Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Paloma Sabata Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Revisitando os conceitos e usos da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha
Finalidade da aula: Revisitar conceitos e produzir estruturas que apresentam a voz ativa e a voz passiva do verbo como elementos fundadores do sentido no gênero tirinha.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Tirinha
Prática de linguagem:
Análise linguística e semiótica
Habilidades da BNCC:EF08LP08
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. As finalidades desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.
Materiais necessários: Cópia de de atividade; Datashow; Quadro; Piloto; Apagador.
Dificuldades antecipadas: Compreender, na tirinha, o foco informacional do texto e identificar os tipos de sujeitos associados aos verbos.
Referências sobre o assunto:
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502004000100005>. Acesso em: 03/07/2018.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Fontes das tirinhas:
https://wordsofleisure.com/2012/09/16/tirinha-do-dia-mafalda-e-o-inquilino/
https://rbchristanelli.wordpress.com/2013/11/08/mafalda-esperando-cair-do-ceu/