16042
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Lendo biografias

As crianças vão propor estratégias de leitura para que o adulto leia instruções sobre uma nova brincadeira

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Clarice Albertina Fernandes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

A proposta pressupõe que o grupo vivencie em seu cotidiano práticas de leituras como busca para se aprender sobre algo ou alguém. Pede ainda que o professor selecione cinco títulos de livros queridos pela turma. Também é necessário planejar a impressão das informações sobre o referido autor, logo após a pesquisa na internet feita junto com o grupo.

Materiais:

Separe cinco livros preferidos do grupo. Utilize o quadro ou um cartaz para anotar as curiosidades iniciais das crianças sobre o autor. Organize papéis A3 com a consigna que sugira elementos da pesquisa sobre a vida do autor. Preveja que você fará uso de computador ou notebook e de um projetor.

Espaços:

Preveja que a atividade iniciará na biblioteca, com o grande grupo reunido em roda. Caso sua escola não disponha desse espaço, organize previamente uma mini biblioteca ou um cantinho da leitura, incluindo livros que relatem algo sobre o autor selecionado. O importante é que seja um espaço acolhedor e convidativo onde essa proposta possa ser vivenciada. Logo em seguida, as crianças voltarão aos seus lugares, organizadas em pequenos grupos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como foi a escolha do livro preferido? As crianças os escolheram baseadas em seus próprios interesses e gostos? Ou as crianças fizeram uso dos argumentos dos colegas para fazer escolhas ?

2. A proposta despertou o interesse e a investigação por parte das crianças em relação a vida do autor? As crianças interagiram com interesse? Elencaram curiosidades? Suas curiosidades foram respondidas?

3. As crianças compreenderam que a finalidade do gênero textual biográfico é informar sobre a vida das pessoas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. No momento da grande roda, procure acolher todas as curiosidades delas. Observe que a atividade também acontecerá em pequenos grupos, por isso, busque garantir a participação de todos, envolvendo as crianças conforme suas especificidades e circule entre os grupos para garantir que estejam interagindo com o material da pesquisa e com os demais colegas.

e

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide as crianças, ainda na sala, para uma conversa inicial. Conte que hoje preparou um momento para que elas busquem conhecer a biografia do autor de um livro de história querido por elas. Nesse momento, pergunte para elas se alguém sabe o que é uma biografia e o que ela nos informa. Ainda na conversa, diga que reservou o espaço da biblioteca para que façam a busca das informações sobre a vida do autor e que você separou as cinco histórias que elas mais gostam, mas que elas precisam escolher apenas uma para a pesquisa da biografia do autor.


2

No espaço da biblioteca, peça às crianças que se organizem em roda, no grande grupo. Sente-se e inicie a vivência questionando se elas não têm curiosidade em saber sobre a vida dos autores dos livros: os escritores. Instigue o interesse das crianças, comentando que existe uma maneira de saber algumas coisas sobre quem escreve os livros. Aproveite e comente que as obras selecionadas por você foram escritos por pessoas diferentes e que a turma precisará escolher um título para conhecer mais sobre seu autor. Assim que as crianças começarem a expressar qual livro desejam, peça a elas que justifiquem a opção, dizendo o porquê da escolha. Em seguida, proponha que se faça uma votação. Comente que você numerou os livros com a sequência de 1 a 5 e que cada uma das crianças receberá um papel em que deve escrever o número referente ao seu livro preferido. Depois, os votos serão contabilizados. Observe a especificidade do seu grupo, caso considere importante, informe às crianças que para o registro na cédula de votação elas podem escolher fazer a escrita do numeral ou da quantidade referente ao número escolhido.


3

Feita a escolha, peça à turma que se organize novamente em roda. Compartilhe com as crianças uma análise da capa e da contracapa do livro, observando os detalhes para poder destacá-los na conversa. Leia o nome do autor do livro e instigue a curiosidade delas sobre a vida dele. Anote as questões que elas desejam descobrir sobre a vida do autor.

Possíveis falas do professor: Turma, este foi o livro que a maioria escolheu. Quem sabe qual é o título deste livro? Onde está escrito o título? Quem escreveu esse livro foi… Quem sabe onde está escrito o nome do autor? Vocês conhecem essa pessoa? Vocês têm curiosidade de saber sobre a vida desse autor? O que vocês gostariam de saber sobre ele? Vocês sabiam que no próprio livro tem algumas informações sobre o autor? Quem quer descobrir? Como faremos para descobrir?

Possíveis falas das crianças: Queria saber quantos ano ele tem. Onde mora? O que gosta de comer? Ele ainda é vivo? Para que time torce? Tem filhos?


4

Folheie o livro até a página que contenha a biografia do autor. Leia as informações sobre o autor contidas no livro, exatamente como está escrito. Chame a atenção das crianças para as características do texto biográfico. Entrelace o diálogo, de modo que conte a elas o conceito do gênero textual biografia, que é um texto que conta a história de vida das pessoas.

Possíveis falas do professor: Crianças, como o texto começou? O que o texto nos conta? quem escreveu esse texto foi o próprio autor? Isso já aconteceu com o autor ou vai acontecer?


5

Ainda com as crianças sentadas em roda, retome a lista das curiosidades iniciais levantadas por elas no terceiro momento da atividade. Leia-a e questione se todas as dúvidas foram sanadas. Provavelmente o grupo dirá que não, então, instigue as crianças a descobrir o que não foi esclarecido. Acolha as hipóteses delas e proponha uma pesquisa na internet. Diga que você escreverá as perguntas que ainda não foram respondidas no computador. Vocês provavelmente terão que realizar mais de uma consulta; tente responder ao máximo as curiosidades das crianças e busque imagens pertinentes à biografia do autor escolhido. Leia todas as informações coletadas para grupo e imprima a pesquisa. Caso em sua escola seja possível, considere projetar o computador em uma parede, de forma a visualização do que é pesquisado seja facilitada para todo o grupo.

Possíveis falas do professor: Pessoal, tudo o que vocês queriam saber, o texto informou? Como e onde podemos encontrar essas outras informações? Para pesquisar isso , o que eu devo digitar?


6

Quando todas as curiosidades do grupo forem respondidas, retorne com as crianças à sala e peça que se acomodem, organizadas em pequenos grupos.Diga que você irá imprimir tudo o que vocês encontraram sobre o autor e proponha a produção de um painel sobre o escritor preferido deles, que será feito com as informações encontradas na internet. Distribua, a cada grupo, folhas de papel A3, com a consigna que traga elementos da pesquisa sobre a vida do autor, por exemplo: uma folha com o título “cidade onde nasceu o autor”, outra folha com o título “ família do autor”. Os pequenos grupos devem organizar e colar as informações referentes à sua consigna. Observe o engajamento das crianças, caso sinta que elas começam a mostrar cansaço, proponha que continuem a atividade no dia seguinte.


Para finalizar:

Após a conclusão da atividades, convide as crianças para organizar o mural.

Desdobramentos

Utilize a pesquisa biográfica para organizar com o grupo uma lista com títulos de outras livros escritos pelo autor e incentive a leitura dessas outras obras. Seria interessante comparar o contexto das histórias: personagens, onde acontecem e os fatos relatados. Há também a possibilidade de iniciar a escrita de biografia das crianças ou de um funcionário da escola. Para isso, devem ser elaboradas com crianças as perguntas que guiarão as entrevistas. Depois, organize com o grande grupo a escrita do texto biográfico baseado nas respostas.

Engajando as famílias

Informe às famílias sobre a atividade vivenciada pelas crianças na escola e peça aos familiares que estimulem os filhos a se interessar por outras biografias, sugerindo nomes que possam ser investigados em atividades futuras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano