15977
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Passe a dança

Nesta atividade, as crianças formarão pequenos grupos que irão se alternar na realização de uma dança.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Josiane Souza do Porto

Apresente a proposta
Escolha uma música dançante e envolvente para inspirar as crianças a criar expressões corporais divertidas. Envie-a por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “Vocês conhecem a brincadeira ‘passe a dança’? Pelo nome, o que será que ela sugere? Vamos brincar?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a dançar de forma alternada, de modo que, enquanto um dança, o outro observa e aguarda até que a dança seja passada para ele, para que continue a partir do gesto que recebeu. O professor pode compartilhar um vídeo ensinando a brincadeira e sugerindo uma música (disponível aqui).

Sugira às famílias
Convide as famílias a brincar e dançar com as crianças a partir de uma música, inspirando-as a criar expressões corporais divertidas. Proponha que o adulto convide outras pessoas da casa a brincar com eles, se possível, pois o repertório de expressões pode ficar ainda mais rico com um número maior de participantes. A brincadeira consiste em passar um passo de dança a frente, então, sugira que incentivem as crianças a criar expressões corporais bem divertidas com a dança, enquanto os outros permanecem como estátuas. Um participante passa a dança para que o outro continue o movimento. Proponha que façam isso livremente, dançando junto às crianças no ritmo da música ou sugerindo alguns passos e movimentos, aproveitando esse momento de interação e diversão com a família.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem outras brincadeiras dançantes que conhecem, de modo que você possa montar um compilado de brincadeiras da turma no retorno das crianças à escola e ampliar, assim, o repertório do grupo.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_06UND04

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas