Nesta atividade, as crianças irão observar como a areia se comporta ao entrar em contato com a água e realizar explorações com esses materiais.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Deborah Cristina Conceição Paiva
Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses..
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Traços, sons, cores e formas.
Objetivos e códigos da Base
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Abordagem didática: Por suas características, a água gera diferentes sensações, como prazer, desconforto, frio e refrescância. Ela também permite muitas reflexões: conseguimos tocar a água, mas é difícil segurá-la com as mãos; quando jogada na terra, parece desaparecer; quando congelada, fica sólida; se misturada a elementos coloridos, muda a cor original, entre outras. Além disso, os objetos em contato com a água se comportam de maneiras distintas, alguns boiam, outros afundam etc. As propostas devem alternar entre investigações mais dirigidas e outras de brincadeiras nas quais as crianças ditam a exploração e o uso da água.
Código: EDI2_30UND05
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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