Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer e reconhecer a concordância verbal a fim de utilizá-la nas situações em que ela é requerida.
Materiais necessários: Caderno, lápis, data show, computador, quadro.
Dificuldades antecipadas: Realizar as concordâncias verbais e a conjugação dos verbos irregulares no artigo de opinião.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Apresente as duas orações;
- Questione o que eles lembram sobre o assunto concordância verbal-padrão;
- Qual a relação que há entre o sujeito e o verbo?
R: Espera-se que o aluno responda que o verbo deve concordar com o sujeito.
- Questione qual das duas orações faz adequadamente a concordância verbal-padrão.
R: As empresas de publicidade afirmam que a publicidade infantil faz bem às crianças!
- Relembre que o verbo concorda com sujeito.
- Solicite que os alunos escrevam no caderno a justificativa da concordância verbal que eles acreditam ser a adequada.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Peça aos alunos que se dividam em grupos para discutir as estratégias utilizadas para a resolução das questões a seguir.
- Entregue um trecho do texto de Isabella Henriques sobre publicidade infantil e solicite que os alunos completem as lacunas.
- Deixe cada grupo responsável pela apresentação das respostas de um parágrafo.
- Oriente os alunos que há verbos irregulares que eles devem prestar atenção na conjugação.
- Solicite aos alunos que se manifestem, ao fim da apresentação, se concordam ou não concordam com as respostas dos grupos. Em caso de discordância, solicite que o grupo justifique a sua resposta.
- Ao fim, lance no data show o texto completo ou entregue a cópia do texto aos alunos.
- Analise com eles as escolhas da autora do texto.
Materiais complementares: Lápis, data show, computador e cópias do texto.
Link para o texto lacunado aqui.
Link para o texto preenchido aqui.
Link para artigo completo: http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/por-que-a-publicidade-infantil-e-antietica/
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Retome as orações do início da aula.
- Solicite aos alunos que falem qual foi a justificativa para a concordância verbal selecionada.
- Questione aos alunos quem é o sujeito da oração.
R: As empresas de publicidade.
- Questione qual das duas palavras que compõem o sujeito afirma que a publicidade infantil faz bem às crianças. Seria “as empresas” ou “ de publicidade” que afirma? R: As empresas.
- Discuta com eles como a gramática normativa trata da concordância verbal neste caso, explicitando que o núcleo do sujeito é quem concorda com o verbo.
Materiais complementares: Quadro e pincel de quadro.