10199
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Combinando na tabela

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Desenvolver o raciocínio combinatório, construindo uma tabela.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Tavares da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_10NUM_02

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Meet. Padlet, Google Formulários, Google Planilhas, Google Apresentações.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Proponha aos alunos que resolvam o problema presentado no slide e promova uma discussão síncrona sobre a resolução usando o Google Meet. Caso esse movimento não seja possível, você pode solicitar que a turma escreva suas considerações sobre a resolução usando o Padlet, visto que os alunos podem enviar fotos, vídeos ou texto sobre o que fizeram na resolução.
Caso a turma não tenha acesso à internet você pode solicitar que eles expliquem por escrito o que pensaram para fazer a resolução da situação proposta.

Atividade principal
Faça uso das questões presentes nas orientações ao professor para serem feitas previamente aos alunos, para que primeiro reflitam sobre o problema para depois efetivamente resolverem. Isso pode ser feito por escrito ou usando o Google Formulários. Lembre de solicitar aos alunos que resolvam o problema usando uma tabela para organização da resposta ou para chegar à solução.
No caso do Google Formulários, você pode disponibilizar um campo para que os alunos enviem uma foto da resolução produzida ou para envio do link da resolução produzida via Google Planilhas.

Discussão das soluções
Organize as soluções apresentadas pelos alunos em forma de painel de soluções com auxílio do Google Apresentações, para disponibilizar o link para a turma por e-mail. Importante inserir os diferentes tipos de tabela para que a turma consiga enxergar possibilidades de resolução para esta estratégia. Caso a turma não tenha acesso aos recursos digitais você pode organizar os tipos de tabela apresentados nesta etapa em folhas impressas para que os alunos verifiquem as diferentes possibilidades.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Peça aos alunos para registrarem no caderno suas impressões sobre a resolução deste tipo de problema usando tabelas (facilidades, dificuldades), se eles entendem que qualquer problema pode ou deve ser resolvido com tabelas etc.

Raio X
Proponha aos alunos que resolvam o problema proposto no slide e os que estão no arquivo de atividade complementar presente nas orientações ao professor, utilizando de tabelas. É possível solicitar que os alunos resolvam os problemas com o apoio do Google Planilhas, enviando o link das resoluções para o professor, ou por escrito em folha comum, ou quadriculada usando régua e lápis para organização das tabelas.

Convite às famílias
Convide a família a auxiliar os alunos na elaboração das tabelas da etapa de Raio X para os problemas apresentados, independente se for uma produção digital ou física (por escrito).

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_10NUM02

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas