Nesta atividade, as crianças vão explorar os barulhos feitos por objetos presentes na cozinha, na secretaria e em outros ambientes da escola
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Tamira Paula Torres Martins de Souza
Mentora: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
Abordagem didática:
Os bebês adoram ouvir músicas, cantos de pássaros e cigarras, latidos de cachorro etc. A convivência com diferentes sons e ruídos traz descobertas, conhecimentos e curiosidade acerca do novo. A primeira fonte de exploração é o som do próprio corpo e do ambiente que os cerca. Assim, levar os bebês a se atentar aos sons da natureza ou da escola é ajudá-los a desenvolver competências relevantes para processos de aprendizagem como a escuta, a atenção, a distinção. Ao convidá-los para realizar sons com o próprio corpo, oferecemos a eles a oportunidade construir autoria de pensamentos e ações.
Código: EDI1_18UND04
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes