16009
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Criando um mapa de um trajeto conhecido

Nesta atividade, as crianças elaboram um mapa para auxiliar os colegas novos a irem da sala até o parque.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Sandra Bonotto

Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, a imagem de um mapa da sua cidade ou do seu bairro. Fale sobre esse portador e mostre a localização de alguns lugares conhecidos pelas crianças, como a escola, por exemplo. Conte que você teve a ideia de criarem um mapa representando um trajeto que elas gostam de fazer, como de casa até o parquinho ou até escola etc. Ao final, faça o convite: “Que tal nos divertirmos com essa brincadeira de criar mapas?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a construir o mapa de um pequeno trajeto com as crianças.

Sugira às famílias
Sugira às famílias que promovam um momento de produção com as crianças. Proponha que os adultos incentivem as crianças a decidir como farão o mapa e quais pontos serão representados ou indicados que podem orientar quem está passando pelo trajeto nele representado. Sugira que planejem o passo a passo com as crianças para representar, por meio de desenho ou escrita espontânea, como imaginam o percurso. Proponha que se unam para o registro a partir de decisões tomadas coletivamente, e instiguem as crianças a pensar de onde é preciso partir e em que direção é preciso seguir para chegar até ao local escolhido, como o parquinho, por exemplo. Depois de construir o mapa, podem convidar outros membros da família para avaliar se o percurso foi representado, se alguma indicação pode ser incluída etc.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem os registros das crianças durante o planejamento por meio de fotos dos mapas, de modo que você possa dividi-los com todo o grupo via Apresentações Google (disponível aqui) ou por WhatsApp, por exemplo. É esperado que, quanto mais você compartilhar, mais famílias se sintam motivadas a realizar a atividade.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla  


Código: EDI3_27UND05

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas