16078
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Conhecendo meus lugares de vivência

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre Analisar e identificar as características do próprio lugar de vivência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail para disponibilizar os materiais, e câmera do celular para gravar os vídeos.

- Optativas: Google Docs e câmera fotográfica.

Valores trabalhados
Cidadania
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Originalmente, esta etapa era para ser feita em 5 minutos. Aqui pode ser realizada em um tempo maior.

O objetivo deste plano de aula é analisar e identificar as características do próprio lugar de vivência. A sugestão é adaptá-lo para ser realizado de forma assíncrona, de modo que os alunos possam contar com o auxílio da família. Eles farão a devolução das atividades por meio de registros fotográficos e de recursos de áudio, no grupo de WhatsApp criado pelo professor.

Contextualização
No plano original, esta etapa era para ser realizada em 15 minutos. Agora poderá ser feita em 1 hora.

Por meio de um grupo de WhatsApp, disponibilize a imagem que consta no plano original. Em seguida, questione qual parte da casa eles estão vendo. Esse questionamento poderá ser feito por meio de áudio.

Peça que as repostas sejam registradas no caderno. Comente que na foto da fachada não é possível ver a casa inteira, como a parte de trás ou os cômodos, porém, ressalte que é muito importante conhecer algumas características externas, sem contar por quê. Em seguida, solicite que eles enviem as respostas no grupo. As conversas e anotações devem ser enviadas ao professor.

Problematização
O tempo previsto era de 15 minutos. Agora, a etapa poderá ser feita em 2 horas.

Grave um vídeo com seu celular lendo o bilhete disponível aqui.
Finalizada a leitura, pergunte se eles acham que Dalila irá encontrar a casa de Amália. Peça que eles respondam no grupo de WhatsaApp criado para essa atividade.

Anote as respostas utilizando um documento no Google Docs. Se você não tiver a ferramenta, pode escrever em uma cartolina, registrar por meio de uma foto e disponibilizar a imagem às crianças, posteriormente, para ser usada no final da aula.

Ação propositiva
O tempo previsto era de 35 minutos. Agora, poderá ser de dois dias.

As orientações poderão ser feitas de duas formas: por meio de vídeo ou áudio. Peça aos alunos que registrem, por meio de uma fotografia, a fachada de suas casas. Caso não seja possível, eles podem desenhá-la em uma folha A4. Na sequência, disponibilize a tabela que consta no plano original, disponível aqui.

Nesse momento, eles poderão conversar por WhatsApp. Oriente que façam duplas e diga que estão organizados dessa forma para dois propósitos: auxiliar uns aos outros na observação e na escrita, e perceber as semelhanças e diferenças entre as moradias. Esses registros devem ser feitos na tabela disponibilizada anteriormente. Caso eles não possam imprimir, ela pode ser feita no caderno ou em uma folha A4.

Sistematização
O tempo previsto no plano original era de 30 minutos, mas agora esta etapa poderá ser feita em duas horas.

Peça que os alunos enviem uma foto de suas tabelas preenchidas, ou que façam a gravação de um áudio oralizando as respostas. Conforme eles responderem, utilize o Google Docs para anotar ou escreva em uma cartolina. De uma forma ou de outra, disponibilize uma síntese das respostas para as crianças, a fim de sistematizar a atividade.

Grave um vídeo fazendo a síntese. Deixe claro que esta é uma atividade importante, pois, se queremos convidar alguém para nos visitar, como Amália fez, precisamos determinar nossa localização e descrevê-la. Dessa maneira, nossos convidados nos encontrarão mais facilmente. Uma observação importante é levar em consideração as orientações do plano original para organizar seu fechamento de aula.

Convite às famílias
Deixe a sugestão de que os familiares ajudem as crianças a realizar as atividades e a fazer as postagens. Além disso, ao final, disponibilize a música "Nossa casa", enfatizando que cada residência tem um jeito, uma energia, um formato. Elas são o aconchego, nosso primeiro espaço, o ninho em que nos sentimos amados e protegidos para fazer as primeiras descobertas. A canção está disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_01UND02

(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas