16100
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - A importância das regras

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Compreender a importância das regras para favorecer o convívio e respeito entre as pessoas

Plano 01 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GEO4 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que a sala de aula esteja organizada em círculo durante toda a atividade.

Materiais necessários: Imagem do slide 3 ou semelhante. Um objeto para representar o bastão de fala, como por exemplo, um bastão, uma pelúcia ou aquilo que julgar pertinente a esta ação.

Para você saber mais: Acesse para se aprofundar na temática e explorar outras possibilidades de trabalho com o tema.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a questão. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione se eles sabem o que são regras e em que contextos já escutaram essa palavra. Comente que este será o tema da aula e que discutiremos sobre a importância das regras para a boa convivência.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Projete a imagem aos alunos. Permita que observem a cena e manifestem-se individualmente sobre o que estão vendo. Questione-os sobre:

  • Esse trânsito parece estar organizado?
  • O que pode acontecer em uma situação como essa?
  • Será que é fácil organizar-se em um espaço assim?

Neste momento é importante que escute atentamente as considerações dos alunos e não antecipe nenhum assunto que será construído ao longo do plano.

Como adequar à sua realidade: Se necessário apresente a imagem deste slide impressa. Você também poderá apresentar uma imagem semelhante que retrate uma situação de desordem promovido pela falta de regras ou desrespeito a elas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Etapa 1 - Proponha a brincadeira: O som dos animais.

Em um primeiro momento chame os alunos para o centro da sala de aula e diga que todos se envolverão em uma brincadeira chamada “O som dos animais”, oriente a princípio que nesta atividade eles devem imitar os sons dos animais para que outros colegas descubram. Deixe a brincadeira acontecer por 5 minutos. Sem a explicação das regras, a brincadeira se tornará uma grande confusão. Ao parar a atividade, lance aos alunos os seguintes questionamentos:

  • O que vocês acharam desta brincadeira?
  • Deu certo brincar dessa forma?
  • O que precisaria acontecer para melhorar o envolvimento de todos na brincadeira ?

Etapa 2 - Após as reflexões e entendimento da turma sobre a necessidade em ter orientações mais claras sobre a brincadeira estabeleça um combinado com quatro alunos para que no momento da explicação sobre as regras da brincadeira os mesmos gritem, simulem brigas e outras situações que atrapalhem as suas falas até que com um gesto previamente combinado eles parem de interromper. Peça segredo a este grupo. De volta a sala comece a dar as orientações para o desenvolvimento do jogo:

Esta atividade é uma variação para a brincadeira “O gato mia” em que uma criança previamente escolhida tem os olhos vendados e é disposta no centro de um círculo de alunos. O professor deve apontar um dos alunos do círculo que ao escutar o comando “O gato mia?” emitirá o som do miado do gato. O aluno que está com os olhos vendados deve tentar adivinhar qual aluno emitiu o som. Dê ao menos duas chances e caso não acerte revele quem imitou o som. Na variação da brincadeira possibilite aos alunos que imitem o som de outros animais, como por exemplo, cachorro, galinha, leão, macaco, ou aquele mais presentes em sua realidade, sempre variando os comandos, por exemplo, “ O cachorro late? , “ A galinha cacareja?”.

Conforme combinado previamente, durante alguns minutos da explicação um grupo atrapalhará e interromperá as falas. Ao concluir a explicação sobre as regras da brincadeira retome com o grupo:

  • Vocês conseguiram entender melhor a brincadeira? Por quê?
  • Aconteceu algo que atrapalhou seu entendimento durante as explicações?
  • O que vocês sugerem que aconteça para melhorar essa situação?

Espera-se que nesse momento os alunos relacionem que as explicações das regras possibilitaram o melhor entendimento da brincadeira. Outro fator importante para retomada e reflexões é o fato de um grupo ter atrapalhado as explicações, sensibilizando os alunos para a necessidade em respeitar a fala dos outros favorecendo assim todo o grupo.

Etapa 3 - Conclua esta etapa deixando que os alunos brinquem por 10 minutos levando em consideração as regras estabelecidas para a brincadeira. Ao final questione o grupo:

  • Foi melhor brincar agora (com as regras estabelecidas) ou antes? Por quê?

Peça que retornem ao seus lugares para dar andamento a próxima atividade.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

Com os alunos já sentados em círculo, projete o slide e/ou leia o questionamento. Explique a eles que será realizada uma assembleia, ou roda de conversa, e que todos terão oportunidade de responder tal questão desde que esteja com o bastão de fala (um instrumento escolhido previamente que passará de aluno a aluno permitindo ao mesmo que naquele determinado momento exponha sua ideia)

Explique também que as ideias serão votadas em grupo e que aquelas que obtiveram o maior número de aprovações serão escritas no quadro e posteriormente anotadas em um material durável para serem retomadas durante o ano letivo. Inicie a rodada dando a todos a oportunidade e escolha de fala.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Realize a leitura das regras criadas e validadas pelo grupo. Questionem os alunos se há alguma regra para ser acrescentada/retirada. Pergunte também se participar da brincadeira “O som dos animais” contribuiu para entenderem a importância das regras.

Se achar necessário retome a imagem utilizada na contextualização (slide 3) e as informações discutidas no início da aula sobre a importância das regras no dia a dia das pessoas. Se achar pertinente, junto com as crianças, fixem as regras num mural ou outro local da sala.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GEO4 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que a sala de aula esteja organizada em círculo durante toda a atividade.

Materiais necessários: Imagem do slide 3 ou semelhante. Um objeto para representar o bastão de fala, como por exemplo, um bastão, uma pelúcia ou aquilo que julgar pertinente a esta ação.

Para você saber mais: Acesse para se aprofundar na temática e explorar outras possibilidades de trabalho com o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a questão. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione se eles sabem o que são regras e em que contextos já escutaram essa palavra. Comente que este será o tema da aula e que discutiremos sobre a importância das regras para a boa convivência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Projete a imagem aos alunos. Permita que observem a cena e manifestem-se individualmente sobre o que estão vendo. Questione-os sobre:

  • Esse trânsito parece estar organizado?
  • O que pode acontecer em uma situação como essa?
  • Será que é fácil organizar-se em um espaço assim?

Neste momento é importante que escute atentamente as considerações dos alunos e não antecipe nenhum assunto que será construído ao longo do plano.

Como adequar à sua realidade: Se necessário apresente a imagem deste slide impressa. Você também poderá apresentar uma imagem semelhante que retrate uma situação de desordem promovido pela falta de regras ou desrespeito a elas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Etapa 1 - Proponha a brincadeira: O som dos animais.

Em um primeiro momento chame os alunos para o centro da sala de aula e diga que todos se envolverão em uma brincadeira chamada “O som dos animais”, oriente a princípio que nesta atividade eles devem imitar os sons dos animais para que outros colegas descubram. Deixe a brincadeira acontecer por 5 minutos. Sem a explicação das regras, a brincadeira se tornará uma grande confusão. Ao parar a atividade, lance aos alunos os seguintes questionamentos:

  • O que vocês acharam desta brincadeira?
  • Deu certo brincar dessa forma?
  • O que precisaria acontecer para melhorar o envolvimento de todos na brincadeira ?

Etapa 2 - Após as reflexões e entendimento da turma sobre a necessidade em ter orientações mais claras sobre a brincadeira estabeleça um combinado com quatro alunos para que no momento da explicação sobre as regras da brincadeira os mesmos gritem, simulem brigas e outras situações que atrapalhem as suas falas até que com um gesto previamente combinado eles parem de interromper. Peça segredo a este grupo. De volta a sala comece a dar as orientações para o desenvolvimento do jogo:

Esta atividade é uma variação para a brincadeira “O gato mia” em que uma criança previamente escolhida tem os olhos vendados e é disposta no centro de um círculo de alunos. O professor deve apontar um dos alunos do círculo que ao escutar o comando “O gato mia?” emitirá o som do miado do gato. O aluno que está com os olhos vendados deve tentar adivinhar qual aluno emitiu o som. Dê ao menos duas chances e caso não acerte revele quem imitou o som. Na variação da brincadeira possibilite aos alunos que imitem o som de outros animais, como por exemplo, cachorro, galinha, leão, macaco, ou aquele mais presentes em sua realidade, sempre variando os comandos, por exemplo, “ O cachorro late? , “ A galinha cacareja?”.

Conforme combinado previamente, durante alguns minutos da explicação um grupo atrapalhará e interromperá as falas. Ao concluir a explicação sobre as regras da brincadeira retome com o grupo:

  • Vocês conseguiram entender melhor a brincadeira? Por quê?
  • Aconteceu algo que atrapalhou seu entendimento durante as explicações?
  • O que vocês sugerem que aconteça para melhorar essa situação?

Espera-se que nesse momento os alunos relacionem que as explicações das regras possibilitaram o melhor entendimento da brincadeira. Outro fator importante para retomada e reflexões é o fato de um grupo ter atrapalhado as explicações, sensibilizando os alunos para a necessidade em respeitar a fala dos outros favorecendo assim todo o grupo.

Etapa 3 - Conclua esta etapa deixando que os alunos brinquem por 10 minutos levando em consideração as regras estabelecidas para a brincadeira. Ao final questione o grupo:

  • Foi melhor brincar agora (com as regras estabelecidas) ou antes? Por quê?

Peça que retornem ao seus lugares para dar andamento a próxima atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

Com os alunos já sentados em círculo, projete o slide e/ou leia o questionamento. Explique a eles que será realizada uma assembleia, ou roda de conversa, e que todos terão oportunidade de responder tal questão desde que esteja com o bastão de fala (um instrumento escolhido previamente que passará de aluno a aluno permitindo ao mesmo que naquele determinado momento exponha sua ideia)

Explique também que as ideias serão votadas em grupo e que aquelas que obtiveram o maior número de aprovações serão escritas no quadro e posteriormente anotadas em um material durável para serem retomadas durante o ano letivo. Inicie a rodada dando a todos a oportunidade e escolha de fala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Realize a leitura das regras criadas e validadas pelo grupo. Questionem os alunos se há alguma regra para ser acrescentada/retirada. Pergunte também se participar da brincadeira “O som dos animais” contribuiu para entenderem a importância das regras.

Se achar necessário retome a imagem utilizada na contextualização (slide 3) e as informações discutidas no início da aula sobre a importância das regras no dia a dia das pessoas. Se achar pertinente, junto com as crianças, fixem as regras num mural ou outro local da sala.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano