15984
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Filmando descobertas

Nesta atividade, as crianças fazem a captação de imagens com câmeras para a realização de um vídeo

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Leiry Kelly Silva Oliveira

Apresente a proposta
A temática desta sequência sugere que as crianças possam compartilhar seus percursos investigativos. Nessa adaptação, a partir do repertório de descobertas feitas em alguma investigação realizada pela turma, é sugerido às famílias que criem um vídeo das descobertas sobre o assunto pesquisado pelas crianças, a fim de compartilhá-lo com todas as famílias. Você pode adaptá-la ao final de um projeto de investigação que esteja realizando com as crianças ou retomar alguma investigação já realizada para aprofundar um tema específico.

Para disparar o convite, marque um encontro virtual com as crianças, para conversar sobre o tema. Celebre com elas as descobertas feitas no projeto investigativo, destacando o quanto você está orgulhoso por todo o percurso do grupo. Diga-lhes que as descobertas precisam ser partilhadas, o que gera grandes aprendizados para outras pessoas. Um desses exemplos são os cientistas, que, ao partilharem suas descobertas, proporcionam grandes impactos à sociedade. Proponha um diálogo a partir da pergunta:
- Como acham que poderiam compartilhar suas descobertas com outras pessoas?
- O que vocês podem me falar sobre isso?

É importante dar espaço para que tragam suas contribuições, hipóteses, conhecimentos etc. Acolha as sugestões e verdadeiramente considere aquelas que são viáveis para além do vídeo. Por fim, desafie-as a pensar sobre como poderão compartilhar esse vídeo com muitas pessoas em diversos lugares. Conduza a conversa de maneira envolvente, para encantar as crianças e motivá-las a saber mais sobre o assunto. Depois desse momento com as crianças, convide as famílias a realizar um vídeo de compartilhamento das descobertas das crianças, e diga que irá enviar uma mensagem orientando as próximas atividades que irá sugerir, mas que todas serão adaptadas ao contexto familiar, de forma que elas possam aprender e interagir com seus familiares de maneira agradável. Essa conversa é a adaptação da atividade “Compartilhando descobertas em vídeo”, em que o tema é disparado para as crianças.

Adaptações necessárias
No plano “Construindo o roteiro”, as famílias serão convidadas a criar juntos o roteiro de filmagens para a realização de um pequeno vídeo (entre dois e três minutos) que conte sobre uma descoberta. Sugira que decidam o que querem compartilhar (qual descoberta ou curiosidade sobre o tema) e registrem como será o passo a passo (as cenas), que pode ser em formato ilustrado, como em um storyboard. Compartilhe com as famílias exemplos de storyboards de filmes conhecidos.

No plano “Filmando descobertas”, as famílias serão convidadas a fazer as filmagens das descobertas, incentivando as crianças a se expressar e as apoiando.

No plano “Editando o vídeo em pequenos grupos”, as famílias serão convidadas a editar os vídeos junto com as crianças, colocando títulos, trilha sonora, fotos de making of etc. Compartilhe com as famílias uma playlist de músicas clássicas adequadas para a faixa etária, sugerindo que escolham uma para a trilha sonora, se quiserem, e também alguns tutoriais em vídeo sobre edição simples em celular por meio de apps, como o VideoShow, por exemplo (disponível aqui).

No plano “Publicando o vídeo das descobertas da turma”, as famílias serão convidadas a realizar o compartilhamento do vídeo.

Sugira às famílias
No plano “Construindo o roteiro”, convide pais e responsáveis a oportunizar situações que incluam a escuta atenta das ideias e das curiosidades das crianças, bem como das decisões que precisam ser tomadas para a construção do roteiro. Proponha que assistam juntos aos exemplos de storyboards e que definam com as crianças quais cenas farão parte do vídeo, podendo ilustrá-las.

No plano “Filmando descobertas”, convide pais e responsáveis a retomar com as crianças o roteiro construído e realizar as filmagens. É importante que as famílias oportunizem a participação ativa das crianças e colaborem com o que for necessário, podendo revezar com as crianças entre encenar e filmar, e dando espaço para que elas se expressem nas mais diferentes linguagens.

No plano “Editando o vídeo em pequenos grupos”, convide pais e responsáveis a editar os vídeos a partir de seus conhecimentos ou sugestões oferecidas por você sobre edição. Considere apoiar as famílias nessa etapa e sugira que possam incluir as crianças nas decisões sobre a edição dos vídeos, a trilha sonora etc.

Para compartilhar com o grupo
Convide pais e responsáveis a compartilhar com você os vídeos construídos. Ao receber os registros, você pode dar devolutivas às famílias, validando as ações das crianças e parabenizando suas conquistas. Depois, agrupe-os e compartilhe-os com todo o grupo, de modo que as famílias possam se inspirar nas produções. Esse compartilhamento também pode ser feito num grupo fechado de Facebook, Instagram, Flickr (disponível aqui) ou outras plataformas digitais que mais se adequem à realidade das suas famílias, respeitando a política de divulgação de imagens da sua escola. Essa estratégia é a adaptação da última atividade da sequência: “Publicando o vídeo das descobertas da turma”.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_33UND03

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas