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Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Manifestações populares: África

Plano de aula de História com atividades para o 3° ano do Fundamental sobre As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Problematização: lápis e borracha.
  • Sistematização: páginas de revista ou jornal com imagens de roupas, pessoas e instrumentos musicais (as imagens devem ser adequadas à reprodução dos elementos da manifestação popular trabalhada nesta aula), tesoura, cola, lápis, borracha, e fita adesiva.

Material complementar: Professor, você precisará das duas atividades propostas nos links abaixo. Uma para a Problematização e a outra para a Sistematização desta aula.

  • Roteiro de análise das fontes para a Problematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ssEKc5RPePgCZXPpMtfd9hma6GMAJ9DFHwtCntupuyh5YUzTwacvb3ra6jPg/roteiro-de-perguntas.pdf

  • Atividade da Sistematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VS476Gk576PQFRnrKdwmukwjZPdxzBSC3RTNsrfcvzgtfHYjH2jMCCYMEaHj/atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Professor, segue um texto do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) abordando características e contextos do jongo do Sudeste.
É interessante a leitura para conhecer o tema desta aula e orientará a adaptação para aqueles que vivem nas localidades onde o Jongo é praticado.

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/59. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

O próximo link é do portal da cultura afro-brasileira que traz diversas informações sobre a cultura africana e afro-brasileira. Sugere-se a consulta ao portal para orientá-los a conhecer melhor a discussão acerca da temática afro-brasileira e também para que possam fazer as adaptações deste plano as suas localidades, pois o portal cita manifestações e celebrações populares afro-brasileiras de outros lugares do Brasil.

https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_III.php. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

O terceiro link é a dissertação da autora Alessandra Rodrigues Lima intitulada Patrimônio cultural afro-brasileiro: narrativas produzidas pelo Iphan a partir da ação patrimonial. Sugere-se, professor, que leia o primeiro capítulo onde a autora faz considerações sobre o histórico dos estudos sobre a cultura afro-brasileira.

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Disserta%2B%C2%BA%2B%C3%BAo%20Alessandra%20Rodrigues%20Lima.pdf. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, apresente o objetivo da aula aos alunos. Se for possível você pode projetar o slide, do contrário, escreva no quadro ou em uma cartolina (também poderá utilizar outro tipo de papel disponível).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, para introduzir o tema da aula comece pedindo aos alunos que leiam e respondam a pergunta que está no slide. O esperado é que as crianças digam que gostam de festa! Em seguida peça que eles observem as imagens e então pergunte: Qual a relação entre elas? Ou que tipo de festa as imagens retratam? Pergunte ainda: O que não pode faltar em uma festa de aniversário?

Pode ser que neste momento elas queiram falar sobre festas de aniversário que foram ou as suas próprias. Deixe que façam seus relatos, mas organize a participação para não perder o foco da aula.

Em seguida diga aos alunos que nesta aula conhecerão uma “festa” popular local, mas que esta “festa” é importante para todos os moradores da cidade/localidade e que não chamamos de festa, mas de manifestação popular. Explique que, assim como uma festa de aniversário, a manifestação popular tem elementos importantes para que aconteça. Então pergunte se alguém sabe dizer o nome de uma manifestação popular muito importante para a cidade/localidade onde vivem. Mesmo que os alunos não saibam dizer, aproveite este momento para convidá-los a conhecer melhor a manifestação popular escolhida para sua aula.

Como adequar à sua realidade: Professor, você deve adaptar esta aula à sua cidade/localidade trabalhando com uma manifestação popular da sua cidade ou região o que é fundamental para cumprir com a habilidade proposta na BNCC.

  • Se for possível você deverá projetar o slide para os alunos. Não sendo, sugiro que produza um cartaz com a mesma ideia do slide, mas usando as imagens de aniversário que estiverem disponíveis. Você poderá, também, escrever as perguntas e colar as imagens de festa de aniversário no quadro da sala. E, ainda, poderá levar elementos deste tipo de festa como chapéu, balão e uma caixa de presente e então fazer a pergunta oralmente.

  • Caso em sua localidade vocês comemorem outras etapas da vida, de maneira diferenciada e com outros elementos, adapte isso a esta etapa da aula. Quanto mais próximo dos alunos, mais significativo será o aprendizado da História.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Professor, nesta etapa da Problematização os alunos deverão identificar os elementos que compõem a manifestação popular por meio da análise das fotografias no slide. São, então, estas fotografias, as fontes históricas desta aula e para que assim sejam devem ser feitas perguntas a elas (fontes). Para esta etapa, os alunos devem identificar três aspectos importantes para a realização da manifestação popular: a forma de dançar, o instrumento musical e as vestimentas, e saber que esta manifestação popular é de origem afro-brasileira. Para isso, os alunos realizarão uma atividade de análise e levantamento de hipóteses das e sobre as fotografias. Vale ressaltar que o uso do conceito afro-brasileiro para classificar o jongo do Sudeste está apoiado na produção do Iphan sobre esta manifestação popular. Vamos então à discriminação da etapa:

  • Faça o convite, que está no slide, aos alunos e diga que você trouxe fotografias da manifestação popular local. Mostre as fotografias e faça as seguintes indagações:

  • Qual o nome desta manifestação popular?
  • Onde ela acontece?
  • Quando ela acontece?

  • Com base nas manifestações dos alunos, sintetize um resposta para cada pergunta e deixe disponível no quadro da sala.
  • Explique que, assim como nas festas de aniversários, que devem ter bolos, balões etc, as manifestações populares têm elementos importantes para que aconteçam e que lhes são características. E que neste caso estes elementos são de origem afro-brasileira.
  • Organize os alunos em equipes e entregue para cada equipe uma folha de atividade com o roteiro de perguntas.
  • Agora leia com os alunos o roteiro de perguntas e explique que eles deverão encontrar as respostas analisando com mais atenção as fotografias. Neste momento, você poderá deixar a atividade mais interessante dizendo para as equipes que eles têm um desafio! Devem “descobrir” quais são estes itens fundamentais para a manifestação popular.
  • Esclareça que as equipes podem colaborar entre si e também consultar você, professor.
  • Oriente este momento para que os alunos tenham sempre cordialidade uns com os outros.
  • Agora convide os alunos para observar as fotografias e em seguida realizar a atividade. Deixe claro que eles podem voltar às fontes sempre que necessitarem.
  • Depois de feita a atividade peça que os grupos socializem o que conseguiram “descobrir”. Este momento é importante para que os grupos possam comparar suas respostas e perceber que é possível que outras pessoas percebam detalhes que eles não notaram ou que compreendam um fato de maneira distinta da deles. É importante, neste momento da atividade, orientar os alunos a perceber que diferentes percepções não são um problema.
  • Agora disponibilize as folhas de atividades para toda a sala colando-as no quadro ou na parede, isso será importante para a Sistematização - etapa final da aula.

Roteiro de análise das fontes para a atividade desta etapa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ssEKc5RPePgCZXPpMtfd9hma6GMAJ9DFHwtCntupuyh5YUzTwacvb3ra6jPg/roteiro-de-perguntas.pdf

Como adequar à sua realidade: Professor, as adaptações desta etapa podem ocorrer em quatro níveis. Vamos a eles:

  • Para esta aula foi utilizado como exemplo a manifestação popular jongo do Sudeste, mas você deverá utilizar a manifestação, a celebração ou forma de expressão da sua cidade/localidade e propor aos alunos que identifiquem os elementos que são fundamentais para a manifestação da sua localidade. Assim, você também pode ampliar ou reduzir os itens a ser identificados como de origem afro-brasileira. No caso desta aula, identificamos o instrumento musical, as roupas, a forma de dança. Mas outros pontos podem ser explorados se for o caso da sua localidade, como comidas, religiosidade, as letras das músicas que trazem referência a lugares na África, grupos étnicos etc.
  • Se você for da Região Sudeste deverá adaptar esta aula para o tipo de jongo da sua localidade como o exemplo retirado do site do Iphan: jongo de Campos, tambor da Fazenda Machadinha em Quissamã e jongo de Porciúncula (RJ), jongo de São José dos Campos (SP), jongo de Carangola (MG) e de Presidente Kennedy (ES).
  • Também é possível adaptar as fontes usadas. Você pode usar além das fotografias, vídeos, as vestimentas e os instrumentos musicais em si, possibilitando aos alunos contato direto, relato de um participante da manifestação popular que poderá ir a escola conversar com os alunos ou mesmo gravar um vídeo ou escrever um relato e até mesmo responder uma entrevista, reportagem de revistas e jornais impressos, textos didáticos adequados à faixa etárias das crianças e quem sabe até levar os alunos para participar da manifestação. Tudo fica a seu critério, professor, e as condições da escola. A folha de atividade disponível ainda poderá ser usada mesmo que você faça as adaptações a sua localidade, pois nas questões aparece o termo fonte, em geral, e não especificamente fotografias. Assim, no caso de uma adaptação, você explicará aos alunos quais são as fontes trabalhadas na aula e que eles devem analisar.
  • Se não for possível imprimir a folha de atividade registre no quadro da sala e peça que os alunos copiem em uma folha, que pode ser do caderno ou outra disponível. Caso você possa imprimir só uma cópia, tire xerox das outras necessárias.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Orientações: Professor, agora você deve verificar o que cada aluno aprendeu com esta aula e se o objetivo proposto foi alcançado. Deve fazer isso com uma atividade individual na qual os alunos terão que reproduzir a manifestação popular que analisaram por meio de um desenho que contemple os elementos pertencentes à manifestação popular trabalhada por você na aula.

Para isso, os alunos deverão usar o material listado no primeiro slide do plano de aula no item: Materiais necessários: sistematização. Esta reprodução será com base nas análises das fontes na etapa da Problematização, ou seja, com base no conhecimento que foi construído pelo aluno. Abaixo disponibiliza-se o link para um modelo de folha de atividade que poderá ser impresso.

  • Leia com os alunos o slide e parabenize a turma pela atividade realizada e em seguida convide para a atividade final.
  • Explique que será individual.
  • Entregue para cada aluno uma cópia da folha de atividade de Sistematização.
  • Diga que eles podem consultar as anotações das respostas deles que você colocou no quadro da sala.
  • Disponibilize os materiais necessários à atividade e que foram listados no primeiro slide deste plano de aula.
  • Exponha a produção dos alunos em um mural ou no pátio da escola.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VS476Gk576PQFRnrKdwmukwjZPdxzBSC3RTNsrfcvzgtfHYjH2jMCCYMEaHj/atividade-da-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se não for possível imprimir uma folha para cada aluno, peça que os alunos usem o caderno ou entregue uma folha de papel sulfite, também poderá tirar xerox, o que é mais em conta que uma impressão. Se não conseguir o material listado no primeiro slide peça que os alunos desenhem e pintem com tinta, canetinha, lápis de cor ou giz de cera. Se você dispuser de mais tempo de aula do que o proposto no plano, pode ampliar esta atividade final e orientar os alunos a produzir esta representação usando material reciclado, fitas coloridas, tecidos e pedrarias. E também podem produzir uma moldura e realizar uma amostra desse material em parceria com o professor de artes da escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Problematização: lápis e borracha.
  • Sistematização: páginas de revista ou jornal com imagens de roupas, pessoas e instrumentos musicais (as imagens devem ser adequadas à reprodução dos elementos da manifestação popular trabalhada nesta aula), tesoura, cola, lápis, borracha, e fita adesiva.

Material complementar: Professor, você precisará das duas atividades propostas nos links abaixo. Uma para a Problematização e a outra para a Sistematização desta aula.

  • Roteiro de análise das fontes para a Problematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ssEKc5RPePgCZXPpMtfd9hma6GMAJ9DFHwtCntupuyh5YUzTwacvb3ra6jPg/roteiro-de-perguntas.pdf

  • Atividade da Sistematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VS476Gk576PQFRnrKdwmukwjZPdxzBSC3RTNsrfcvzgtfHYjH2jMCCYMEaHj/atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Professor, segue um texto do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) abordando características e contextos do jongo do Sudeste.
É interessante a leitura para conhecer o tema desta aula e orientará a adaptação para aqueles que vivem nas localidades onde o Jongo é praticado.

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/59. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

O próximo link é do portal da cultura afro-brasileira que traz diversas informações sobre a cultura africana e afro-brasileira. Sugere-se a consulta ao portal para orientá-los a conhecer melhor a discussão acerca da temática afro-brasileira e também para que possam fazer as adaptações deste plano as suas localidades, pois o portal cita manifestações e celebrações populares afro-brasileiras de outros lugares do Brasil.

https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_III.php. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

O terceiro link é a dissertação da autora Alessandra Rodrigues Lima intitulada Patrimônio cultural afro-brasileiro: narrativas produzidas pelo Iphan a partir da ação patrimonial. Sugere-se, professor, que leia o primeiro capítulo onde a autora faz considerações sobre o histórico dos estudos sobre a cultura afro-brasileira.

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Disserta%2B%C2%BA%2B%C3%BAo%20Alessandra%20Rodrigues%20Lima.pdf. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, apresente o objetivo da aula aos alunos. Se for possível você pode projetar o slide, do contrário, escreva no quadro ou em uma cartolina (também poderá utilizar outro tipo de papel disponível).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, para introduzir o tema da aula comece pedindo aos alunos que leiam e respondam a pergunta que está no slide. O esperado é que as crianças digam que gostam de festa! Em seguida peça que eles observem as imagens e então pergunte: Qual a relação entre elas? Ou que tipo de festa as imagens retratam? Pergunte ainda: O que não pode faltar em uma festa de aniversário?

Pode ser que neste momento elas queiram falar sobre festas de aniversário que foram ou as suas próprias. Deixe que façam seus relatos, mas organize a participação para não perder o foco da aula.

Em seguida diga aos alunos que nesta aula conhecerão uma “festa” popular local, mas que esta “festa” é importante para todos os moradores da cidade/localidade e que não chamamos de festa, mas de manifestação popular. Explique que, assim como uma festa de aniversário, a manifestação popular tem elementos importantes para que aconteça. Então pergunte se alguém sabe dizer o nome de uma manifestação popular muito importante para a cidade/localidade onde vivem. Mesmo que os alunos não saibam dizer, aproveite este momento para convidá-los a conhecer melhor a manifestação popular escolhida para sua aula.

Como adequar à sua realidade: Professor, você deve adaptar esta aula à sua cidade/localidade trabalhando com uma manifestação popular da sua cidade ou região o que é fundamental para cumprir com a habilidade proposta na BNCC.

  • Se for possível você deverá projetar o slide para os alunos. Não sendo, sugiro que produza um cartaz com a mesma ideia do slide, mas usando as imagens de aniversário que estiverem disponíveis. Você poderá, também, escrever as perguntas e colar as imagens de festa de aniversário no quadro da sala. E, ainda, poderá levar elementos deste tipo de festa como chapéu, balão e uma caixa de presente e então fazer a pergunta oralmente.

  • Caso em sua localidade vocês comemorem outras etapas da vida, de maneira diferenciada e com outros elementos, adapte isso a esta etapa da aula. Quanto mais próximo dos alunos, mais significativo será o aprendizado da História.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Professor, nesta etapa da Problematização os alunos deverão identificar os elementos que compõem a manifestação popular por meio da análise das fotografias no slide. São, então, estas fotografias, as fontes históricas desta aula e para que assim sejam devem ser feitas perguntas a elas (fontes). Para esta etapa, os alunos devem identificar três aspectos importantes para a realização da manifestação popular: a forma de dançar, o instrumento musical e as vestimentas, e saber que esta manifestação popular é de origem afro-brasileira. Para isso, os alunos realizarão uma atividade de análise e levantamento de hipóteses das e sobre as fotografias. Vale ressaltar que o uso do conceito afro-brasileiro para classificar o jongo do Sudeste está apoiado na produção do Iphan sobre esta manifestação popular. Vamos então à discriminação da etapa:

  • Faça o convite, que está no slide, aos alunos e diga que você trouxe fotografias da manifestação popular local. Mostre as fotografias e faça as seguintes indagações:

  • Qual o nome desta manifestação popular?
  • Onde ela acontece?
  • Quando ela acontece?

  • Com base nas manifestações dos alunos, sintetize um resposta para cada pergunta e deixe disponível no quadro da sala.
  • Explique que, assim como nas festas de aniversários, que devem ter bolos, balões etc, as manifestações populares têm elementos importantes para que aconteçam e que lhes são características. E que neste caso estes elementos são de origem afro-brasileira.
  • Organize os alunos em equipes e entregue para cada equipe uma folha de atividade com o roteiro de perguntas.
  • Agora leia com os alunos o roteiro de perguntas e explique que eles deverão encontrar as respostas analisando com mais atenção as fotografias. Neste momento, você poderá deixar a atividade mais interessante dizendo para as equipes que eles têm um desafio! Devem “descobrir” quais são estes itens fundamentais para a manifestação popular.
  • Esclareça que as equipes podem colaborar entre si e também consultar você, professor.
  • Oriente este momento para que os alunos tenham sempre cordialidade uns com os outros.
  • Agora convide os alunos para observar as fotografias e em seguida realizar a atividade. Deixe claro que eles podem voltar às fontes sempre que necessitarem.
  • Depois de feita a atividade peça que os grupos socializem o que conseguiram “descobrir”. Este momento é importante para que os grupos possam comparar suas respostas e perceber que é possível que outras pessoas percebam detalhes que eles não notaram ou que compreendam um fato de maneira distinta da deles. É importante, neste momento da atividade, orientar os alunos a perceber que diferentes percepções não são um problema.
  • Agora disponibilize as folhas de atividades para toda a sala colando-as no quadro ou na parede, isso será importante para a Sistematização - etapa final da aula.

Roteiro de análise das fontes para a atividade desta etapa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ssEKc5RPePgCZXPpMtfd9hma6GMAJ9DFHwtCntupuyh5YUzTwacvb3ra6jPg/roteiro-de-perguntas.pdf

Como adequar à sua realidade: Professor, as adaptações desta etapa podem ocorrer em quatro níveis. Vamos a eles:

  • Para esta aula foi utilizado como exemplo a manifestação popular jongo do Sudeste, mas você deverá utilizar a manifestação, a celebração ou forma de expressão da sua cidade/localidade e propor aos alunos que identifiquem os elementos que são fundamentais para a manifestação da sua localidade. Assim, você também pode ampliar ou reduzir os itens a ser identificados como de origem afro-brasileira. No caso desta aula, identificamos o instrumento musical, as roupas, a forma de dança. Mas outros pontos podem ser explorados se for o caso da sua localidade, como comidas, religiosidade, as letras das músicas que trazem referência a lugares na África, grupos étnicos etc.
  • Se você for da Região Sudeste deverá adaptar esta aula para o tipo de jongo da sua localidade como o exemplo retirado do site do Iphan: jongo de Campos, tambor da Fazenda Machadinha em Quissamã e jongo de Porciúncula (RJ), jongo de São José dos Campos (SP), jongo de Carangola (MG) e de Presidente Kennedy (ES).
  • Também é possível adaptar as fontes usadas. Você pode usar além das fotografias, vídeos, as vestimentas e os instrumentos musicais em si, possibilitando aos alunos contato direto, relato de um participante da manifestação popular que poderá ir a escola conversar com os alunos ou mesmo gravar um vídeo ou escrever um relato e até mesmo responder uma entrevista, reportagem de revistas e jornais impressos, textos didáticos adequados à faixa etárias das crianças e quem sabe até levar os alunos para participar da manifestação. Tudo fica a seu critério, professor, e as condições da escola. A folha de atividade disponível ainda poderá ser usada mesmo que você faça as adaptações a sua localidade, pois nas questões aparece o termo fonte, em geral, e não especificamente fotografias. Assim, no caso de uma adaptação, você explicará aos alunos quais são as fontes trabalhadas na aula e que eles devem analisar.
  • Se não for possível imprimir a folha de atividade registre no quadro da sala e peça que os alunos copiem em uma folha, que pode ser do caderno ou outra disponível. Caso você possa imprimir só uma cópia, tire xerox das outras necessárias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Orientações: Professor, agora você deve verificar o que cada aluno aprendeu com esta aula e se o objetivo proposto foi alcançado. Deve fazer isso com uma atividade individual na qual os alunos terão que reproduzir a manifestação popular que analisaram por meio de um desenho que contemple os elementos pertencentes à manifestação popular trabalhada por você na aula.

Para isso, os alunos deverão usar o material listado no primeiro slide do plano de aula no item: Materiais necessários: sistematização. Esta reprodução será com base nas análises das fontes na etapa da Problematização, ou seja, com base no conhecimento que foi construído pelo aluno. Abaixo disponibiliza-se o link para um modelo de folha de atividade que poderá ser impresso.

  • Leia com os alunos o slide e parabenize a turma pela atividade realizada e em seguida convide para a atividade final.
  • Explique que será individual.
  • Entregue para cada aluno uma cópia da folha de atividade de Sistematização.
  • Diga que eles podem consultar as anotações das respostas deles que você colocou no quadro da sala.
  • Disponibilize os materiais necessários à atividade e que foram listados no primeiro slide deste plano de aula.
  • Exponha a produção dos alunos em um mural ou no pátio da escola.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VS476Gk576PQFRnrKdwmukwjZPdxzBSC3RTNsrfcvzgtfHYjH2jMCCYMEaHj/atividade-da-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se não for possível imprimir uma folha para cada aluno, peça que os alunos usem o caderno ou entregue uma folha de papel sulfite, também poderá tirar xerox, o que é mais em conta que uma impressão. Se não conseguir o material listado no primeiro slide peça que os alunos desenhem e pintem com tinta, canetinha, lápis de cor ou giz de cera. Se você dispuser de mais tempo de aula do que o proposto no plano, pode ampliar esta atividade final e orientar os alunos a produzir esta representação usando material reciclado, fitas coloridas, tecidos e pedrarias. E também podem produzir uma moldura e realizar uma amostra desse material em parceria com o professor de artes da escola.

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