16102
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Previsão do tempo

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Observar as transformações da paisagem que podem indicar sobre as mudanças de temperatura e umidade.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula, a turma deve estar organizada em roda para facilitar a contação de história. Caso tenha a possibilidade, leve os alunos ao pátio ou para alguma área aberta da escola. Elementos da legenda dos mapas de previsão do tempo serão feitos em papel ou feltro para ilustrar a história contada. Uma televisão ou retroprojetor para passar o vídeo da previsão do tempo de um telejornal. Recortes diversos sobre a previsão do tempo.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RsnsUXBJemChHKG5YqJJfpgMuM3hYnUCXvFXSu8ddHH5F9BeWyGTuSTekaQx/geo1-05und02-acao-propositiva-historia-da-previsao-do-tempo.pdf: neste texto a conversa entre um neto e um avô revelam formas tradicionais de previsão do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WwTp8n3MrBZx23KMdNY66RFDEaeENhdvHNbBMhYTVR77mhQGAcKBaP3rrgJV/geo1-05und02-acao-propositiva-elementos-da-legenda-para-a-contacao-de-historia.pdf: neste material há os elementos da legenda de mapas de previsão do tempo, para que você possa criar os recursos da contação de história.

Para você saber mais:

Para saber outras formas de previsão que possa se encaixar com a realidade de sua escola, acesse o link: https://pt.wikihow.com/Prever-o-Tempo-Sem-uma-Previs%C3%A3o-Meteorol%C3%B3gica

O site climakids da turma da Mônica apresenta muitos recursos interessantes para você aprofundar essa aula:

http://www.climakids.com.br/

Contextos prévios: Em aulas anteriores à aplicação desta aula, você pode conversar com os alunos sobre como a chuva se forma. De maneira simples, explique que há a necessidade de sol para evaporar a água, formar nuvens e estas cheias de água fazem chover.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você pode projetar ou escrever no quadro para uma primeira explanação sobre o tema desta aula, o intuito é detectar o conhecimento dos alunos sobre como poderíamos prever o tempo. Anote no quadro as ideias dos alunos de possíveis formas de previsão do tempo, alguns podem já agora falar sobre as previsões dos telejornais ou aplicativos de celular, não ignore esta informação, apenas escute as hipóteses levantadas pela classe.

Como adequar à sua realidade: O objetivo desta aula é a observação da paisagem em busca de elementos que auxiliem na previsão do tempo. Dependendo da região do Brasil da sua escola, procure indícios da paisagem local que avisem sobre o tempo, por exemplo, se a sua for o nordeste, existem elementos para a chegada do período úmido, como o florescer dos cactos no sertão.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Agora é importante destacar as formas tecnológicas existentes para a previsão do tempo, assim passe o vídeo para a turma e priorize a informação dos tipos diferentes de nuvens que geram a chuva. Explique que para se chegar à essas previsões, muitos técnicos observam o céu com auxílio de equipamentos avançados e que nem os computadores mais rápidos conseguem acompanhar a velocidade das nuvens, por isso, às vezes as previsões dão errado. Distribua recortes de jornais e revistas pela turma e peça que olhem as informações e em seguida possam sugerir o que elas querem dizer. É importante mediar as discussões para que pensem sobre como isso era feito antigamente também, pois, isso servirá de subsídio para a próxima etapa do plano. Caso você não tenha disponível uma televisão ou projetor para transmitir o vídeo em aula, use os recortes de jornais mapas de previsão do tempo ou imprima previsões de sites como o climatempo, o importante é destacar as mesmas informações das orientações.

Vídeo de previsão do tempo: https://www.youtube.com/watch?v=gdsC6xZdWFQ

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Depois de levantado os conhecimentos dos alunos sobre as novas formas de prever o tempo, você deve projetar ou escrever no quadro a pergunta motivadora da aula sobre como essa previsão era feita antigamente sem o auxílio de computadores, ou até mesmo sem os telejornais. É importante ouvir e registrar na lousa as ideias dos alunos sobre como prever o tempo, assim você pode perceber quais dessas formas foram utilizadas na aula e adequá-las à realidade da sua escola.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Caso as crianças ainda não estejam em semicírculo, organize a sala para a contação de história. Com o texto disponível nos materiais complementares desta aula e os elementos de contação criados, narre a história de Júlio e seu avô e se quiser insira ideias de previsão do tempo que os alunos apontaram nas etapas anteriores. Ao final da história, leve os alunos à algum ambiente aberto da escola e peça para que eles observem o céu e outros elementos da paisagem que auxiliam na previsão do tempo sem uso da tecnologia atual. Deixe que observem o céu, verifiquem as nuvens, vento, comportamento dos animais se for o caso e outros elementos que estiverem presentes nos espaços escolhidos. Lembre-se que outros aspectos podem surgir na fala dos alunos. Acolha as informações para discussões posteriores.

Materiais complementares:

História da Previsão do Tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RsnsUXBJemChHKG5YqJJfpgMuM3hYnUCXvFXSu8ddHH5F9BeWyGTuSTekaQx/geo1-05und02-acao-propositiva-historia-da-previsao-do-tempo.pdf

Elementos da legenda para a contação de história: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WwTp8n3MrBZx23KMdNY66RFDEaeENhdvHNbBMhYTVR77mhQGAcKBaP3rrgJV/geo1-05und02-acao-propositiva-elementos-da-legenda-para-a-contacao-de-historia.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para encerramento desta aula, de volta ao semicírculo os alunos devem discutir as observações feitas e esboçar uma ideia das condições atmosféricas naquele momento. Em seguida, mostre as imagens do slide e peça que escolham qual dos elementos da legenda do mapa de previsão, utilizados na contação de história, pode representá-las. É importante que os alunos justifiquem o que os levou a classificação escolhida. Na primeira imagem o tempo está nublado e na segunda o tempo está ensolarado. Caso deseje continuar, peça aos alunos investigarem em casa com os pais ou vizinhos formas que estes conheçam de previsão do tempo sem uso de tecnologias atuais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula, a turma deve estar organizada em roda para facilitar a contação de história. Caso tenha a possibilidade, leve os alunos ao pátio ou para alguma área aberta da escola. Elementos da legenda dos mapas de previsão do tempo serão feitos em papel ou feltro para ilustrar a história contada. Uma televisão ou retroprojetor para passar o vídeo da previsão do tempo de um telejornal. Recortes diversos sobre a previsão do tempo.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RsnsUXBJemChHKG5YqJJfpgMuM3hYnUCXvFXSu8ddHH5F9BeWyGTuSTekaQx/geo1-05und02-acao-propositiva-historia-da-previsao-do-tempo.pdf: neste texto a conversa entre um neto e um avô revelam formas tradicionais de previsão do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WwTp8n3MrBZx23KMdNY66RFDEaeENhdvHNbBMhYTVR77mhQGAcKBaP3rrgJV/geo1-05und02-acao-propositiva-elementos-da-legenda-para-a-contacao-de-historia.pdf: neste material há os elementos da legenda de mapas de previsão do tempo, para que você possa criar os recursos da contação de história.

Para você saber mais:

Para saber outras formas de previsão que possa se encaixar com a realidade de sua escola, acesse o link: https://pt.wikihow.com/Prever-o-Tempo-Sem-uma-Previs%C3%A3o-Meteorol%C3%B3gica

O site climakids da turma da Mônica apresenta muitos recursos interessantes para você aprofundar essa aula:

http://www.climakids.com.br/

Contextos prévios: Em aulas anteriores à aplicação desta aula, você pode conversar com os alunos sobre como a chuva se forma. De maneira simples, explique que há a necessidade de sol para evaporar a água, formar nuvens e estas cheias de água fazem chover.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você pode projetar ou escrever no quadro para uma primeira explanação sobre o tema desta aula, o intuito é detectar o conhecimento dos alunos sobre como poderíamos prever o tempo. Anote no quadro as ideias dos alunos de possíveis formas de previsão do tempo, alguns podem já agora falar sobre as previsões dos telejornais ou aplicativos de celular, não ignore esta informação, apenas escute as hipóteses levantadas pela classe.

Como adequar à sua realidade: O objetivo desta aula é a observação da paisagem em busca de elementos que auxiliem na previsão do tempo. Dependendo da região do Brasil da sua escola, procure indícios da paisagem local que avisem sobre o tempo, por exemplo, se a sua for o nordeste, existem elementos para a chegada do período úmido, como o florescer dos cactos no sertão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Agora é importante destacar as formas tecnológicas existentes para a previsão do tempo, assim passe o vídeo para a turma e priorize a informação dos tipos diferentes de nuvens que geram a chuva. Explique que para se chegar à essas previsões, muitos técnicos observam o céu com auxílio de equipamentos avançados e que nem os computadores mais rápidos conseguem acompanhar a velocidade das nuvens, por isso, às vezes as previsões dão errado. Distribua recortes de jornais e revistas pela turma e peça que olhem as informações e em seguida possam sugerir o que elas querem dizer. É importante mediar as discussões para que pensem sobre como isso era feito antigamente também, pois, isso servirá de subsídio para a próxima etapa do plano. Caso você não tenha disponível uma televisão ou projetor para transmitir o vídeo em aula, use os recortes de jornais mapas de previsão do tempo ou imprima previsões de sites como o climatempo, o importante é destacar as mesmas informações das orientações.

Vídeo de previsão do tempo: https://www.youtube.com/watch?v=gdsC6xZdWFQ

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Depois de levantado os conhecimentos dos alunos sobre as novas formas de prever o tempo, você deve projetar ou escrever no quadro a pergunta motivadora da aula sobre como essa previsão era feita antigamente sem o auxílio de computadores, ou até mesmo sem os telejornais. É importante ouvir e registrar na lousa as ideias dos alunos sobre como prever o tempo, assim você pode perceber quais dessas formas foram utilizadas na aula e adequá-las à realidade da sua escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Caso as crianças ainda não estejam em semicírculo, organize a sala para a contação de história. Com o texto disponível nos materiais complementares desta aula e os elementos de contação criados, narre a história de Júlio e seu avô e se quiser insira ideias de previsão do tempo que os alunos apontaram nas etapas anteriores. Ao final da história, leve os alunos à algum ambiente aberto da escola e peça para que eles observem o céu e outros elementos da paisagem que auxiliam na previsão do tempo sem uso da tecnologia atual. Deixe que observem o céu, verifiquem as nuvens, vento, comportamento dos animais se for o caso e outros elementos que estiverem presentes nos espaços escolhidos. Lembre-se que outros aspectos podem surgir na fala dos alunos. Acolha as informações para discussões posteriores.

Materiais complementares:

História da Previsão do Tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RsnsUXBJemChHKG5YqJJfpgMuM3hYnUCXvFXSu8ddHH5F9BeWyGTuSTekaQx/geo1-05und02-acao-propositiva-historia-da-previsao-do-tempo.pdf

Elementos da legenda para a contação de história: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WwTp8n3MrBZx23KMdNY66RFDEaeENhdvHNbBMhYTVR77mhQGAcKBaP3rrgJV/geo1-05und02-acao-propositiva-elementos-da-legenda-para-a-contacao-de-historia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para encerramento desta aula, de volta ao semicírculo os alunos devem discutir as observações feitas e esboçar uma ideia das condições atmosféricas naquele momento. Em seguida, mostre as imagens do slide e peça que escolham qual dos elementos da legenda do mapa de previsão, utilizados na contação de história, pode representá-las. É importante que os alunos justifiquem o que os levou a classificação escolhida. Na primeira imagem o tempo está nublado e na segunda o tempo está ensolarado. Caso deseje continuar, peça aos alunos investigarem em casa com os pais ou vizinhos formas que estes conheçam de previsão do tempo sem uso de tecnologias atuais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano