16099
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º do Fundamental sobre construir o conceito de espaço público e privado.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Youtube; WhatsApp ou e-mail, e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos.
- Optativas: Google Classroom.

Valor trabalhado
- Cidadania

Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes construam o conceito de espaço público e privado. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas, como WhatsApp ou e-mail, para envio das atividades. O plano ocorrerá, na maior parte do tempo, de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando o Google Classroom.

Envie aos alunos o slide de apresentação que você encontra no plano original. Grave um vídeo questionando-os sobre o que entenderam a respeito da temática e o que eles pensam sobre essa indagação. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios, indagando se já ouviram algo sobre o tema, em qual momento escutaram essas expressões e ao que elas remetem. Conclua dizendo que tais reflexões farão parte desta aula.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após anunciar o tema da aula, envie aos estudantes os slides desta etapa, que estão no plano original. Grave uma vídeoaula contextualizando-os. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.

Permita que eles nomeiem os espaços reconhecidos. Faça as seguintes perguntas:
- Quais desses lugares podem ser utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo?
- Quais destes espaços podem ser utilizados apenas por pessoas conhecidas ou que recebam autorização para acessá-lo?

Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.

As imagens de diferentes espaços públicos e privados estão disponíveis aqui

Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Este é o momento de promover a análise e o dimensionamento do tema. Para que relacionem o questionamento a suas vivências, solicite que fechem os olhos e imaginem:
- Os diversos espaços que já frequentaram em sua cidade;
- A rua de sua casa;
- A sua casa;
- Um consultório médico, entre outros lugares que julgar necessário.

Em seguida, diga aos alunos que socializem as conclusões por mensagens de texto ou áudio, informando quais dos espaços por eles pensados podem ser frequentados por diferentes pessoas ao mesmo tempo, e quais espaços são frequentados apenas por pessoas autorizadas.

Ação propositiva (um dia - assincronamente)
Grave uma vídeoaula com as orientações necessárias. Envie as imagens. Elas podem ser todas de espaços públicos, de espaços privados ou variadas. Solicite que cheguem a um consenso sobre qual conceito, público ou privado, pertence à imagem.

As imagens de diferentes espaços públicos e privados para esta etapa estão disponíveis aqui.
Numere-as e peça que anotem as respostas no caderno, conforme o exemplo a seguir:
- IMAGEM 1 - PRIVADO
- IMAGEM 2 - PÚBLICO

Envie o seguinte vídeo para complementar as informações desta etapa: “Democratização do espaço público”, disponível aqui.

Sistematização (60 minutos - assincronamente),
Para finalizar, solicite que desenhem, no respectivo lugar, um espaço público e um privado, identificados nas proximidades de seus locais de vivência. Encaminhe a ficha para preenchimento disponível aqui.

Convite às famílias
Sugira às famílias que assistam com as crianças ao vídeo “Público ou privado? O meio ambiente é o nosso maior patrimônio!”, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_03UND01

(EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas