividades realizadas serão também. A ação propositiva vai demonstrar que algumas atividades podem ser realizadas inclusive nos dois períodos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a sala em dois grupos e explique a dinâmica do jogo de mímica: cada um do grupo vai ter que fazer uma ação do dia ou da noite de acordo com um sorteio com o professor, acrescente também outros elementos como Sol, estrelas, Lua para favorecer o aprofundamento sobre o tema. Enquanto um dos colegas faz a mímica, os outros do grupo devem adivinhar o que está sendo representado e dizer se é do dia ou da noite.

Materiais complementares:

Sugestões de ações para o jogo da mímica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtqGKfA2bqGCszP3vVfYhPMEe8HKhcS7AX549Rqs7KnuE5qN4dFvpGZxXDjD/geo1-05und03-sistematizacao-jogo-da-mimica.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Imprima a tabela disponível nos Materiais Complementares, caso não seja possível monte na lousa e complete coletivamente com os estudantes. Os alunos, em duplas, devem classificar as atividades de acordo com o período que podem ser realizadas (Dia/Noite/Ambos). Há ações como trabalhar ou estudar, variação de temperatura (com a presença do sol o dia tende a ser mais quente do que a noite) e sons como escutado no início da aula. É interessante que a partir das respostas, você possa orientá-los sobre uma rotina saudável, como ter horário para dormir e brincar.

Nesse momento amplie a discussão explicando as diferenças entre o dia e a noite.

Materiais complementares:

Tabela de comparação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4a9zN44ZfPGqTGSeQ23Q7tzuF4NjQFZF96pph9KAsuw3hzgrMMgenjr2Ucme/geo1-05und03-acao-propositiva-tabela-de-comparacao-pagina1.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano