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Plano de aula - Multiplicação por 3

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Utilizar estratégias diversas para resolver problemas de multiplicação por 3.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Utilizar estratégias diversas para resolver problemas de multiplicação por 3.

Conceito-chave

Diferentes formas de registro da multiplicação por 3.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Colar de contas coloridas (2 cores dispostas de 5 em 5),
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Retomar a multiplicação por 3, resolvendo problemas através de estratégias diversas.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Inicie a aula entregando aos alunos o colar de contas e as fichas com as multiplicações (pode ser um colar para cada dupla). O material para a aula pode ser feito com os alunos em outro momento, ou enviado como tarefa de casa. Caso seja necessário, explique a utilização do colar, demonstrando com exemplos como podem fazer a separação das miçangas. Peça para que os alunos se dividam em duplas ou trios e proponha o desafio. Coloque as cartas com as multiplicações com a parte escrita para baixo, um aluno inicia pegando uma carta e dizendo qual multiplicação deve ser representada. O aluno que recebeu o desafio deve pensar na forma de representar usando o colar de contas e demonstrar para o desafiante. Na sequência, dá o resultado da multiplicação pedida.

Agora é a vez do segundo aluno desafiar o primeiro pegando uma carta e falando a multiplicação escrita. O desafio termina com o fim das cartas.

Como utilizar o colar de contas:

O colar é muito útil para trabalhar a ideia de quantidade, para a construção de conceito de número e para pequenos cálculos, utilizando a representação simbólica para tornar familiar às crianças o conceito de quantidades.

Após explorarem o material (fio com miçangas coloridas, separadas em grupos de 5 de cada cor), o aluno é conduzido a fazer separações de grupos diversificados de miçangas, utilizando algo para tal, como marcador. Por exemplo, se solicitado que separe 3 miçangas, o aluno contará a quantidade e colocará um marcador nas demais. Com mediação, o aluno compreenderá que o 3 é o 5 menos 2.

No caso da multiplicação, como no problema proposto, o aluno compreenderá o conceito de multiplicação como soma de parcelas iguais, para isso deve utilizar o marcador para fazer as separações das miçangas, conforme a multiplicação proposta. Por exemplo, se solicitado que pensem na multiplicação 2 X 4, o aluno deve separar 4 miçangas e novamente 4 miçangas, representando o 4 + 4, e assim chegar ao resultado.

Propósito: Relembrar a multiplicação por 3.

Discuta com a turma:

  • Como a multiplicação pode ser representada no colar de contas?

Materiais Complementares:

Atividade retomada

Resolução da atividade retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Peça para que registrem nos cadernos. Para essa proposta sugerimos que utilizem estratégias diversificadas de registro, como desenhos, representações. Alguns exemplos podem ser obtidos no documento de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre terça parte para solucionar o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Como podemos registrar essa situação?
  • Usando a multiplicação, como ficaria?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das soluções (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da situação problema através de desenho, onde devem fazer a contagem para chegar ao resultado. No slide 7 verão outras possibilidades de resolução, incluindo a multiplicação.

É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da multiplicação por 2, e como chegar ao resultado do problema.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • Utilizando a multiplicação, como seria?

Discussão das soluções (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da situação problema através de desenho, onde devem fazer a contagem para chegar ao resultado. No slide 7 verão outras possibilidades de resolução, incluindo a multiplicação.

É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da multiplicação por 2, e como chegar ao resultado do problema.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • Utilizando a multiplicação, como seria?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Este é um momento para sistematizar os aprendizados da aula. Questione os alunos sobre o que aprenderam na aula, se necessário, retome alguma ideia. Posteriormente feche a aula com a leitura ou projeção do slide.

Propósito: Retomar o conceito da multiplicação por 3.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Retomar a multiplicação por 3, resolvendo problemas através de estratégias diversas.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Utilizar estratégias diversas para resolver problemas de multiplicação por 3.

Conceito-chave

Diferentes formas de registro da multiplicação por 3.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Colar de contas coloridas (2 cores dispostas de 5 em 5),
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Inicie a aula entregando aos alunos o colar de contas e as fichas com as multiplicações (pode ser um colar para cada dupla). O material para a aula pode ser feito com os alunos em outro momento, ou enviado como tarefa de casa. Caso seja necessário, explique a utilização do colar, demonstrando com exemplos como podem fazer a separação das miçangas. Peça para que os alunos se dividam em duplas ou trios e proponha o desafio. Coloque as cartas com as multiplicações com a parte escrita para baixo, um aluno inicia pegando uma carta e dizendo qual multiplicação deve ser representada. O aluno que recebeu o desafio deve pensar na forma de representar usando o colar de contas e demonstrar para o desafiante. Na sequência, dá o resultado da multiplicação pedida.

Agora é a vez do segundo aluno desafiar o primeiro pegando uma carta e falando a multiplicação escrita. O desafio termina com o fim das cartas.

Como utilizar o colar de contas:

O colar é muito útil para trabalhar a ideia de quantidade, para a construção de conceito de número e para pequenos cálculos, utilizando a representação simbólica para tornar familiar às crianças o conceito de quantidades.

Após explorarem o material (fio com miçangas coloridas, separadas em grupos de 5 de cada cor), o aluno é conduzido a fazer separações de grupos diversificados de miçangas, utilizando algo para tal, como marcador. Por exemplo, se solicitado que separe 3 miçangas, o aluno contará a quantidade e colocará um marcador nas demais. Com mediação, o aluno compreenderá que o 3 é o 5 menos 2.

No caso da multiplicação, como no problema proposto, o aluno compreenderá o conceito de multiplicação como soma de parcelas iguais, para isso deve utilizar o marcador para fazer as separações das miçangas, conforme a multiplicação proposta. Por exemplo, se solicitado que pensem na multiplicação 2 X 4, o aluno deve separar 4 miçangas e novamente 4 miçangas, representando o 4 + 4, e assim chegar ao resultado.

Propósito: Relembrar a multiplicação por 3.

Discuta com a turma:

  • Como a multiplicação pode ser representada no colar de contas?

Materiais Complementares:

Atividade retomada

Resolução da atividade retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Peça para que registrem nos cadernos. Para essa proposta sugerimos que utilizem estratégias diversificadas de registro, como desenhos, representações. Alguns exemplos podem ser obtidos no documento de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre terça parte para solucionar o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Como podemos registrar essa situação?
  • Usando a multiplicação, como ficaria?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da situação problema através de desenho, onde devem fazer a contagem para chegar ao resultado. No slide 7 verão outras possibilidades de resolução, incluindo a multiplicação.

É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da multiplicação por 2, e como chegar ao resultado do problema.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • Utilizando a multiplicação, como seria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da situação problema através de desenho, onde devem fazer a contagem para chegar ao resultado. No slide 7 verão outras possibilidades de resolução, incluindo a multiplicação.

É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da multiplicação por 2, e como chegar ao resultado do problema.

Discuta com a turma:

  • Como você fez o registro?
  • Por que escolheu dessa maneira?
  • Utilizando a multiplicação, como seria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Este é um momento para sistematizar os aprendizados da aula. Questione os alunos sobre o que aprenderam na aula, se necessário, retome alguma ideia. Posteriormente feche a aula com a leitura ou projeção do slide.

Propósito: Retomar o conceito da multiplicação por 3.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

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