16099
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º do Fundamental sobre construir o conceito de espaço público e privado.

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF01GEO3: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que os alunos estejam sentados em duplas.

Materiais necessários: Imagens dos slides 3 ou semelhantes, diferentes imagens de espaços públicos e privados que poderão ser impressos em nosso material complementar ou recortado de materiais dos quais o professor tenha acesso, como jornais, revistas, livros sem uso, etc.

Material complementar: Imagens de diferentes espaços públicos e privados disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Ub7Cn9urzn3YcxpPJHWy9XRgJpMve9eyQrWFvBzBVmCegWJ3TuHWCHJQRYD/geo1-03und1-contextualizacao-imagens.pdf

Ficha para preenchimento de palavras-chave utilizada na sistematização da aula “Aprendi que” disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qexQVknNbWa6yBTHRnEskkAkhUVntU9ebvRaKGTSq3wZMK4MabTyR6dKRhJ9/geo1-03und1-sistematizacao-tabela-aprendi-que.pdf

Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto consulte os artigos disponíveis em https://escolakids.uol.com.br/cidades-espacos-publicos-e-privados.htm e http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1468

Contextos prévios: Para o desenvolvimento das discussões e reflexões desta aula é importante que os alunos já tenham refletido sobre a importância das regras e normas de convivência para um bom convívio social. Caso haja a necessidade de retomada desses conceitos consulte o plano de aula intitulado: Utilização das regras em diferentes espaços, disponível aqui no site da Nova Escola.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a temática da aula. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione os alunos sobre o que entenderam da temática e o que eles pensam a respeito dessa indagação. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, questionando se já ouviram algo sobre o tema, em qual momento escutaram essas expressões e a que elas os remetem. Conclua dizendo que tais reflexões farão parte desta aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide aos alunos. Dê um tempo para que leiam o questionamento e observem as imagens. Caso necessário ajude-os nesse momento realizando uma leitura coletiva (com o seu auxílio). Permita que os alunos nomeiem os espaços por eles reconhecidos. Neste momento, para introduzi-los ainda mais na temática da aula, faça as seguintes perguntas:

  • Quais desses lugares podem ser utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo?
  • Quais destes espaços podem ser utilizados apenas por pessoas conhecidas ou que recebam autorização para acessá-lo?

Permita que os alunos dialoguem sobre as questões e demonstrem as variadas hipóteses de respostas sobre ela, mas não interfira nesse momento. A construção do conceito será abordada durante a aula.

Materiais complementares:

Imagens de diferentes espaços públicos e privados disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Ub7Cn9urzn3YcxpPJHWy9XRgJpMve9eyQrWFvBzBVmCegWJ3TuHWCHJQRYD/geo1-03und1-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá apresentar esse slide de forma impressa ou escrevê-lo no quadro. Caso não queira imprimir as imagens deste slide, que estão presentes no material complementar, recorte figuras de diferentes espaços como, escola, casa, hospital, praça, rua, parques, etc., de livros que não utiliza mais, revistas ou jornais. Outra opção é desenhar os espaços em folha sulfite e nomeá-los.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete este slide aos alunos. Este é o momento de promover análise e dimensionamento do tema. Dê um tempo para que leiam os questionamentos do diálogo. Caso necessário ajude-os nesse momento realizando uma leitura coletiva (com o seu auxílio). Permita que os alunos explorem suas hipóteses no momento de responder às indagações. Para que relacionem o questionamento às suas vivências solicitem que fechem os olhos e imaginem:

  • Os diversos espaços que já frequentaram em sua cidade.
  • A rua de sua casa.
  • A sua casa.
  • Um consultório médico, entre outros lugares que julgar necessário.

Ao término desse momento permita que os alunos socializem as conclusões, informando quais dos espaços por eles pensados podem ser frequentados por diferentes pessoas ao mesmo tempo e quais espaços são frequentados apenas por pessoas autorizadas.

Como adequar à sua realidade: No momento de propor aos alunos que imaginem diferentes lugares associando ao questionamento do slide você poderá dizer o nome de um local conhecido em sua cidade, seja ele um parque, um museu, etc.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Terminadas as socializações do slide anterior, projete ou escreva no quadro o próximo questionamento da aula e realize uma leitura coletiva (todos os alunos lendo com auxílio da professora).

Nos primeiros 15 minutos, entregue a cada dupla de alunos duas imagens, podem ser todas de espaços públicos, de espaços privados ou variadas. Solicitem que as duplas conversem entre si e cheguem a um consenso sobre qual conceito, público ou privado, pertence aquela imagem.

Reserve o tempo restante dessa etapa, 30 minutos, para que as duplas socializem suas conclusões. Para isso, divida o quadro em duas partes e escreva em uma delas PÚBLICO e na outra PRIVADO. Os alunos deverão mostrar as imagens que possuem, nomeá-las, explicar em qual lado do quadro irão colocá-la e os motivos para esse enquadramento. Intervenha, propondo reflexões caso algum aluno comenta algum erro no momento desta classificação, se isso ocorrer permita que outros alunos da turma exponham as suas ideias para justificar o erro cometido e por qual motivo aquela imagem deve ser classificada de outra maneira.

Como adequar à sua realidade: Caso não queira imprimir as imagens sugeridas que estão presentes no material complementar, você poderá recortar figuras de diferentes lugares como rua, praça, praia, interior de moradia, de loja, de mercado, cinema, etc., de livros que não utiliza mais, revistas ou jornais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete este slide aos alunos ou escreva o comando no quadro. Entregue aos alunos uma folha impressa com o mesmo conteúdo deste slide. Comece questionando quais palavras ficaram em suas memórias quando usamos a expressão Espaço Público e quais palavras explicam seus entendimentos sobre a expressão Espaço Privado. Neste momento é importante que você retome possíveis dificuldades conceituais, exemplificando, por exemplo que espaços públicos são aqueles de uso comum como a rua, uma praça, um parque. Já os espaços privados pertencem a alguém e requer autorizações para o seu acesso e permanência, como as moradias e lojas.

Anote no quadro a as palavras-chave ditadas pelos alunos, ou seja àquelas que resumem o assunto trabalhado e identificam suas ideias para servir de referência ao conceito. Realize a leitura destas palavras com os alunos e solicite que as copiem no espaço adequado da ficha.

Para finalizar solicite que desenhem no respectivo lugar um espaço público e um privado identificado nas proximidades de seu local de vivência.

Materiais complementares:

Ficha para preenchimento disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qexQVknNbWa6yBTHRnEskkAkhUVntU9ebvRaKGTSq3wZMK4MabTyR6dKRhJ9/geo1-03und1-sistematizacao-tabela-aprendi-que.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não imprima a ficha “Aprendi que:” disponível no material complementar, você poderá solicitar que os alunos copiem as palavras-chave no caderno e posteriormente realizem um desenho para cada espaço.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF01GEO3: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que os alunos estejam sentados em duplas.

Materiais necessários: Imagens dos slides 3 ou semelhantes, diferentes imagens de espaços públicos e privados que poderão ser impressos em nosso material complementar ou recortado de materiais dos quais o professor tenha acesso, como jornais, revistas, livros sem uso, etc.

Material complementar: Imagens de diferentes espaços públicos e privados disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Ub7Cn9urzn3YcxpPJHWy9XRgJpMve9eyQrWFvBzBVmCegWJ3TuHWCHJQRYD/geo1-03und1-contextualizacao-imagens.pdf

Ficha para preenchimento de palavras-chave utilizada na sistematização da aula “Aprendi que” disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qexQVknNbWa6yBTHRnEskkAkhUVntU9ebvRaKGTSq3wZMK4MabTyR6dKRhJ9/geo1-03und1-sistematizacao-tabela-aprendi-que.pdf

Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto consulte os artigos disponíveis em https://escolakids.uol.com.br/cidades-espacos-publicos-e-privados.htm e http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1468

Contextos prévios: Para o desenvolvimento das discussões e reflexões desta aula é importante que os alunos já tenham refletido sobre a importância das regras e normas de convivência para um bom convívio social. Caso haja a necessidade de retomada desses conceitos consulte o plano de aula intitulado: Utilização das regras em diferentes espaços, disponível aqui no site da Nova Escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a temática da aula. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione os alunos sobre o que entenderam da temática e o que eles pensam a respeito dessa indagação. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, questionando se já ouviram algo sobre o tema, em qual momento escutaram essas expressões e a que elas os remetem. Conclua dizendo que tais reflexões farão parte desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide aos alunos. Dê um tempo para que leiam o questionamento e observem as imagens. Caso necessário ajude-os nesse momento realizando uma leitura coletiva (com o seu auxílio). Permita que os alunos nomeiem os espaços por eles reconhecidos. Neste momento, para introduzi-los ainda mais na temática da aula, faça as seguintes perguntas:

  • Quais desses lugares podem ser utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo?
  • Quais destes espaços podem ser utilizados apenas por pessoas conhecidas ou que recebam autorização para acessá-lo?

Permita que os alunos dialoguem sobre as questões e demonstrem as variadas hipóteses de respostas sobre ela, mas não interfira nesse momento. A construção do conceito será abordada durante a aula.

Materiais complementares:

Imagens de diferentes espaços públicos e privados disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Ub7Cn9urzn3YcxpPJHWy9XRgJpMve9eyQrWFvBzBVmCegWJ3TuHWCHJQRYD/geo1-03und1-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá apresentar esse slide de forma impressa ou escrevê-lo no quadro. Caso não queira imprimir as imagens deste slide, que estão presentes no material complementar, recorte figuras de diferentes espaços como, escola, casa, hospital, praça, rua, parques, etc., de livros que não utiliza mais, revistas ou jornais. Outra opção é desenhar os espaços em folha sulfite e nomeá-los.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete este slide aos alunos. Este é o momento de promover análise e dimensionamento do tema. Dê um tempo para que leiam os questionamentos do diálogo. Caso necessário ajude-os nesse momento realizando uma leitura coletiva (com o seu auxílio). Permita que os alunos explorem suas hipóteses no momento de responder às indagações. Para que relacionem o questionamento às suas vivências solicitem que fechem os olhos e imaginem:

  • Os diversos espaços que já frequentaram em sua cidade.
  • A rua de sua casa.
  • A sua casa.
  • Um consultório médico, entre outros lugares que julgar necessário.

Ao término desse momento permita que os alunos socializem as conclusões, informando quais dos espaços por eles pensados podem ser frequentados por diferentes pessoas ao mesmo tempo e quais espaços são frequentados apenas por pessoas autorizadas.

Como adequar à sua realidade: No momento de propor aos alunos que imaginem diferentes lugares associando ao questionamento do slide você poderá dizer o nome de um local conhecido em sua cidade, seja ele um parque, um museu, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Terminadas as socializações do slide anterior, projete ou escreva no quadro o próximo questionamento da aula e realize uma leitura coletiva (todos os alunos lendo com auxílio da professora).

Nos primeiros 15 minutos, entregue a cada dupla de alunos duas imagens, podem ser todas de espaços públicos, de espaços privados ou variadas. Solicitem que as duplas conversem entre si e cheguem a um consenso sobre qual conceito, público ou privado, pertence aquela imagem.

Reserve o tempo restante dessa etapa, 30 minutos, para que as duplas socializem suas conclusões. Para isso, divida o quadro em duas partes e escreva em uma delas PÚBLICO e na outra PRIVADO. Os alunos deverão mostrar as imagens que possuem, nomeá-las, explicar em qual lado do quadro irão colocá-la e os motivos para esse enquadramento. Intervenha, propondo reflexões caso algum aluno comenta algum erro no momento desta classificação, se isso ocorrer permita que outros alunos da turma exponham as suas ideias para justificar o erro cometido e por qual motivo aquela imagem deve ser classificada de outra maneira.

Como adequar à sua realidade: Caso não queira imprimir as imagens sugeridas que estão presentes no material complementar, você poderá recortar figuras de diferentes lugares como rua, praça, praia, interior de moradia, de loja, de mercado, cinema, etc., de livros que não utiliza mais, revistas ou jornais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete este slide aos alunos ou escreva o comando no quadro. Entregue aos alunos uma folha impressa com o mesmo conteúdo deste slide. Comece questionando quais palavras ficaram em suas memórias quando usamos a expressão Espaço Público e quais palavras explicam seus entendimentos sobre a expressão Espaço Privado. Neste momento é importante que você retome possíveis dificuldades conceituais, exemplificando, por exemplo que espaços públicos são aqueles de uso comum como a rua, uma praça, um parque. Já os espaços privados pertencem a alguém e requer autorizações para o seu acesso e permanência, como as moradias e lojas.

Anote no quadro a as palavras-chave ditadas pelos alunos, ou seja àquelas que resumem o assunto trabalhado e identificam suas ideias para servir de referência ao conceito. Realize a leitura destas palavras com os alunos e solicite que as copiem no espaço adequado da ficha.

Para finalizar solicite que desenhem no respectivo lugar um espaço público e um privado identificado nas proximidades de seu local de vivência.

Materiais complementares:

Ficha para preenchimento disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qexQVknNbWa6yBTHRnEskkAkhUVntU9ebvRaKGTSq3wZMK4MabTyR6dKRhJ9/geo1-03und1-sistematizacao-tabela-aprendi-que.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não imprima a ficha “Aprendi que:” disponível no material complementar, você poderá solicitar que os alunos copiem as palavras-chave no caderno e posteriormente realizem um desenho para cada espaço.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano