Nesta atividade, as crianças irão selecionar um jogo e elaborar as regras para realizar um campeonato na turma
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabiana Bechara
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Abordagem didática: Quando jogam, as crianças acionam aprendizagens já construídas e, por meios das situações problematizadoras, avançam em outras de maneira lúdica e contextualizada. Com os jogos, elas desenvolvem a autonomia moral e intelectual, ampliam a capacidade de comunicação e apuram os modos de relacionar-se diante de desafios. Eles são potentes estratégias de aprendizagem, pois oferecem desafios genuínos com retorno imediato, promovem intensidade e variedade de situações problemas, ao mesmo tempo que exigem tomadas de decisão, adaptação às regras, interação e participação ativa dos pequenos. Também fazem parte do repertório brincante.
Código: EDI3_05UND05
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes