Identificação e uso das vozes do verbo no gênero crônica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.
Materiais necessários: Cópia de atividade; Datashow (opcional); Quadro; Piloto; Apagador.
Dificuldades antecipadas: Entender a utilização das vozes verbais como recurso para gerar ênfase no sujeito da frase, de modo a perceber a criticidade, a ironia e seus efeitos no gênero tirinha.
Referências sobre o assunto:
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em:
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Título da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Nesta aula o aluno exercitará os conceitos de voz ativa e de voz passiva e identificará ocorrências dessas formas em tirinhas. Para tanto, antes de iniciar o conteúdo da aula propriamente dito, compartilhe com os alunos qual é a proposta da aula.
SUGESTÃO:
2. Retome a tarefa da aula anterior e instigue os alunos a interagir:
- O que mais chamou a atenção de vocês nas tirinhas?
- Vocês perceberam que nas tirinhas existe um conteúdo temático e que ele é apresentado com ironia? Quem gostaria de relembrar e dizer que ironias estavam presentes nas tirinhas que usamos na aula passada?
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Distribua a tirinha para os alunos ou projete-a via slide. Solicite que dois alunos leiam a tirinha em voz alta, cada um representando uma das personagens.
- Depois de lerem a tirinha, questione-os:
- Quais são os verbos que aparecem na tirinha? Eles estão na voz ativa ou na voz passiva?
Expectativa de resposta: no primeiro quadrinho: “leu”, “diz”; no terceiro quadrinho: “fosse”, “saltava”. Os verbos estão todos na voz ativa.
- Qual é o sentido de usar verbos na voz ativa nessa tirinha? Interferiria no sentido se transformássemos a voz ativa na voz passiva?
Expectativa de resposta: O sujeito agente vem antes do verbo porque é nessa informação que está o foco.
Comente: A mudança da voz ativa para a passiva mudaria o foco da frase. Por exemplo, em “Você leu isso?” (anote a frase no quadro e proceda a explicação), na voz passiva ficaria como? “Isso foi lido por você?”, em que o agente passa para o final da frase e o sujeito passa a ser o que era o objeto da ação. Causando certa estranheza na frase.
c) Em qual dos quadrinhos há ironia? Por quê? A voz passiva ajuda a construir essa ironia?
Expectativa de resposta: no último quadrinho, porque a Mafalda sugere que esse “veículo” não presta. A voz ativa contribui para a ironia por ser a cultura o foco da informação.
Fonte: https://rbchristanelli.wordpress.com/2013/10/23/mafalda-televisao/
Acesso em: 20 de agosto de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Distribua esta atividade entre os alunos e oriente-os para que resolvam em duplas:
- Essa atividade é chamada de mapa conceitual e ela serve para nos ajudar a pensar e aprender melhor os conteúdos da aula.
Na atividade para impressão (aqui) há um encaminhamento para as informações que devem constar nos quadrinhos. Segue, também, uma proposta de resolução para o mapa (aqui).
- Agora são vocês quem vão preencher os conceitos de voz ativa e de voz passiva analítica. Espere os alunos responderem ao exercício; em seguida, prossiga com o slide seguinte.
Fonte: Disponível em: http://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2016/07/voz-passiva-analitica-em-tirinha.html Acesso em: 20 de agosto de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exponha a tirinha na íntegra para trabalhar os efeitos de sentido do uso das vozes ativa e passiva do verbo.
- Questione: Qual foi mesmo o tipo de voz que vocês identificaram na tirinha da Mafalda? Agora vamos transformar a fala do segundo quadrinho da voz ativa para a voz passiva. Anote a primeira sentença no quadro: [Eu] Vou buscar a terra
Resposta: A terra será buscada por mim.
Os alunos podem responder que “ninguém fala assim”, aproveite para mostrar que no uso de uma estrutura como esta, neste contexto, é incomum.
3. O efeito de sentido da sentença é o mesmo da anterior? O que muda?
Expectativa de resposta: não é o mesmo sentido, porque a informação principal é que ele mesmo vai buscar a terra, representando que o foco está em como ele vai ficar depois.
Fonte: Disponível em: https://www.pinterest.pt/pin/442760207096356404/ Acesso em 20 de agosto de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
Exponha a tirinha na íntegra para trabalhar os efeitos de sentido do uso das vozes ativa e passiva do verbo.
- Questione: Qual foi mesmo o tipo de voz que vocês identificaram na tirinha do Snoopy? Agora vamos transformar a fala do segundo quadrinho da voz passiva analítica para a voz ativa. Anote a sentença no quadro: Cachorros não são permitidos no ônibus escolar.
Resposta: [Alguém] não permite cachorros no ônibus escolar.
2. O efeito de sentido da sentença é o mesmo da anterior? O que muda?
Expectativa de resposta: o sentido não é o mesmo, porque o cachorro é o principal alvo da informação e não a pessoa que permite ou não que ele entre no ônibus escolar.
Fonte: Disponível em http://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2016/07/voz-passiva-analitica-em-tirinha.html Acesso em 20 de agosto de 2018.
Clique para ver a Resolução do exercício.
Fechamento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Depois das constatações levantadas e exercitadas pelos alunos, finalize a aula retomando o mapa conceitual e apresentando as características linguístico-discursivas do gênero tirinha de modo a evidenciar o papel desempenhado pelas escolhas de estruturas na voz ativa e na voz passiva, mobilizadas para que o autor produza o efeito pretendido.
- Apesar de a voz passiva sintética não ter sido explorada nas tirinhas desta aula, devido ao tempo da mesma, lembre aos alunos o exemplo dado na aula anterior (“Vende-se [a casa]”).