16001
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Cadê? Um poema de José Paulo Paes

Nesta atividade, as crianças irão refletir sobre as características de um poema.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho

Apresente a proposta
Leia para as famílias virtualmente o poema “Cadê?”, de José Paulo Paes, usando, se possível, o portador, caso o faça em vídeo. Conte alguma curiosidades sobre o autor e o poema, como, por exemplo, que o texto é a releitura da parlenda "Cadê o Toucinho?", muito conhecida. Envie para as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, e faça o convite: “Tive uma ideia: vamos fazer um poema inspirado neste? Eu começo e vocês continuam… Cadê o morango que estava aqui? Desafio a familia do (nome de uma criança) a continuar.”

Adaptações necessárias
Nessa adaptação, pais e responsáveis serão convidados a produzir coletivamente um poema inspirado no texto “Cadê?”, de José Paulo Paes. Compartilhe com as famílias a proposta de que possam continuar o poema e desafiar a família de outra criança.

Sugira às famílias
Sugira às famílias que, à medida que forem desafiadas, continuem o poema inserindo as crianças na brincadeira. Depois de você, a família desafiada pode continuar o poema com a sugestão da criança. Por exemplo: “O urso comeu. Cadê o urso?” A família compartilha a continuação, desafia outra família e assim por diante, de forma que todas as famílias possam colaborar com a produção.

Para compartilhar com o grupo
Sugira uma forma de compartilhamento para as famílias produzirem seus “cadês” e desafiarem as outras, como o WhatsApp, por exemplo. Vá anotando as sugestões e montando o poema, que pode ser socializado com todos no final. Você pode sugerir que, no retorno à escola, as crianças retomem essa produção, escrevam o poema num cartaz e o exponham num mural ou sala da escola.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_21UND05

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas