GEO1_05UND02 - Ação Propositiva - História da Previsão do Tempo
Plano de Aula
Plano de aula: Previsão do tempo
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepção de mudanças temporais a partir de observação espacial.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula, a turma deve estar organizada em roda para facilitar a contação de história. Caso tenha a possibilidade, leve os alunos ao pátio ou para alguma área aberta da escola. Elementos da legenda dos mapas de previsão do tempo serão feitos em papel ou feltro para ilustrar a história contada. Uma televisão ou retroprojetor para passar o vídeo da previsão do tempo de um telejornal. Recortes diversos sobre a previsão do tempo.
Material complementar:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RsnsUXBJemChHKG5YqJJfpgMuM3hYnUCXvFXSu8ddHH5F9BeWyGTuSTekaQx/geo1-05und02-acao-propositiva-historia-da-previsao-do-tempo.pdf: neste texto a conversa entre um neto e um avô revelam formas tradicionais de previsão do tempo
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WwTp8n3MrBZx23KMdNY66RFDEaeENhdvHNbBMhYTVR77mhQGAcKBaP3rrgJV/geo1-05und02-acao-propositiva-elementos-da-legenda-para-a-contacao-de-historia.pdf: neste material há os elementos da legenda de mapas de previsão do tempo, para que você possa criar os recursos da contação de história.
Para você saber mais:
Para saber outras formas de previsão que possa se encaixar com a realidade de sua escola, acesse o link: https://pt.wikihow.com/Prever-o-Tempo-Sem-uma-Previs%C3%A3o-Meteorol%C3%B3gica
O site climakids da turma da Mônica apresenta muitos recursos interessantes para você aprofundar essa aula:
Contextos prévios: Em aulas anteriores à aplicação desta aula, você pode conversar com os alunos sobre como a chuva se forma. De maneira simples, explique que há a necessidade de sol para evaporar a água, formar nuvens e estas cheias de água fazem chover.
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Você pode projetar ou escrever no quadro para uma primeira explanação sobre o tema desta aula, o intuito é detectar o conhecimento dos alunos sobre como poderíamos prever o tempo. Anote no quadro as ideias dos alunos de possíveis formas de previsão do tempo, alguns podem já agora falar sobre as previsões dos telejornais ou aplicativos de celular, não ignore esta informação, apenas escute as hipóteses levantadas pela classe.
Como adequar à sua realidade: O objetivo desta aula é a observação da paisagem em busca de elementos que auxiliem na previsão do tempo. Dependendo da região do Brasil da sua escola, procure indícios da paisagem local que avisem sobre o tempo, por exemplo, se a sua for o nordeste, existem elementos para a chegada do período úmido, como o florescer dos cactos no sertão.
Contextualização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Agora é importante destacar as formas tecnológicas existentes para a previsão do tempo, assim passe o vídeo para a turma e priorize a informação dos tipos diferentes de nuvens que geram a chuva. Explique que para se chegar à essas previsões, muitos técnicos observam o céu com auxílio de equipamentos avançados e que nem os computadores mais rápidos conseguem acompanhar a velocidade das nuvens, por isso, às vezes as previsões dão errado. Distribua recortes de jornais e revistas pela turma e peça que olhem as informações e em seguida possam sugerir o que elas querem dizer. É importante mediar as discussões para que pensem sobre como isso era feito antigamente também, pois, isso servirá de subsídio para a próxima etapa do plano. Caso você não tenha disponível uma televisão ou projetor para transmitir o vídeo em aula, use os recortes de jornais mapas de previsão do tempo ou imprima previsões de sites como o climatempo, o importante é destacar as mesmas informações das orientações.
Vídeo de previsão do tempo: https://www.youtube.com/watch?v=gdsC6xZdWFQ
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Depois de levantado os conhecimentos dos alunos sobre as novas formas de prever o tempo, você deve projetar ou escrever no quadro a pergunta motivadora da aula sobre como essa previsão era feita antigamente sem o auxílio de computadores, ou até mesmo sem os telejornais. É importante ouvir e registrar na lousa as ideias dos alunos sobre como prever o tempo, assim você pode perceber quais dessas formas foram utilizadas na aula e adequá-las à realidade da sua escola.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Caso as crianças ainda não estejam em semicírculo, organize a sala para a contação de história. Com o texto disponível nos materiais complementares desta aula e os elementos de contação criados, narre a história de Júlio e seu avô e se quiser insira ideias de previsão do tempo que os alunos apontaram nas etapas anteriores. Ao final da história, leve os alunos à algum ambiente aberto da escola e peça para que eles observem o céu e outros elementos da paisagem que auxiliam na previsão do tempo sem uso da tecnologia atual. Deixe que observem o céu, verifiquem as nuvens, vento, comportamento dos animais se for o caso e outros elementos que estiverem presentes nos espaços escolhidos. Lembre-se que outros aspectos podem surgir na fala dos alunos. Acolha as informações para discussões posteriores.
Materiais complementares:
História da Previsão do Tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RsnsUXBJemChHKG5YqJJfpgMuM3hYnUCXvFXSu8ddHH5F9BeWyGTuSTekaQx/geo1-05und02-acao-propositiva-historia-da-previsao-do-tempo.pdf
Elementos da legenda para a contação de história: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WwTp8n3MrBZx23KMdNY66RFDEaeENhdvHNbBMhYTVR77mhQGAcKBaP3rrgJV/geo1-05und02-acao-propositiva-elementos-da-legenda-para-a-contacao-de-historia.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para encerramento desta aula, de volta ao semicírculo os alunos devem discutir as observações feitas e esboçar uma ideia das condições atmosféricas naquele momento. Em seguida, mostre as imagens do slide e peça que escolham qual dos elementos da legenda do mapa de previsão, utilizados na contação de história, pode representá-las. É importante que os alunos justifiquem o que os levou a classificação escolhida. Na primeira imagem o tempo está nublado e na segunda o tempo está ensolarado. Caso deseje continuar, peça aos alunos investigarem em casa com os pais ou vizinhos formas que estes conheçam de previsão do tempo sem uso de tecnologias atuais.
Materiais complementares
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Barbara Silva
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizegem: Observar as transformações da paisagem que podem indicar sobre as mudanças de temperatura e umidade.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras
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