Nesta atividade, a proposta de recontar uma história conhecida promove reflexões sobre a estrutura de uma história de repetição e a escrita de palavras que rimam
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maira Tangerino
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu , o outro e o nós
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF05) Recontar histo?rias ouvidas para produc?a?o de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Abordagem didática:
O contato frequente com livros e textos de qualidade faz com que as crianças tenham acesso à linguagem específica com qualidade estética e isso se torna terreno fértil para formação de leitores competentes. Na interação com diferentes tipos de textos, as crianças ampliam o vocabulário e a maneira de se expressar oralmente, pois entram em contato com palavras e expressões novas além de estruturas próprias da linguagem escrita. Com o reconto, elas colocam em jogo esses conhecimentos, elaboram e constroem sentidos sobre as histórias e buscam aproximações da estrutura do texto escrito para narrar e exercitam a articulação lógica da narrativa.
Código: EDI3_17UND03
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes