Nesta atividade, as crianças irão brincar com canções do grupo Barbatuques e tornozeleiras sonoras
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Tamira Paula Torres Martins de Souza
Mentora: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc..)
(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades.
Abordagem didática:
Os bebês adoram ouvir músicas, cantos de pássaros e cigarras, latidos de cachorro etc. A convivência com diferentes sons e ruídos traz descobertas, conhecimentos e curiosidade acerca do novo. A primeira fonte de exploração é o som do próprio corpo e do ambiente que os cerca. Assim, levar os bebês a se atentar aos sons da natureza ou da escola é ajudá-los a desenvolver competências relevantes para o processo de aprendizagem como a escuta, a atenção, a distinção. Ao convidá-los para realizar sons com o próprio corpo, oferecemos a eles a oportunidade construir autoria de pensamentos e ações.
Código: EDI1_18UND03
(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes