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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisitando os conceitos e usos da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre voz ativa e passiva dentro de tirinhas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Paloma Sabata Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Revisitando os conceitos e usos da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha

Finalidade da aula: Revisitar conceitos e produzir estruturas que apresentam a voz ativa e a voz passiva do verbo como elementos fundadores do sentido no gênero tirinha.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Tirinha

Prática de linguagem:

Análise linguística e semiótica

Habilidades da BNCC:EF08LP08

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. As finalidades desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.

Materiais necessários: Cópia de de atividade; Datashow; Quadro; Piloto; Apagador.

Dificuldades antecipadas: Compreender, na tirinha, o foco informacional do texto e identificar os tipos de sujeitos associados aos verbos.

Referências sobre o assunto:

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502004000100005>. Acesso em: 03/07/2018.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Fontes das tirinhas:

https://wordsofleisure.com/2012/09/16/tirinha-do-dia-mafalda-e-o-inquilino/

https://rbchristanelli.wordpress.com/2013/11/08/mafalda-esperando-cair-do-ceu/


Código: LPO8_07ATS03

(EF08LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).


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