Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Paloma Sabata Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Conceitos de voz ativa e voz passiva no gênero tirinha
Finalidade da aula: Exercitar a capacidade de identificação de estruturas na voz ativa e na voz passiva. Identificar, compreender e utilizar as vozes (ativa e passiva) do verbo para gerar os efeitos pretendidos em tirinhas.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Tirinha
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidades da BNCC: EF08LP08
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.
Materiais necessários: Cópia de atividade; Datashow (opcional); Quadro; Piloto; Apagador.
Dificuldades antecipadas: Entender a utilização das vozes verbais como recurso para gerar ênfase no sujeito da frase, de modo a perceber a criticidade, a ironia e seus efeitos no gênero tirinha.
Referências sobre o assunto:
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502004000100005>. Acesso em: 03 de julho de 2018.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.