Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.
Materiais necessários: Cópia das tirinhas indicadas nos links ou outras que você julgar adequadas para o trabalho; quadro; piloto; apagador; projetor (opcional).
Dificuldades antecipadas: As principais dificuldades dos alunos podem se iniciar no momento da identificação de verbos e dos tipos de sujeito responsáveis pela ação/atitude expressa por meio do verbo; na diferenciação entre voz passiva analítica e voz passiva sintética e; na transformação da voz ativa para a voz passiva analítica e vice-versa.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CAVALCANTI, R. G.; SILVA, P. S. L. da; SOUSA, S. K. dos S. A construção do texto por efeitos de sentido: uma análise discursiva de tirinhas. In: DANTAS, A. M.; SOUSA, R. F. de. Textos didáticos: Análise do Discurso. ano II. vol.2, n. 3. Campina Grande: EDUFCG, 2007. p. 45-58.
HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em:
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e sua finalidade. Em seguida, comente com os alunos que irão identificar os verbos em frases de tirinhas e determinar se eles estão na voz ativa ou na voz passiva.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
- Escreva a fala do último quadrinho da tirinha da Mafalda (você pode acessá-la aqui) a no quadro: “Os malditos sabem que nós ainda não sabemos”;
- Solicite que os alunos analisem a estrutura linguística das frases em destaque nas tirinhas:
- Vamos sublinhar os verbos que aparecem nessa fala… Quais são eles?
Resposta: “Os malditos sabem que nós ainda não sabemos”
- Agora vamos circular o sujeito que pratica a ação de cada um dos verbos?
Resposta: “Os malditos” é o sujeito do primeiro verbo; “nós” é o sujeito do segundo verbo.
- Instigue os alunos a perceber que a posição do sujeito, bem como sua característica de agente e paciente, em relação ao verbo, modifica o sentido da frase e, consequentemente, pode alterar seu propósito comunicativo:
- Como vocês já disseram, esses sujeitos praticam as ações. Então, dizemos que esses verbos estão na voz ativa.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura em voz alta da tirinha do Calvin e Haroldo (disponível aqui). Você pode encontrar outras opções de tirinha do Calvin e Haroldo no site de NOVA ESCOLA: https://novaescola.org.br/conteudo/3621/calvin-e-seus-amigos;
- Construa conceitos:
- Quais são as palavras (verbos) que indicam ação no primeiro quadrinho da tirinha do Calvin e Haroldo?
(Escreva a frase no quadro e peça para que os alunos copiem no caderno.)
Expectativa de resposta: “acredita” e “são controlados”. (Sublinhe-os na frase)
- Qual é o sujeito de cada verbo?
Expectativa de resposta: “Você” e “nossos destinos”. (Circule-os)
- O termo “Você” pratica ou sofre a ação do verbo?
Expectativa de resposta : prática.
- E o termo “nossos destinos” pratica ou sofre a ação do verbo?
Expectativa de resposta: quem controla são as estrelas, então os destinos sofrem a ação do verbo.
- Nesse segundo caso, quando o sujeito sofre a ação do verbo, o verbo se classifica como pertencente à voz passiva.
- Percebam que, nesse primeiro quadrinho, a segunda ação é revelada através de uma locução verbal: “são controlados” (verbo auxiliar “são” + verbo principal no particípio “controlados”.)
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura em voz alta da tirinha de Hagar (disponível aqui);
- Construa conceitos:
- Na placa, o verbo “Vende-se” remete a que objeto a ser vendido?
- O sujeito não está na sentença, está implícito, mas conseguimos identificá-lo: “a casa”.
4. Escrevam no caderno: “Vende-se [esta casa]”
(Diga aos alunos que sujeito não está escrito na frase, mas é identificável pela leitura da linguagem não-verbal.
- “Esta casa” pratica ou sofre a ação da venda?
Expectativa de resposta: sofre a ação.
- Percebam que a casa sofre a ação da venda, mas a estrutura da frase está diferente da que vimos na tirinha anterior. Isso quer dizer que existem dois modos de fazer a voz passiva: uma é com locução verbal e a outra é esta, com o verbo seguido da partícula “se”.
Lembre-se: A voz passiva sintética é formada por verbo na terceira pessoa + partícula apassivadora e o sujeito é, portanto, paciente.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou anote a tabela no quadro.
- Solicite que os alunos preencham a tabela com a informação solicitada.
- Vocês vão escrever a tabela no caderno e preenchê-la com a estrutura de formação da voz ativa e da voz passiva. Para isso, vocês devem fazer um esquema de soma dos elementos: a voz passiva, por exemplo, tem duas sequências de formação (por isso. tem dois espaços). A primeira é formada por qual tipo de sujeito (agente ou paciente?), seguido por qual elemento (verbo, locução verbal ou verbo + partícula “se”)?
Expectativa de resposta:
Voz ativa: Sujeito agente + Verbo.
Voz passiva: Sujeito paciente + locução verbal
Verbo + “se” + sujeito paciente
3. Depois que os alunos responderem, comente e complete a voz passiva com a seguinte informação:
Voz passiva: Sujeito paciente + locução verbal = voz passiva analítica
Verbo + “se” + sujeito paciente = voz passiva sintética