Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. As finalidades desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.
Materiais necessários: Cópia de de atividade; Datashow; Quadro; Piloto; Apagador.
Dificuldades antecipadas: Compreender, na tirinha, o foco informacional do texto e identificar os tipos de sujeitos associados aos verbos.
Referências sobre o assunto:
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em:
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Fontes das tirinhas:
https://wordsofleisure.com/2012/09/16/tirinha-do-dia-mafalda-e-o-inquilino/
https://rbchristanelli.wordpress.com/2013/11/08/mafalda-esperando-cair-do-ceu/
Título da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Professor (a), situe os alunos sobre o andamento da aula, questionando-lhes:
- O que vocês já sabem sobre a voz ativa e a voz passiva? Para quê elas servem? Alguém pode me dar um exemplo?
- Quais são os tipos de assuntos abordados em tirinhas?
b) Depois da discussão, sistematize os conceitos: A voz ativa deixa o foco no sujeito agente da ação enunciada, já a voz passiva mantém o foco no sujeito paciente (que sofre) da ação expressa pelo verbo. Por exemplo (anote as frases no quadro e solicite que os alunos identifiquem cada elemento delas):
I- “Os músicos tocaram belas melodias” ? Verbo na voz ativa “tocaram” e foco no sujeito agente “Os músicos”;
II- “Belas melodias foram tocadas pelos músicos” ? Verbo na voz passiva analítica “foram tocadas” e foco no sujeito paciente “Belas melodias”;
III- “Tocaram-se belas melodias” ? Verbo na voz passiva sintética “Tocaram-se” e foco no sujeito paciente “belas melodias”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:
(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes: Exercício 1; Exercício 2)
- Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.
(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).
- Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:
(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes)
- Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.
(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).
- Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:
(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes)
- Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.
(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).
- Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:
(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes)
- Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.
(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).
- Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
- Faça, oralmente, a checagem das produções dos alunos.
- Para quem produziu a voz ativa: há, na frase, um sujeito agente? O verbo está na voz ativa? Apresenta um complemento que sofre a ação do verbo?
- Agora, para quem produziu a voz passiva: há, na frase, um sujeito paciente? O verbo ou locução verbal está na voz passiva? Apresenta, como complemento, o agente da ação expressa pelo verbo?
- Realizada a checagem, recolha as produções dos alunos.
OBSERVAÇÕES:
Professor(a), caso deseje e/ou julgue necessário dar sequência a esta atividade, oriente-os dizendo que irá corrigir as produções seguindo os critérios apresentados no enunciado da atividade e que, na próxima aula, irá devolver os textos para que os reescrevam conforme as observações que encontrarão.
- Em caso positivo: Lembre-os de que essa atividade de reescrita faz parte do processo de aprendizagem da escrita.
- Avalie-as seguindo os critérios orientados no enunciado da atividade.
- Escreva bilhetinhos na produção do aluno sinalizando acertos e falhas.
- Clique para abrir a Proposta de resolução das atividades.