Nesta atividade, as crianças elaboram um mapa para auxiliar os colegas novos a irem da sala até o parque.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sandra Bonotto
Mentora: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. O Eu, o Outro e o Nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Abordagem didática: As crianças são curiosas por natureza. Por isso, estão sempre perguntando por que as coisas são e como são. Elas aprendem sobre o mundo por meio de um movimento permanente de indagar e compreender progressivamente os fenômenos. Ao vivenciarem experimentações variadas e instigantes, ativam e refinam a capacidade de fazer perguntas, desenvolvem o potencial observador, acessam novas maneiras de encontrar respostas aos questionamentos e ampliam os conhecimentos. À medida que usam diversas formas de registro, descobrem diferentes possibilidades de expressar suas descobertas.
Código: EDI3_27UND05
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes