Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos um vídeo, junto com a imagem do slide Introdução, apresentando o haicai kanji (feito em ideogramas) e as suas características culturais, conforme as orientações do slide. Ainda pelo vídeo, faça os questionamentos sobre como os efeitos imagéticos aparecem nos haicais brasileiros, comparando-os com o haicai kanji, que tem um apego visual maior (use as perguntas do plano de aula).
Desenvolvimento
Em um novo vídeo, explique de forma breve o movimento do concretismo e apresente o poema “Terra”, de Décio Pignatari, fazendo uma análise dos elementos visuais. Entregue os poemas de Décio Pignatari presentes no segundo slide de Desenvolvimento junto com a lista de exercícios disponível em Material complementar, e peça que os aluno resolvam-na de acordo com a interpretação dos haicais. Entregue os outros dois haicais do terceiro slide de Desenvolvimento, pedindo que os alunos encontrem o humor. Peça que eles entreguem essas atividades por e-mail, mensagem de texto via WhatsApp etc. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para discutir e analisar juntos os haicais.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio desafiando os alunos a criar um haicai que sintetize o que aprenderam na aula. Peça que eles enviem os seus haicais por meio de mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
Toda a família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos. Convide-os a pesquisar, na internet, sobre o concretismo e a obra de Décio Pignatari, Haroldo de Campos, Ronaldo Azevedo, Paulo Leminski e Arnaldo Antunes.
Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Código: LPO9_03SQA09
(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.
AULA 03
AULA 05
AULA 08
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes