16002
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Não confunda! Uma Brincadeira com Rimas

Nesta atividade, um livro de Eva Furnari serve como ponto de partida para que as crianças brinquem de inventar rimas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho

Mentora: Camila Bon

Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia

Campos de Experiência:   Corpo, gestos e movimentos

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Objetivos e códigos da Base
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

Abordagem didática: O universo sonoro fascina as crianças! Elas estão sempre interessadas nas rimas, na descoberta de novas palavras, nas sonoridades que lhes parecem estranhas, nas palavras cumpridas ou muito curtas, nos ritmos e cadências dos textos. Este encantamento é uma das chaves para que o processo de letramento das crianças seja rico e para que elas se interessem por adentrar cada vez mais no mundo das palavras. Nesta unidade, vamos conhecer diferentes propostas que vincularão as crianças positivamente a este universo, além de torná-lo acessível a elas.


Código: EDI3_21UND04

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas