16028
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Comentando conteúdos de documentários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Comentando conteúdos de documentários

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc.), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Pense quais são as principais dificuldades que os alunos podem ter ao participar desta aula.

Referências sobre o assunto: Liste que artigos, livros, vídeos ou materiais o professor poderia estudar para conhecer melhor sobre o assunto e ampliar suas possibilidades de realizar intervenções produtivas

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o objetivo da aula, que é assistir o conteúdo do documentário e fazer comentários sobre o que foi visto. Para isso, eles vão conversar um pouco sobre moradias por meio da exibição de um documentário.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a importância de se discutir temas relacionados ao cotidianos das pessoas e o que é relevante para elas. Relembre-os que o gênero documentário retrata, por meio do olhar e das narrativas dos entrevistados, realidades sociais distintas e, em muitos casos, realiza denúncia de problemas sociais graves.
  • Apresente os questionamentos presentes no slide e explore as respostas dos alunos pergunta por pergunta. Faça com que os outros alunos também comentem as respostas dos colegas iniciando a fala com expressões que organizam o discurso na oralidade, como “eu concordo”, “eu discordo”, “gostaria de complementar”, “sobre isso, cito como exemplo” etc.
  • Leia para eles, após explorar as respostas, o seguinte texto oriundo da nossa Constituição Federal: “Art. 6º: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Chame atenção para o fato de que moradia é um direito social.
  • Anuncie que, para aprofundar as discussões e para que vejam exemplos claros de negação a esse direito, será exibido um documentário.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Depois da conversa desenvolvida na introdução, prepare a turma para assistir ao documentário “Não repara a bagunça”. Antes de exibi-lo, apresente o print do vídeo e peça aos alunos para formularem hipóteses sobre o conteúdo do documentário a partir da leitura do seu título. Questione-os também sobre o porquê do título e em quais situações usamos a expressão “não repara a bagunça”.
  • Informe aos alunos que eles assistirão a quatro modos de moradia na cidade de São Paulo: rua, ocupação, favela e cortiço. Exiba o vídeo, que dura cerca de 17 minutos.

Não repara a bagunça. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=D3Zwjs7WqIQ>. Acesso em: 20 nov. 2018.

  • A depender do nível social dos seus alunos e do contexto onde vivem, eles podem se espantar ou não com as condições precárias de vida das pessoas apresentadas. Observe os comentários que possam surgir e as expressões deles durante a exibição documentário. Lembre-se que, nesta aula, é importante verificar/estimular atitudes responsivas dos alunos por meio da oralidade. O tema é o fio condutor para desenvolver as habilidades previstas para esta aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Colha as impressões dos alunos sobre o documentário assistido. Pergunte se gostaram, se acham a temática importante para a discussão na sociedade e por quê.
  • Informe que os alunos farão uma atividade de discussão sobre o conteúdo visto no documentário. Para isso, separe a sala em quatro grupos e informe que cada grupo terá cerca de cinco minutos para discutir entre os seus componentes os aspectos apontados no slide.
  • Forme um grande círculo na sala para que cada grupo exponha a sua leitura, impressões e opiniões sobre o que foi mostrado. Estimule a participação de diferentes alunos fazendo com que cada ponto do slide seja apresentado por um aluno diferente. Ressalte aos alunos a importância de ouvir o outro e de respeitar os turnos da fala.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Realize os questionamentos presentes no slide e que são relacionados à discussão realizada no desenvolvimento desta aula.
  • Após a resposta dos alunos à primeira pergunta, destaque a relevância do gênero documentário como um instrumento de olhar e reflexão sobre realidades sociais, bem como das possibilidades de uso dos recursos semióticos (imagens, sons, palavras, movimentos etc.) para sensibilizar o interlocutor.
  • Observe como os alunos propõem as intervenções e estimule-os a detalhá-las.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc.), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Pense quais são as principais dificuldades que os alunos podem ter ao participar desta aula.

Referências sobre o assunto: Liste que artigos, livros, vídeos ou materiais o professor poderia estudar para conhecer melhor sobre o assunto e ampliar suas possibilidades de realizar intervenções produtivas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o objetivo da aula, que é assistir o conteúdo do documentário e fazer comentários sobre o que foi visto. Para isso, eles vão conversar um pouco sobre moradias por meio da exibição de um documentário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a importância de se discutir temas relacionados ao cotidianos das pessoas e o que é relevante para elas. Relembre-os que o gênero documentário retrata, por meio do olhar e das narrativas dos entrevistados, realidades sociais distintas e, em muitos casos, realiza denúncia de problemas sociais graves.
  • Apresente os questionamentos presentes no slide e explore as respostas dos alunos pergunta por pergunta. Faça com que os outros alunos também comentem as respostas dos colegas iniciando a fala com expressões que organizam o discurso na oralidade, como “eu concordo”, “eu discordo”, “gostaria de complementar”, “sobre isso, cito como exemplo” etc.
  • Leia para eles, após explorar as respostas, o seguinte texto oriundo da nossa Constituição Federal: “Art. 6º: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Chame atenção para o fato de que moradia é um direito social.
  • Anuncie que, para aprofundar as discussões e para que vejam exemplos claros de negação a esse direito, será exibido um documentário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Depois da conversa desenvolvida na introdução, prepare a turma para assistir ao documentário “Não repara a bagunça”. Antes de exibi-lo, apresente o print do vídeo e peça aos alunos para formularem hipóteses sobre o conteúdo do documentário a partir da leitura do seu título. Questione-os também sobre o porquê do título e em quais situações usamos a expressão “não repara a bagunça”.
  • Informe aos alunos que eles assistirão a quatro modos de moradia na cidade de São Paulo: rua, ocupação, favela e cortiço. Exiba o vídeo, que dura cerca de 17 minutos.

Não repara a bagunça. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=D3Zwjs7WqIQ>. Acesso em: 20 nov. 2018.

  • A depender do nível social dos seus alunos e do contexto onde vivem, eles podem se espantar ou não com as condições precárias de vida das pessoas apresentadas. Observe os comentários que possam surgir e as expressões deles durante a exibição documentário. Lembre-se que, nesta aula, é importante verificar/estimular atitudes responsivas dos alunos por meio da oralidade. O tema é o fio condutor para desenvolver as habilidades previstas para esta aula.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Colha as impressões dos alunos sobre o documentário assistido. Pergunte se gostaram, se acham a temática importante para a discussão na sociedade e por quê.
  • Informe que os alunos farão uma atividade de discussão sobre o conteúdo visto no documentário. Para isso, separe a sala em quatro grupos e informe que cada grupo terá cerca de cinco minutos para discutir entre os seus componentes os aspectos apontados no slide.
  • Forme um grande círculo na sala para que cada grupo exponha a sua leitura, impressões e opiniões sobre o que foi mostrado. Estimule a participação de diferentes alunos fazendo com que cada ponto do slide seja apresentado por um aluno diferente. Ressalte aos alunos a importância de ouvir o outro e de respeitar os turnos da fala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Realize os questionamentos presentes no slide e que são relacionados à discussão realizada no desenvolvimento desta aula.
  • Após a resposta dos alunos à primeira pergunta, destaque a relevância do gênero documentário como um instrumento de olhar e reflexão sobre realidades sociais, bem como das possibilidades de uso dos recursos semióticos (imagens, sons, palavras, movimentos etc.) para sensibilizar o interlocutor.
  • Observe como os alunos propõem as intervenções e estimule-os a detalhá-las.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano