16021
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Brincando com a sonoridade das palavras

Nesta atividade, apresente uma nova brincadeira com música e gestos para as crianças.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Clarice Albertina Fernandes

Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, o vídeo da brincadeira “Parara Parati | Jogo de mão | Brincadeira Tradicional” (disponível aqui). Relembre, se possível, outras brincadeiras como esta que as crianças já conhecem, falando sobre suas características, e faça o convite: Que tal conhecermos mais sobre brincadeiras com o jogo de mãos?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a brincar com jogos de mão, ampliando o repertório das crianças e se divertindo juntos com essas brincadeiras. Compartilhe mais referências desse tipo de brincadeira, como o vídeo “Território do Brincar | Série MiniDocs | Brincadeiras de palmas nas diversas regiões do Brasil” (disponível aqui). Você pode comentar que, na sua infância, brincava muito com os amigos de algum tipo de brincadeira, e até citar outra mais popular, de modo que as famílias possam resgatar outras brincadas por elas e ensiná-las às crianças.

Sugira às famílias
Convide as famílias a brincar em um espaço aberto, se possível, considerando a necessidade de movimentação livre das crianças, que pode mudar conforme o envolvimento e o interesse ao longo da vivência. Proponha que assistam aos vídeos sugeridos por você e diga que as brincadeiras que envolvem palmas e outros gestos muitas vezes exigem treinos dos movimentos e o aprendizado da letra da canção, que é muito divertida também. Por isso, é importante que se dediquem a vencer os desafios iniciais, convidando as crianças a brincar a seu modo, seguindo os passos sugeridos ou adaptando outros. Sugira que brinquem juntos, se divertindo e registrando esse momento de interação, e que possam repeti-lo por várias vezes para apropriação dos gestos e da melodia. Ao final, diga para que questionem as crianças sobre como foi aprender uma nova brincadeira e decidam qual foi a que mais gostaram para compartilhar com as outras famílias.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você pequenos vídeos do momento de brincadeira com as crianças. Sugira que socializem a brincadeira que mais gostaram e por quê, de modo que as outras famílias conheçam as preferências do grupo. É possível que, no retorno à escola, vocês montem um compilado de brincadeiras preferidas e criem um acervo da turma.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_16UND03

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas