15999
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Produção de um minijardim com as famílias

Nesta atividade, crianças e adultos usam a imaginação para criar jardins usando materiais como isopor, papel e massa de modelar

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Karla Alessandra Santos Pereira de Souza

Produção de um minijardim com as famílias

Apresente a proposta
Marque um encontro virtual com as famílias para conversarem e produzirem juntos um minijardim, envolvendo as crianças. Siga conforme está no plano, pois nele já está encaminhado como realizar um encontro para as famílias na escola, que agora será feito em casa.

Mostre um miniiardim que tenha sido produzido por você como exemplo. Monte-o de acordo com sua realidade e produza outro no momento da aula, junto com as famílias. Planeje e envie antes os materiais necessários para que os familiares providenciem previamente, considerando que sejam utensílios fáceis de terem em casa. Assegure-se de que todos receberam e entenderam a proposta, para evitar problemas na hora de realizá-la.

Em seguida, proponha que cuidem do minijardim de forma leve e prazerosa e acompanhem o progresso. Solicite que enviem registros da atividade com breves relatos desse período. Antecipe que as crianças serão convidadas para levarem os minijardins para a escola no retorno às aulas presenciais. Assim, poderão compartilhar com a comunidade escolar essa proposta desenvolvida em casa.

Adaptações necessárias
Os familiares serão convidados a produzirem os minijardins em casa. Para isso, sugira adaptações: além do seu exemplo, mostre fotos das crianças vivenciando situações exploratórias na escola para inspirar; sugira uso de bichos de jardim de pelúcia, construção com sucata e miniaturas diversas; como base, poderão usar cestos ou caixas diversas; massinha, pedrinhas, terra, folhas, papéis diversos para simular elementos que não sejam naturais, gravetos etc.

Uma boa ideia pode ser gravar esse encontro e depois disponibilizar para as famílias que não puderam acompanhar ao vivo. Assistindo a gravação, elas poderão compreender a proposta. Fique disponível para fazer chamadas individuais no acompanhamento, assim as chances de adesão serão maiores.

Sugira às famílias
Oriente-os para que se envolvam com as crianças em todas as etapas do processo, desde a produção até os cuidados, de forma a permitir que explorem e sejam parceiros. Desta forma, farão descobertas juntos, de forma leve e prazerosa. É importante que conversem sobre essa vivência, vinculando com a proposta de levar para a escola no retorno presencial, para que faça sentido compartilhar com a comunidade. Os familiares poderão registrar e enviar para a turma alguns momentos significativos vivenciados.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que compartilhem os registros que fizeram e socialize com todas as famílias, para que se sintam estimuladas a fazerem. Você poderá usar o Apresentações Google (disponível aqui) e enviar pela plataforma que estiverem usando ou via Whatsapp.

Você poderá selecionar esses registros para expor de forma comentada, explicando o percurso deles com os minijardins que trarão quando o distanciamento social terminar. Isso fortalece a conexão família-escola através do senso de pertencimento, o que facilita a reinserção no ambiente escolar para os envolvidos nesse processo.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca  


Código: EDI2_31UND05

(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas