Nesta atividade, um livro de Eva Furnari serve como ponto de partida para que as crianças brinquem de inventar rimas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
Abordagem didática: O universo sonoro fascina as crianças! Elas estão sempre interessadas nas rimas, na descoberta de novas palavras, nas sonoridades que lhes parecem estranhas, nas palavras cumpridas ou muito curtas, nos ritmos e cadências dos textos. Este encantamento é uma das chaves para que o processo de letramento das crianças seja rico e para que elas se interessem por adentrar cada vez mais no mundo das palavras. Nesta unidade, vamos conhecer diferentes propostas que vincularão as crianças positivamente a este universo, além de torná-lo acessível a elas.
Código: EDI3_21UND04
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes