16101
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Utilização das regras de convívio em diferentes espaços

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Refletir sobre as regras de convívio presentes em diferentes espaços

Plano 02 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GEO4-Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que os alunos estejam sentados em duplas.

Materiais necessários: Materiais de uso do aluno: lápis de cor, lápis de escrever e borracha.

Material complementar: Cartas do jogo da memória, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xdBXTYRn8C3RXRaw6UB9pjtShqDy3U6Q5CZ3JmckgUkkjVwAKdPvNvQ6apBY/geo1-04unid2-acao-propositiva-cartas-do-jogo.pdf

Livro paradidático Desculpe-me. Coleção Pequenas Lições. Soler Editora-Cultural Expressa, disponível em vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=Ap9g9j76w9k

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a temática da aula. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione os alunos sobre o que entenderam da temática e o que eles pensam a respeito dessa afirmativa. Isso pode ser feito oralmente. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, registrando-os no quadro e questionando se já ouviram algo sobre o tema. Conclua dizendo que tais reflexões farão parte desta aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete este slide aos alunos. Dê um tempo para que leiam o questionamento. Caso necessário ajude-os nesse momento realizando uma leitura coletiva (com o seu auxílio). Permita que os alunos dialoguem sobre a questão e demonstrem as variadas hipóteses de respostas sobre ela, mas não interfira nesse momento. A construção do conceito será abordada durante a aula.

Como adequar à sua realidade: Você poderá apresentar esse slide de forma impressa ou escrevê-lo no quadro.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Após os diálogos e rodas de conversa sobre a questão anterior, leia o próximo comando da aula que poderá ser projetado no slide ou escrito no quadro. Diga aos alunos que eles irão vivenciar algumas situações para ajudá-los a aprofundar suas reflexões.

Trata-se de uma brincadeira de teatro, na qual a partir da narração feita pelo de professor de uma cena cotidiana os alunos que se sentirem à vontade para participar deste tipo de atividade deverão reproduzi-la. O número de participantes envolvidos nas encenações podem variar de uma a três crianças. Estas cenas retratarão o descumprimento de regras em diferentes espaços como, por exemplo, as descritas a seguir:

  • João queria atravessar a rua para cumprimentar seu amigo Carlos. Como a faixa de pedestres estava muito longe, ele preferiu sair correndo e quase foi atropelado.
  • Durante a aula Mariana retirou sua boneca da mochila, ela resolveu brincar e deixou de lado todas as lições que deveriam realizar, a professora não gostou dessa situação.
  • Na hora do almoço Julia não queria mais comer, estava satisfeita. Por isso, pegou seu prato e jogou no chão.
  • Mariana foi visitar seu avô que estava doente no hospital. Para alegrá-lo ligou seu aparelho de som no último volume e começou a dançar.
  • Na hora do recreio Mariana e Pedro começaram a correr e derrubaram o lanche de um colega que estava sentado em um banco próximo ao pátio.

Terminada as encenações indague o grupo se os comportamentos apresentados durante a brincadeira de teatro foram corretos e o que julgariam necessário para que tais ações se adequassem àquelas permitidas ao espaço. Possivelmente, para algumas encenações os alunos poderão inferir que um pedido de desculpas resolveria a questão, sendo assim, para finalizar esta etapa reproduza o vídeo com a história: Desculpe-me (indicada no slide 1). Ao término indague os alunos:

  • As atitudes do personagem, Lucas, foram corretas?
  • Ao se desculpar pelos seus atos as ações de Lucas foram esquecidas?
  • Como Lucas deverá agir de agora em diante?

Espera-se que os alunos relacionem a história e as encenações a fim de perceber que os erros e descumprimentos das regras de boa convivência interferem na vida do outro e que é preciso pensar na coletividade antes de agirmos.

Como adequar à sua realidade: Você poderá adaptar as encenações a sua realidade e criar outras situações que retratem o descumprimento das regras de convivência em diferentes espaços. O número de participantes em cada encenação também poderá ser modificado para mais ou para menos de acordo com as alterações propostas nas encenações. Caso não tenha aparelho para reprodução da história “Desculpe-me” você poderá narrá-la, no entanto se atente aos detalhes presentes nela, ou seja, as emoções dos personagens, o local onde se passou a história e por fim reproduza a cena final (do papel amassado e desamassado) para que os alunos visualizem e coletivamente façam a analogia proposta pelo livro.

Para você saber mais:

Livro paradidático Desculpe-me, Coleção Pequenas Lições. Soler Editora- Cultural Expressa, disponível em vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=Ap9g9j76w9

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações:

Para que os alunos consigam refletir e propor intervenções sobre as inúmeras possibilidades de regras para os diferentes espaços proponha a elaboração de um jogo da memória, no qual cada criança receberá duas cartas tamanho padrão, sendo que em uma haverá o desenho de um local/espaço e na outra esse desenho aparecerá de maneira reduzida com um espaço para o desenho de um objeto ou cena que lembre uma regra pertinente àquele local. Desenvolva a elaboração e envolvimento no jogo conforme as seguinte etapas:

Etapa 1 (5 minutos): Distribua para cada dupla quatro fichas tamanho padrão (2 para cada um) contendo a imagem, o nome do espaço e um campo em branco para desenho. Utilize as cartas que constam no material complementar. Oriente-os a pensar e discutir com sua dupla uma regra de convivência para cada espaço. Explique que estas regras serão socializadas para que o grupo avalie se é pertinente ou não.

Etapa 2 (15 minutos): Promova a socialização das regras elaboradas e discussão sobre a pertinência de determinada regra ao ambiente pensado.

Etapa 3 (10 minutos): Solicitem que desenhem uma cena ou objeto para representar a regra pensada por eles na ficha em branco que fará par com a carta com que já possui um espaço definido. Por exemplo, na carta que fará par com a imagem da rua o aluno poderá fazer uma faixa de pedestre, ou um semáforo lembrando que devemos atravessar a rua sempre na faixa de pedestre, ou quando o sinal estiver verde. Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas.

Etapa 4 (20 minutos): Permita que os alunos se agrupem em sextetos e socializem seus desenhos e explicações para as regras de convivência no espaço a eles determinados. Em seguida, solicite que como em um jogo da memória vire as cartas de cabeça para baixo (serão 12 cartas por grupo) e possibilite aos alunos que joguem ao menos 2 rodadas do jogo da memória, no qual ganhará aquele participante que conseguir acertar mais pares entre o local/ espaço ao desenho da regra elaborado para ele.

Como adequar à sua realidade:

Caso não tenha como imprimir as cartelas do jogo da memória, sugere-se que as faça em papel cartolina traçando 7cm x 9cm, escreva os nomes dos espaços e deixe que os alunos desenhem o espaço e a regra pensada para ele.

Materiais complementares:

Cartas do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xdBXTYRn8C3RXRaw6UB9pjtShqDy3U6Q5CZ3JmckgUkkjVwAKdPvNvQ6apBY/geo1-04unid2-acao-propositiva-cartas-do-jogo.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete este slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Retorne o slide 3 da contextualização da aula e as encenações que os aluno realizaram. Estabeleça relações com a sistematização, retomando o que os alunos haviam dito nesses momentos.

Permita que os alunos se manifestem ressaltando o que aprenderam na aula. Esclareça que diferentes espaços exigem das pessoas formas de conduta diferentes e que nem sempre o que é aceitável em um espaço pode ser realizado em outro. Se desejar, exponha alguns exemplos de condutas esperadas em espaços como igrejas, hospitais etc. Por exemplo: precisamos manter silêncio em hospitais, isto para o descanso das pessoas que estão ali se recuperando. Estimule a discussão sobre as regras coletivas. Caso seja possível, estabeleça com a turma uma regra que melhore a convivência em sala de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GEO4-Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que os alunos estejam sentados em duplas.

Materiais necessários: Materiais de uso do aluno: lápis de cor, lápis de escrever e borracha.

Material complementar: Cartas do jogo da memória, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xdBXTYRn8C3RXRaw6UB9pjtShqDy3U6Q5CZ3JmckgUkkjVwAKdPvNvQ6apBY/geo1-04unid2-acao-propositiva-cartas-do-jogo.pdf

Livro paradidático Desculpe-me. Coleção Pequenas Lições. Soler Editora-Cultural Expressa, disponível em vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=Ap9g9j76w9k

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a temática da aula. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione os alunos sobre o que entenderam da temática e o que eles pensam a respeito dessa afirmativa. Isso pode ser feito oralmente. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, registrando-os no quadro e questionando se já ouviram algo sobre o tema. Conclua dizendo que tais reflexões farão parte desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete este slide aos alunos. Dê um tempo para que leiam o questionamento. Caso necessário ajude-os nesse momento realizando uma leitura coletiva (com o seu auxílio). Permita que os alunos dialoguem sobre a questão e demonstrem as variadas hipóteses de respostas sobre ela, mas não interfira nesse momento. A construção do conceito será abordada durante a aula.

Como adequar à sua realidade: Você poderá apresentar esse slide de forma impressa ou escrevê-lo no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Após os diálogos e rodas de conversa sobre a questão anterior, leia o próximo comando da aula que poderá ser projetado no slide ou escrito no quadro. Diga aos alunos que eles irão vivenciar algumas situações para ajudá-los a aprofundar suas reflexões.

Trata-se de uma brincadeira de teatro, na qual a partir da narração feita pelo de professor de uma cena cotidiana os alunos que se sentirem à vontade para participar deste tipo de atividade deverão reproduzi-la. O número de participantes envolvidos nas encenações podem variar de uma a três crianças. Estas cenas retratarão o descumprimento de regras em diferentes espaços como, por exemplo, as descritas a seguir:

  • João queria atravessar a rua para cumprimentar seu amigo Carlos. Como a faixa de pedestres estava muito longe, ele preferiu sair correndo e quase foi atropelado.
  • Durante a aula Mariana retirou sua boneca da mochila, ela resolveu brincar e deixou de lado todas as lições que deveriam realizar, a professora não gostou dessa situação.
  • Na hora do almoço Julia não queria mais comer, estava satisfeita. Por isso, pegou seu prato e jogou no chão.
  • Mariana foi visitar seu avô que estava doente no hospital. Para alegrá-lo ligou seu aparelho de som no último volume e começou a dançar.
  • Na hora do recreio Mariana e Pedro começaram a correr e derrubaram o lanche de um colega que estava sentado em um banco próximo ao pátio.

Terminada as encenações indague o grupo se os comportamentos apresentados durante a brincadeira de teatro foram corretos e o que julgariam necessário para que tais ações se adequassem àquelas permitidas ao espaço. Possivelmente, para algumas encenações os alunos poderão inferir que um pedido de desculpas resolveria a questão, sendo assim, para finalizar esta etapa reproduza o vídeo com a história: Desculpe-me (indicada no slide 1). Ao término indague os alunos:

  • As atitudes do personagem, Lucas, foram corretas?
  • Ao se desculpar pelos seus atos as ações de Lucas foram esquecidas?
  • Como Lucas deverá agir de agora em diante?

Espera-se que os alunos relacionem a história e as encenações a fim de perceber que os erros e descumprimentos das regras de boa convivência interferem na vida do outro e que é preciso pensar na coletividade antes de agirmos.

Como adequar à sua realidade: Você poderá adaptar as encenações a sua realidade e criar outras situações que retratem o descumprimento das regras de convivência em diferentes espaços. O número de participantes em cada encenação também poderá ser modificado para mais ou para menos de acordo com as alterações propostas nas encenações. Caso não tenha aparelho para reprodução da história “Desculpe-me” você poderá narrá-la, no entanto se atente aos detalhes presentes nela, ou seja, as emoções dos personagens, o local onde se passou a história e por fim reproduza a cena final (do papel amassado e desamassado) para que os alunos visualizem e coletivamente façam a analogia proposta pelo livro.

Para você saber mais:

Livro paradidático Desculpe-me, Coleção Pequenas Lições. Soler Editora- Cultural Expressa, disponível em vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=Ap9g9j76w9

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações:

Para que os alunos consigam refletir e propor intervenções sobre as inúmeras possibilidades de regras para os diferentes espaços proponha a elaboração de um jogo da memória, no qual cada criança receberá duas cartas tamanho padrão, sendo que em uma haverá o desenho de um local/espaço e na outra esse desenho aparecerá de maneira reduzida com um espaço para o desenho de um objeto ou cena que lembre uma regra pertinente àquele local. Desenvolva a elaboração e envolvimento no jogo conforme as seguinte etapas:

Etapa 1 (5 minutos): Distribua para cada dupla quatro fichas tamanho padrão (2 para cada um) contendo a imagem, o nome do espaço e um campo em branco para desenho. Utilize as cartas que constam no material complementar. Oriente-os a pensar e discutir com sua dupla uma regra de convivência para cada espaço. Explique que estas regras serão socializadas para que o grupo avalie se é pertinente ou não.

Etapa 2 (15 minutos): Promova a socialização das regras elaboradas e discussão sobre a pertinência de determinada regra ao ambiente pensado.

Etapa 3 (10 minutos): Solicitem que desenhem uma cena ou objeto para representar a regra pensada por eles na ficha em branco que fará par com a carta com que já possui um espaço definido. Por exemplo, na carta que fará par com a imagem da rua o aluno poderá fazer uma faixa de pedestre, ou um semáforo lembrando que devemos atravessar a rua sempre na faixa de pedestre, ou quando o sinal estiver verde. Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas.

Etapa 4 (20 minutos): Permita que os alunos se agrupem em sextetos e socializem seus desenhos e explicações para as regras de convivência no espaço a eles determinados. Em seguida, solicite que como em um jogo da memória vire as cartas de cabeça para baixo (serão 12 cartas por grupo) e possibilite aos alunos que joguem ao menos 2 rodadas do jogo da memória, no qual ganhará aquele participante que conseguir acertar mais pares entre o local/ espaço ao desenho da regra elaborado para ele.

Como adequar à sua realidade:

Caso não tenha como imprimir as cartelas do jogo da memória, sugere-se que as faça em papel cartolina traçando 7cm x 9cm, escreva os nomes dos espaços e deixe que os alunos desenhem o espaço e a regra pensada para ele.

Materiais complementares:

Cartas do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xdBXTYRn8C3RXRaw6UB9pjtShqDy3U6Q5CZ3JmckgUkkjVwAKdPvNvQ6apBY/geo1-04unid2-acao-propositiva-cartas-do-jogo.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete este slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Retorne o slide 3 da contextualização da aula e as encenações que os aluno realizaram. Estabeleça relações com a sistematização, retomando o que os alunos haviam dito nesses momentos.

Permita que os alunos se manifestem ressaltando o que aprenderam na aula. Esclareça que diferentes espaços exigem das pessoas formas de conduta diferentes e que nem sempre o que é aceitável em um espaço pode ser realizado em outro. Se desejar, exponha alguns exemplos de condutas esperadas em espaços como igrejas, hospitais etc. Por exemplo: precisamos manter silêncio em hospitais, isto para o descanso das pessoas que estão ali se recuperando. Estimule a discussão sobre as regras coletivas. Caso seja possível, estabeleça com a turma uma regra que melhore a convivência em sala de aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano