16018
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Rima ou Combina? Uma brincadeira com as palavras

Com base na leitura de um poema, as crianças irão refletir sobre a sonoridade e o significado de algumas palavras

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Clarice Albertina Fernandes

Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, uma imagem do livro "Rima ou Combina”, da autora Marta Lagarta (disponível aqui), e conte que ela faz parte do livro da autora. Se você ou as famílias tiverem o livro, é possível fazer um momento de leitura virtual para disparar a conversa sobre as brincadeiras da autora com os poemas. Conte algumas curiosidades sobre o livro e sobre a autora: que ela escreve textos divertidos, verdadeiras brincadeiras com as palavras, e que, ao lê-los, somos convidados a pensar sobre os critérios que a autora utiliza para juntar as palavras nessas brincadeiras. Diga que o livro é composto por quatro poemas e conte sobre a ideia da brincadeira da autora ao compor cada estrofe, indicando se as palavras rimam ou combinam. Ao final, faça o convite: “Vamos brincar de rima e combina?”

Adaptações necessárias
Nessa adaptação, as famílias serão convidadas a brincar de rima ou combina partindo das brincadeiras propostas no livro "Rima ou Combina”, da autora Marta Lagarta. Sugira que as famílias possam criar suas próprias rimas e combinações em um momento de interação, ou se apoiar em palavras sugeridas por você (disponível aqui).

Sugira às famílias
Convide as famílias a conversar sobre algumas palavras que rimam, podendo relembrar com as crianças parlendas conhecidas, recitando-as juntos e percebendo as rimas. Depois, com o apoio do banco de palavras ou de outras palavras sugeridas pelas crianças na conversa inicial, sugira a pais e responsáveis que possam dialogar com as crianças sobre como podem pensar, como autores, em palavras que rimam, mas não combinam, ou combinam, mas não rimam. Sugira que instiguem as crianças a perceber essas palavras e a sugerir outras, tornando o momento bem divertido e cheio de descobertas sobre a sonoridade das palavras, questionando, por exemplo: “pé e chulé, será que rimam e combinam ou rimam e não combinam?” Proponha ainda que, se as crianças preferirem, possam escrever espontaneamente ou desenhar sugestões que gostariam de combinar ou rimar. Com o banco de palavras ou suas próprias produções, as crianças podem ainda ser instigadas a fazer uma brincadeira com outros membros da família, como se fosse um “o que é, o que é?”, só que perguntando “rima e combina?”, a fim de proporcionar um momento privilegiado de incentivo à brincadeira e ao diálogo, e interação entre a família. Sugira que registrem em fotos esses momentos com as crianças.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você os registros do momento com as crianças. Depois, é possível compartilhá-los com todo o grupo por WhatsApp, de modo que as outras famílias possam se inspirar nas vivências do grupo. É possível que, no retorno à escola, as crianças retomem essas brincadeiras a partir da realização do plano original “Rima ou combina, uma brincadeira com as palavras”, disponível no site, criando brincadeiras bem divertidas.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_16UND05

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas