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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitando a concordância verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Exercitando a concordância verbal

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer e reconhecer a concordância verbal a fim de utilizá-la nas situações em que ela é requerida.

Materiais necessários: Caderno, lápis, data show, computador, quadro.

Dificuldades antecipadas: Realizar as concordâncias verbais e a conjugação dos verbos irregulares no artigo de opinião.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe aos alunos que estudarão o tema da concordância verbal.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Apresente as duas orações;
  • Questione o que eles lembram sobre o assunto concordância verbal-padrão;
  • Qual a relação que há entre o sujeito e o verbo?

R: Espera-se que o aluno responda que o verbo deve concordar com o sujeito.

  • Questione qual das duas orações faz adequadamente a concordância verbal-padrão.

R: As empresas de publicidade afirmam que a publicidade infantil faz bem às crianças!

  • Relembre que o verbo concorda com sujeito.
  • Solicite que os alunos escrevam no caderno a justificativa da concordância verbal que eles acreditam ser a adequada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que se dividam em grupos para discutir as estratégias utilizadas para a resolução das questões a seguir.
  • Entregue um trecho do texto de Isabella Henriques sobre publicidade infantil e solicite que os alunos completem as lacunas.
  • Deixe cada grupo responsável pela apresentação das respostas de um parágrafo.
  • Oriente os alunos que há verbos irregulares que eles devem prestar atenção na conjugação.
  • Solicite aos alunos que se manifestem, ao fim da apresentação, se concordam ou não concordam com as respostas dos grupos. Em caso de discordância, solicite que o grupo justifique a sua resposta.
  • Ao fim, lance no data show o texto completo ou entregue a cópia do texto aos alunos.
  • Analise com eles as escolhas da autora do texto.

Materiais complementares: Lápis, data show, computador e cópias do texto.

Link para o texto lacunado aqui.

Link para o texto preenchido aqui.

Link para artigo completo: http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/por-que-a-publicidade-infantil-e-antietica/

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Retome as orações do início da aula.
  • Solicite aos alunos que falem qual foi a justificativa para a concordância verbal selecionada.
  • Questione aos alunos quem é o sujeito da oração.

R: As empresas de publicidade.

  • Questione qual das duas palavras que compõem o sujeito afirma que a publicidade infantil faz bem às crianças. Seria “as empresas” ou “ de publicidade” que afirma? R: As empresas.
  • Discuta com eles como a gramática normativa trata da concordância verbal neste caso, explicitando que o núcleo do sujeito é quem concorda com o verbo.

Materiais complementares: Quadro e pincel de quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome as orações do início da aula.
  • Solicite aos alunos que falem qual foi a justificativa para a concordância verbal selecionada.
  • Questione aos alunos quem é o sujeito da oração;.

R: As empresas de publicidade.

  • Questione qual das duas palavras que compõem o sujeito afirma que a publicidade infantil faz bem às crianças. Seria “as empresas” ou “ de publicidade” que afirma? R: As empresas.
  • Discuta com eles como a gramática normativa trata da concordância verbal neste caso, explicitando que o núcleo do sujeito é quem concorda com o verbo.

Materiais complementares: Quadro e pincel de quadro.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer e reconhecer a concordância verbal a fim de utilizá-la nas situações em que ela é requerida.

Materiais necessários: Caderno, lápis, data show, computador, quadro.

Dificuldades antecipadas: Realizar as concordâncias verbais e a conjugação dos verbos irregulares no artigo de opinião.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe aos alunos que estudarão o tema da concordância verbal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Apresente as duas orações;
  • Questione o que eles lembram sobre o assunto concordância verbal-padrão;
  • Qual a relação que há entre o sujeito e o verbo?

R: Espera-se que o aluno responda que o verbo deve concordar com o sujeito.

  • Questione qual das duas orações faz adequadamente a concordância verbal-padrão.

R: As empresas de publicidade afirmam que a publicidade infantil faz bem às crianças!

  • Relembre que o verbo concorda com sujeito.
  • Solicite que os alunos escrevam no caderno a justificativa da concordância verbal que eles acreditam ser a adequada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que se dividam em grupos para discutir as estratégias utilizadas para a resolução das questões a seguir.
  • Entregue um trecho do texto de Isabella Henriques sobre publicidade infantil e solicite que os alunos completem as lacunas.
  • Deixe cada grupo responsável pela apresentação das respostas de um parágrafo.
  • Oriente os alunos que há verbos irregulares que eles devem prestar atenção na conjugação.
  • Solicite aos alunos que se manifestem, ao fim da apresentação, se concordam ou não concordam com as respostas dos grupos. Em caso de discordância, solicite que o grupo justifique a sua resposta.
  • Ao fim, lance no data show o texto completo ou entregue a cópia do texto aos alunos.
  • Analise com eles as escolhas da autora do texto.

Materiais complementares: Lápis, data show, computador e cópias do texto.

Link para o texto lacunado aqui.

Link para o texto preenchido aqui.

Link para artigo completo: http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/por-que-a-publicidade-infantil-e-antietica/

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Retome as orações do início da aula.
  • Solicite aos alunos que falem qual foi a justificativa para a concordância verbal selecionada.
  • Questione aos alunos quem é o sujeito da oração.

R: As empresas de publicidade.

  • Questione qual das duas palavras que compõem o sujeito afirma que a publicidade infantil faz bem às crianças. Seria “as empresas” ou “ de publicidade” que afirma? R: As empresas.
  • Discuta com eles como a gramática normativa trata da concordância verbal neste caso, explicitando que o núcleo do sujeito é quem concorda com o verbo.

Materiais complementares: Quadro e pincel de quadro.

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Orientações:

  • Retome as orações do início da aula.
  • Solicite aos alunos que falem qual foi a justificativa para a concordância verbal selecionada.
  • Questione aos alunos quem é o sujeito da oração;.

R: As empresas de publicidade.

  • Questione qual das duas palavras que compõem o sujeito afirma que a publicidade infantil faz bem às crianças. Seria “as empresas” ou “ de publicidade” que afirma? R: As empresas.
  • Discuta com eles como a gramática normativa trata da concordância verbal neste caso, explicitando que o núcleo do sujeito é quem concorda com o verbo.

Materiais complementares: Quadro e pincel de quadro.

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