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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre efeitos de voz passiva e ativa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcional: PowerPoint com narração (tutorial disponível aqui).

Tema
Compartilhe com a turma, pelo WhatsApp, o tema da aula e sua finalidade (veja no plano original). Em seguida, comente com os alunos que irão identificar os verbos em frases de tirinhas e determinar se eles estão na voz ativa ou na voz passiva.

Introdução
Encaminhe à turma a tira de Mafalda (disponível aqui). Peça que retomem a última fala da personagem: "Os malditos sabem que nós ainda não sabemos." Solicite que identifiquem os verbos e o sujeito de cada oração presente na frase. Instigue-os a perceber que a posição do sujeito, bem como sua característica de agente e paciente em relação ao verbo, modifica o sentido da frase e, consequentemente, pode alterar seu propósito comunicativo.

Desenvolvimento
Siga a atividade anterior, refletindo com os alunos sobre alguns conceitos: o termo “Você” pratica ou sofre a ação do verbo? E o termo “nossos destinos” pratica ou sofre a ação do verbo? Em seguida, explique: nesse segundo caso, quando o sujeito sofre a ação do verbo, o verbo se classifica como pertencente à voz passiva. Percebam que, nesse primeiro quadrinho, a segunda ação é revelada através de uma locução verbal: “são controlados” (verbo auxiliar “são” + verbo principal no particípio “controlados”). Construa conceitos: na placa, o verbo “Vende-se” remete a que objeto a ser vendido? O sujeito não está na sentença, está implícito, mas conseguimos identificá-lo: “a casa”. Solicite que escrevam no caderno: “Vende-se [esta casa]”. Diga aos alunos que o sujeito não está escrito na frase, mas é identificável pela leitura da linguagem não verbal. “Esta casa” pratica ou sofre a ação da venda? Expectativa de resposta: sofre a ação. Percebam que a casa sofre a ação da venda, mas a estrutura da frase está diferente da que vimos na tirinha anterior. Isso quer dizer que existem dois modos de fazer a voz passiva: uma é com locução verbal e a outra é esta, com o verbo seguido da partícula “se”. Lembre-se: a voz passiva sintética é formada por verbo na terceira pessoa + partícula apassivadora; o sujeito é, portanto, paciente. Para essa reflexão, seria interessante encaminhar uma apresentação aos alunos em um PowerPoint com narração (veja em Recursos Opcionais).

Fechamento
Compartilhe com os alunos o slide. Solicite que preencham a tabela com a informação solicitada. Peça que façam a tabela no caderno. Para isso, explique que deverão fazer um esquema de soma dos elementos: a voz passiva, por exemplo, tem duas sequências de formação (por isso, tem dois espaços). A primeira é formada por qual tipo de sujeito (agente ou paciente), seguido por qual elemento (verbo, locução verbal ou verbo + partícula “se”)? Expectativa de resposta: Voz ativa: sujeito agente + verbo. Voz passiva: sujeito paciente + locução verbal; verbo + “se” + sujeito paciente. Depois que os alunos responderem, comente e complete a voz passiva com a seguinte informação: Voz passiva: sujeito paciente + locução verbal = voz passiva analítica; verbo + “se” + sujeito paciente = voz passiva sintética.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a acompanhar os alunos durante a atividade para ajudá-los, se necessário.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_07ATS01

(EF08LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).


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