16101
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Utilização das regras de convívio em diferentes espaços

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Refletir sobre as regras de convívio presentes em diferentes espaços

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular para gravar vídeos.
- Optativas: filmadora ou máquina fotográfica.

Valores trabalhados
Respeito ao ambiente e à própria coletividade, somado aos princípios de cidadania, protagonismo e participação.

Apresentação do tema da aula
O objetivo deste plano de aula é refletir sobre as regras de convívio presentes em diferentes espaços, incentivando a percepção dos alunos sobre as especificidades de regramento em cada ambiente. A ideia é trabalhar de forma assíncrona na maior parte do tempo, levando em consideração que as crianças terão que produzir uma peça de teatro com o auxílio de algum familiar e enviá-la em vídeo ao professor. O trabalho será individual, utilizando o WhatsApp ou o e-mail da turma.

Contextualização (15 minutos)
Disponibilize, por meio do WhatsApp, a imagem da contextualização do plano original, ou grave um áudio ou vídeo fazendo a seguinte pergunta: “Nos comportamos da mesma maneira em todos os espaços?” Dê tempo para que leiam, ouçam ou assistam ao questionamento. A construção do conceito será feita durante a aula.

Problematização (2 dias)
Nesta etapa, faça um vídeo e o envie no grupo de WhatsApp ou e-mail, contando algumas situações de descumprimento de regras em diferentes espaços, como, por exemplo, as descritas a seguir:
- João queria atravessar a rua para cumprimentar seu amigo Carlos. Como a faixa de pedestres estava muito longe, ele preferiu sair correndo e quase foi atropelado.
- Durante a aula, Mariana retirou sua boneca da mochila, resolveu brincar e deixou de lado todas as lições que deveria realizar. A professora não gostou dessa situação.
- Na hora do almoço, Julia não queria mais comer, estava satisfeita. Por isso, pegou seu prato e jogou no chão.
- Mariana foi visitar seu avô que estava doente no hospital. Para alegrá-lo, ligou seu aparelho de som no último volume e começou a dançar.
- Na hora do recreio, Mariana e Pedro começaram a correr e derrubaram o lanche de um colega que estava sentado em um banco próximo ao pátio.

Em seguida, solicite que os alunos produzam, com o auxílio de algum familiar, uma peça de teatro que contenha alguma das cenas acima e que, posteriormente, encaminhem a gravação no grupo de WhatsApp da turma. Oriente-os para que o vídeo não passe de 3 minutos.

Terminada as encenações, indague se os comportamentos apresentados durante a brincadeira de teatro foram corretos e o que eles julgariam necessário para que tais ações se adequassem àquelas permitidas ao espaço. Possivelmente, para algumas situações, os alunos poderão inferir que um pedido de desculpas resolveria a questão. Sendo assim, para finalizar esta etapa, reproduza o vídeo “Desculpe-me”, disponível aqui.

Depois, questione-os:
- As atitudes do personagem Lucas foram corretas?
- Ao se desculpar pelos seus atos, as ações de Lucas foram esquecidas?
- Como Lucas deverá agir de agora em diante?

Ação propositiva (2 horas)
Para que os alunos consigam refletir e propor intervenções sobre as inúmeras possibilidades de regras para os diferentes espaços, peça que desenhem um objeto ou cena que os recorde de uma regra pertinente ao local representado. Em seguida, solicite que eles narrem a ilustração por meio de um áudio, e o enviem no grupo de WhatsApp acompanhado da imagem do trabalho artístico. A atividade deve ser realizada de forma assíncrona.

Sistematização
Pergunte às crianças: “Devemos nos comportar de acordo com as normas e regras dos locais para garantirmos uma convivência harmoniosa e respeitosa entre as pessoas?” As respostas deverão ser enviadas pelo WhatsApp, e os familiares podem auxiliar nessa tarefa. Estabeleça relações com a sistematização, retomando o que os alunos produziram com seus desenhos e áudios. Esclareça que os espaços exigem das pessoas formas de conduta diferentes, e que nem sempre o que é aceitável em um lugar pode ser realizado em outro.

Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem na produção das peças de teatro, viabilizando o protagonismo e a autonomia das crianças, e que os ajudem na postagem das produções.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_04UND02

(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas