Atividade para impressão: organização de esquema
Plano de Aula
Plano de aula: O esquema de um resumo de texto da área de Ciências da natureza
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica.
Materiais necessários: material impresso, internet, data show e pincel para quadro branco.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem não saber trabalhar com esquemas de texto, visto que envolve a habilidade de síntese e uma maior abstração em termos de raciocínio linguístico.
Informações sobre o gênero: “Resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro. O resumo consiste em difundir as informações contidas em livros, artigos, monografia ou outros gêneros textuais, auxiliando, muitas vezes, o estudante nos seus estudos teóricos. Um bom resumo deve apresentar as seguintes características:
a) apresentar de forma sucinta e objetiva o assunto do texto;
b) ser seletivo e não mero repetidor das ideias sintetizadas do autor;
c) evitar se possível, as transcrições ao pé da letra das ideias do autor, utilizar palavras que possam parafrasear essas ideias;
d) respeitar a ordem das ideias e fatos apresentados;
e) empregar linguagem clara e objetiva, optando por palavras e expressões curtas;
f) dar preferência à forma impessoal da linguagem;
g) usar uma sequência corrente de enunciados na ordem direta e que estejam interligados;
h) ser precedido de referência bibliográfica que identificará o objeto de estudo”.
(ARCOVERDE&ARCOVERDE, 2007)
Referências sobre o assunto:
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em:
ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2009.
ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D. Resumo e Resenha. In: ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D.; ROSSETO DA SILVA, M. (Org.) Redação Acadêmica. Curitiba: Intersaberes, 2013.
LEITE, M.Q. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2009.
MACHADO, A., TARDELLI, L.S.; LOUSADA, E. Resumo. v. 1. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
SILVA, Sandro Luis da. A produção textual: o resumo e as operações linguísticas na prática universitária. In: Revista Virtual de Letras, v. 06, nº 02, ago./dez, 2014. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.revlet.com.br/artigo/235>. Acesso em: 24 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Faça a pergunta aos alunos e instigue-os a pensar um momento sobre isso. Anote as respostas dos estudantes em um cartaz, que será retomado no final da aula. Todo o texto tem um esquema, um “esqueleto”, que pode ter sido rascunhado antes ou pode estar só na cabeça de quem escreve, mas sempre há um projeto de texto antes do texto. Este projeto é algo mais esquemático, como uma receita de bolo ou um molde de vestido. Ainda não é o bolo, nem o vestido, mas é um projeto. Para termos um bom texto, precisamos pensar nele antes, e isso também vale para o resumo: mesmo que o resumo seja embasado em um texto anterior, para ser bem escrito, ele precisa ser pensado, projetado. Do contrário, corremos o risco a ter um resumo sem conexão, sem progressão textual, com ideias soltas e que não se conversam.
- É provável que os alunos respondam algo como “podemos marcar as palavras-chave”, “podemos fazer uma lista” ou “podemos sublinhar as partes mais importantes do texto original”. Encaminhe a discussão no sentido de que os temas podem ser organizados do mais específico para o geral, ou do mais geral para o específico. Caso seja necessário, explique o que isso significa dando exemplos simples: por exemplo, se eu fosse explicar como é uma casa, poderia partir do mais geral (tamanho da casa, se ela tem dois andares ou um, onde ela fica) e indo ao mais específico (quantas peças) para o mais específico ainda (quantos quartos, como são os móveis, etc). O importante é manter o fio condutor (“casa”) para não perder o foco do que estamos falando. Esta é uma possibilidade de organizar um texto, facilitando a progressão e hierarquização das ideias.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Diga que, nesta aula, os alunos irão construir um esquema de um resumo a partir de um texto da área de Ciências da Natureza. Este exercício é bastante importante para que percebam que, por trás de todo texto, há um esquema prévio, e este esquema é organizado de forma a deixar o texto mais claro para o leitor. No caso do resumo, é bastante importante que haja um esquema anterior para que o texto atinja o objetivo do gênero, ou seja, resuma realmente os principais temas do texto original, sem fugir do assunto ou deixar algo importante de fora.
- Solicite que os alunos organizem-se em duplas. O trabalho em duplas facilita a aprendizagem, pois os alunos podem trocar opiniões com o colega e aprender um com o outro, além de proporcionar aprendizagens que vão além do objeto de ensino da aula, tais como: argumentar para defender seu ponto de vista, abrir mão de uma opinião porque foi convencido, escutar o outro, tolerar opiniões divergentes, saber negociar e fazer acordos, compartilhar, dividir responsabilidades.
- Faça a pergunta “O que você sabe sobre Zica, Dengue e Chikungunya?” para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre este tema. Para esta aula, é importante sondar o quanto os alunos conhecem sobre este tema, para que percebam, no texto original, quais são as informações mais gerais e quais são as mais específicas. É importante que conheçam minimamente o assunto para que possam inferir a importância do que está sendo discutido no texto original que leremos a seguir. É possível que eles respondam que são doenças causadas por um mosquito, doenças que podem prejudicar as gestantes e os bebês (no caso da Zica). Pode ser que tragam casos de família ou de notícias sobre as doenças e/ou combate a elas na comunidade, cidade e região onde vivem. Instigue-os a falar e medie para que todos possam se ouvir e tenham a oportunidade de se expressar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Distribua o texto disponível em materiais complementares, no link do site Ciência Hoje.
- Solicite que os alunos realizem a leitura silenciosa do texto “Rede contra Zika, Dengue e Chikungunya”. Oriente-os a prestar muita atenção, durante a leitura, nos principais assuntos do texto, em qual seria o tema principal, mais geral, e quais seriam os temas mais específicos. Se quiserem, podem sublinhar, marcar as palavras-chaves e escrever ou fazer marcações nas margens do texto, para facilitar a visualização dos elementos principais.
Materiais complementares
MARTINS, Margarida. Rede contra zika, dengue e chikungunya. Revista Ciência Hoje (online), matéria publicada em 09.06.2017. Disponível em: <http://cienciahoje.org.br/rede-contra-zika-dengue-e-chikungunya/>. Acesso 08 out 2018
Desenvolvimento
Orientações:
- Após o término da leitura, instigue-os a falar o que marcaram no texto, o que perceberam. É possível que tenham percebido que o texto trata de uma rede de pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa do Rio de Janeiro que se encontraram para discutir soluções de prevenção e combate à Zica, Dengue e Chikungunya, e o foco principal está nas pesquisas sobre a vacina que estão investigando. Chame a atenção de que há um tema mais geral e temas mais específicos.
- Distribua o esquema em branco que está disponível aqui e no slide.
- Oriente os alunos que deverão preencher cada parte, buscando no texto original os elementos que podem preencher o esquema de forma que, depois de pronto, possamos perceber que todos os principais temas do texto estejam contemplados neste projeto de resumo.
- Durante o trabalho das duplas, circule pela sala, auxiliando-os. Busque instigar as duplas com perguntas, nunca respostas prontas: ajude seus alunos a refletir, investigar o texto original, ler e reler, marcar trechos e palavras importantes. É fundamental também que os alunos percebam, na leitura, que há uma hierarquização nas ideias: todas elas giram em volta da Rede de Pesquisadores (ideia central). Então, o texto vai mostrando, em ordem do mais geral para o específico, o que foi discutido no encontro: vacina - estrutura das proteínas que compõem o vírus zika - desenvolvimento de drogas para combater a doença. Essa organização facilita o entendimento do texto e, portanto, deve aparecer no resumo.
OBS.: Fique à vontade para trabalhar mais textos com os alunos, pois é interessante que tenham mais de um texto para confrontar as possibilidades de esquema. O texto que sugerimos vai do assunto mais geral para os mais específico; seria interessante se tivesse outro texto que tratasse dos assuntos específicos em direção aos mais gerais, para que vejam a diferença na hierarquização das informações e na forma de organização da progressão textual, apropriando-se de mais recursos linguísticos. Também sugerimos a possibilidade de deixar outro texto para que façam o mesmo como tarefa de casa, para discutir em sala de aula posteriormente.
Materiais Complementares:
Acesse uma proposta de resolução da atividade de elaboração do esquema do resumo aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça para que algumas duplas voluntárias compartilhem os esquemas que pensaram.
- Instigue os demais alunos a falar o que fizeram de diferente ou semelhante com as demais duplas na atividade, buscando sempre que justifiquem suas ideias.
- Garanta que todos tenham compreendido que o texto original deixa transparecer, em sua organização textual, uma hierarquia que vai do tema mais geral para o mais específico. Percebemos o tema mais geral com pistas como: o título, os elementos tratados na introdução, a repetição das palavras “a rede”, “o encontro”, “o grupo de pesquisadores” , “a iniciativa”, durante todo o texto (manutenção do referente principal). Os temas mais específicos percebemos da seguinte forma: são relacionados ao tema principal com nexos do tipo “Entre os resultados mais discutidos” (para introduzir a questão da vacina); “Os pesquisadores agora estão verificando” (para introduzir o estudo da produção de anticorpos); “foram apresentados os resultados das pesquisas desenvolvidas por cada núcleo da rede. Uma delas” (para introduzir a pesquisa que busca conhecer a estrutura de uma das proteínas que constituem o vírus zika).
- Encerre a aula refazendo a pergunta inicial do TEMA DA AULA, retomando o cartaz onde foram registradas as respostas dos alunos, para que digam o que mudariam em suas respostas. É desejável que incluam as palavras “hierarquização” e/ou tema geral e temas específicos em suas novas respostas.
Materiais complementares
Caso queira trabalhar com os alunos, em outro momento, um possível resumo feito a partir do esquema proposto neste plano, disponibilizamos um aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: O esquema de um resumo de texto da área de Ciências da natureza
Finalidade da aula: Elaborar o esquema de um resumo a partir de um texto de Ciências da natureza para garantir a progressão temática e a hierarquização dos temas abordados.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo do texto de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Textualização. Progressão temática
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP25
Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.