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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisitando os conceitos e usos da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre voz ativa e passiva dentro de tirinhas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. As finalidades desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.

Materiais necessários: Cópia de de atividade; Datashow; Quadro; Piloto; Apagador.

Dificuldades antecipadas: Compreender, na tirinha, o foco informacional do texto e identificar os tipos de sujeitos associados aos verbos.

Referências sobre o assunto:

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em: . Acesso em: 03/07/2018.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Fontes das tirinhas:

https://wordsofleisure.com/2012/09/16/tirinha-do-dia-mafalda-e-o-inquilino/

https://rbchristanelli.wordpress.com/2013/11/08/mafalda-esperando-cair-do-ceu/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor (a), situe os alunos sobre o andamento da aula, questionando-lhes:
  • O que vocês já sabem sobre a voz ativa e a voz passiva? Para quê elas servem? Alguém pode me dar um exemplo?
  • Quais são os tipos de assuntos abordados em tirinhas?

b) Depois da discussão, sistematize os conceitos: A voz ativa deixa o foco no sujeito agente da ação enunciada, já a voz passiva mantém o foco no sujeito paciente (que sofre) da ação expressa pelo verbo. Por exemplo (anote as frases no quadro e solicite que os alunos identifiquem cada elemento delas):

I- “Os músicos tocaram belas melodias” ? Verbo na voz ativa “tocaram” e foco no sujeito agente “Os músicos”;

II- “Belas melodias foram tocadas pelos músicos” ? Verbo na voz passiva analítica “foram tocadas” e foco no sujeito paciente “Belas melodias”;

III- “Tocaram-se belas melodias” ? Verbo na voz passiva sintética “Tocaram-se” e foco no sujeito paciente “belas melodias”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:

(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes: Exercício 1; Exercício 2)

  • Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.

(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).

  • Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:

(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes)

  • Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.

(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).

  • Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:

(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes)

  • Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.

(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).

  • Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:

(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes)

  • Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.

(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).

  • Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

  • Faça, oralmente, a checagem das produções dos alunos.
  • Para quem produziu a voz ativa: há, na frase, um sujeito agente? O verbo está na voz ativa? Apresenta um complemento que sofre a ação do verbo?
  • Agora, para quem produziu a voz passiva: há, na frase, um sujeito paciente? O verbo ou locução verbal está na voz passiva? Apresenta, como complemento, o agente da ação expressa pelo verbo?

  • Realizada a checagem, recolha as produções dos alunos.

OBSERVAÇÕES:

Professor(a), caso deseje e/ou julgue necessário dar sequência a esta atividade, oriente-os dizendo que irá corrigir as produções seguindo os critérios apresentados no enunciado da atividade e que, na próxima aula, irá devolver os textos para que os reescrevam conforme as observações que encontrarão.

  • Em caso positivo: Lembre-os de que essa atividade de reescrita faz parte do processo de aprendizagem da escrita.
  • Avalie-as seguindo os critérios orientados no enunciado da atividade.
  • Escreva bilhetinhos na produção do aluno sinalizando acertos e falhas.
  • Clique para abrir a Proposta de resolução das atividades.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. As finalidades desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.

Materiais necessários: Cópia de de atividade; Datashow; Quadro; Piloto; Apagador.

Dificuldades antecipadas: Compreender, na tirinha, o foco informacional do texto e identificar os tipos de sujeitos associados aos verbos.

Referências sobre o assunto:

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em: . Acesso em: 03/07/2018.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Fontes das tirinhas:

https://wordsofleisure.com/2012/09/16/tirinha-do-dia-mafalda-e-o-inquilino/

https://rbchristanelli.wordpress.com/2013/11/08/mafalda-esperando-cair-do-ceu/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor (a), situe os alunos sobre o andamento da aula, questionando-lhes:
  • O que vocês já sabem sobre a voz ativa e a voz passiva? Para quê elas servem? Alguém pode me dar um exemplo?
  • Quais são os tipos de assuntos abordados em tirinhas?

b) Depois da discussão, sistematize os conceitos: A voz ativa deixa o foco no sujeito agente da ação enunciada, já a voz passiva mantém o foco no sujeito paciente (que sofre) da ação expressa pelo verbo. Por exemplo (anote as frases no quadro e solicite que os alunos identifiquem cada elemento delas):

I- “Os músicos tocaram belas melodias” ? Verbo na voz ativa “tocaram” e foco no sujeito agente “Os músicos”;

II- “Belas melodias foram tocadas pelos músicos” ? Verbo na voz passiva analítica “foram tocadas” e foco no sujeito paciente “Belas melodias”;

III- “Tocaram-se belas melodias” ? Verbo na voz passiva sintética “Tocaram-se” e foco no sujeito paciente “belas melodias”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:

(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes: Exercício 1; Exercício 2)

  • Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.

(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).

  • Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:

(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes)

  • Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.

(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).

  • Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:

(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes)

  • Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.

(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).

  • Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua a cópia da atividade para preencher diálogo, leia-a e explique como os alunos devem proceder:

(Professor(a), segue a atividade para impressão. Perceba que o enunciado é o mesmo para as duas tirinhas diferentes)

  • Eu tenho duas tirinhas diferentes para preencher os diálogos, vou entregar uma delas para cada dupla e a voz verbal que estiver sublinhada no enunciado deve aparecer em um dos quadrinhos.

(Professor(a), no momento em que fizer a entrega das tirinhas (escolha apenas uma para entregar a cada dupla, de modo que metade dos alunos fique com uma e a outra metade com outra).

  • Após entregar, leia e oriente a atividade; pergunte se todos entenderam. Caso alguém tenha dúvidas, detalhe o que espera que os alunos façam.

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Tempo sugerido: 5 minutos

  • Faça, oralmente, a checagem das produções dos alunos.
  • Para quem produziu a voz ativa: há, na frase, um sujeito agente? O verbo está na voz ativa? Apresenta um complemento que sofre a ação do verbo?
  • Agora, para quem produziu a voz passiva: há, na frase, um sujeito paciente? O verbo ou locução verbal está na voz passiva? Apresenta, como complemento, o agente da ação expressa pelo verbo?

  • Realizada a checagem, recolha as produções dos alunos.

OBSERVAÇÕES:

Professor(a), caso deseje e/ou julgue necessário dar sequência a esta atividade, oriente-os dizendo que irá corrigir as produções seguindo os critérios apresentados no enunciado da atividade e que, na próxima aula, irá devolver os textos para que os reescrevam conforme as observações que encontrarão.

  • Em caso positivo: Lembre-os de que essa atividade de reescrita faz parte do processo de aprendizagem da escrita.
  • Avalie-as seguindo os critérios orientados no enunciado da atividade.
  • Escreva bilhetinhos na produção do aluno sinalizando acertos e falhas.
  • Clique para abrir a Proposta de resolução das atividades.

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