15995
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisitando os conceitos e usos da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre voz ativa e passiva dentro de tirinhas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Professor, situe os alunos a respeito do andamento da aula, questionando: o que vocês já sabem sobre a voz ativa e a voz passiva? Para que elas servem? Alguém pode me dar um exemplo? Quais são os tipos de assuntos abordados em tirinhas? Aguarde as respostas pelo WhatsApp e sistematize os conceitos, encaminhando-lhes, pelo grupo da turma: A voz ativa deixa o foco no sujeito agente da ação enunciada; já a voz passiva mantém o foco no sujeito paciente (que sofre) a ação expressa pelo verbo. Por exemplo : I. “Os músicos tocaram belas melodias.” Verbo na voz ativa, “tocaram”, e foco no sujeito agente, “Os músicos”; II. “Belas melodias foram tocadas pelos músicos.” Verbo na voz passiva analítica, “foram tocadas”, e foco no sujeito paciente, “Belas melodias”; III. “Tocaram-se belas melodias.” Verbo na voz passiva sintética, “Tocaram-se”, e foco no sujeito paciente, “belas melodias”.

Desenvolvimento
Compartilhe, pelo WhatsApp, a atividade para preencher o diálogo. Peça que leiam as orientações.
(Professor, veja a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes: Exercício 1, disponível aqui; Exercício 2, disponível aqui.) Caso tenham dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.

Fechamento
Sorteie dois alunos para socializarem suas respostas. A proposta de resolução das atividades está disponível aqui.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler as tiras e analisar, junto aos alunos, se a voz é ativa ou passiva.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_07ATS03

(EF08LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas