16100
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - A importância das regras

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Compreender a importância das regras para favorecer o convívio e respeito entre as pessoas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Google Meet; WhatsApp e celular (câmera fotográfica).
- Optativas: Google Docs e e-mail.

Valores trabalhados
- Respeito ao ambiente e à própria coletividade
- Cidadania
- Participação

Apresentação do tema da aula
O plano de aula tem como objetivo fazer os alunos compreenderem a importância das regras para favorecer o convívio e respeito entre as pessoas. A ideia é que as crianças percebam que regras são necessárias para que exista uma convivência em sociedade. Diante do contexto de isolamento social, serão propostas alternativas para adaptar o plano original, que aqui irá ocorrer de forma síncrona.

Contextualização (20 minutos)
Envie aos alunos a imagem que consta no plano original, com a contextualização, por WhatsApp ou e-mail. Peça que observem a cena e manifestem-se individualmente sobre o que estão vendo. As respostas poderão ser gravadas em áudio e enviadas por WhatsApp, ou você pode organizar uma videoaula utilizando o Google Meet.

Alguns questionamentos que devem orientar esta etapa são:
- Esse trânsito parece estar organizado?
- O que pode acontecer em uma situação como essa?
- Será que é fácil organizar-se em um espaço assim?

Problematização (50 minutos)
A fim de adaptar a brincadeira do som dos animais, reúna os alunos utilizando o Google Meet. Peça que escolham um animal e, a seu comando, liguem seus microfones e imitem o bicho escolhido. Deixe que isso aconteça por até um minuto. Depois, questione-os:
- O que vocês acharam dessa brincadeira?
- Deu certo brincar dessa forma?
- O que precisaria acontecer para melhorar o envolvimento de todos na brincadeira?

Após as reflexões e o entendimento sobre a necessidade de haver orientações mais claras, estabeleça novas regras, dizendo que agora irá escolher cinco alunos para imitar um animal. Um por vez, abra o microfone dos escolhidos. Depois, pergunte à turma se ficou claro qual era o animal que cada um representou e os incentive a escrever o nome dos bichos no chat da plataforma.

Espera-se que, nesse momento, os alunos concluam que as explicações das regras possibilitaram o melhor entendimento da brincadeira.

Ação propositiva (30 minutos)
Projete o slide e/ou leia o questionamento que consta no slide 5 do plano original (DE QUAIS REGRAS PRECISAMOS NA SALA DE AULA E DURANTE AS AULAS PARA APRENDERMOS E CONVIVERMOS MELHOR?). Peça aos alunos que respondam no chat, com o auxílio de algum familiar.

Sistematização (30 minutos)
Realize a leitura das regras criadas e faça uma lista utilizando o Google Docs. Se preferir, escreva em um cartaz e envie a foto dele às crianças.

Questione-os se há alguma regra para ser acrescentada ou retirada. Pergunte também se participar da brincadeira “O som dos animais” contribuiu para entenderem a importância das regras.

Se achar pertinente, envie a lista para que os alunos fixem-na no caderno. Eles poderão imprimi-la ou registrá-la a lápis.

Convite às famílias
Solicite que os familiares façam a leitura das regras feitas para a boa convivência no ambiente escolar. Incentive-os a criarem regras de convivência em casa, para tempos de isolamento social.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_04UND01

(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas