15972
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Brincando com água no tanque de Areia

Nesta atividade, as crianças irão observar como a areia se comporta ao entrar em contato com a água e realizar explorações com esses materiais.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Deborah Cristina Conceição Paiva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Construa e mantenha uma rotina de visitação ao tanque de areia. Garanta que a atividade não seja feita no primeiro contato da criança com o tanque, pois ela requer transição e adaptação em relação às diferentes texturas que proporcionam a todo o corpo da criança. Solicite previamente à comunidade e às famílias que enviem garrafas plásticas usadas, devidamente higienizadas, para complementar a experiência.

Materiais:

Garrafas plásticas com fundo e tampa recortados, para que formem um túnel sobre a areia, podendo também estarem cortadas ao meio para servirem de baldes ou potes. Pás, colheres, galhos e baldinhos ou bacias com água (garanta que tenha, ao menos, 1 para cada 2 crianças, para que elas não esperem tanto para manipular a água). Para atividades de transição: bacia com água, alguns outros itens que encontrar, como tampinhas de garrafa, pequenos potes etc. Máquina fotográfica para registro, pano ou toalha para limpar as mãos.

Espaços:

Tanque de areia.

Tempo sugerido:

50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças utilizam os diversos objetos na areia? Se atentam para atributos como cor, forma, tamanho e textura? Classificam sua utilização para uma função específica?

2. Como reagem às diferentes texturas da areia em contato com a água?

3. Como exploram o caminho da água percorrendo o tanque de areia?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todas as crianças se sintam confortáveis em relação ao contato e exploração com as diferentes texturas que o tanque de areia proporciona. Respeite o interesse, a necessidade e o tempo de cada uma.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Com os itens já dispostos dentro do tanque de areia e as bacias com água posicionadas em torno, permita que o grande grupo adentre o espaço. Por ter diversos itens convidativos, as crianças irão rapidamente iniciar suas explorações, escolhendo como desejam fazer, se querem se agrupar ou se querem explorar o espaço e os objetos de forma individual. Enquanto percorrem o espaço, contextualize dizendo que hoje a brincadeira no tanque de areia terá um elemento especial. Convide-as a observarem para fora do tanque para ver se descobrem o que é. Caso nenhuma criança mencione, mostre as bacias com água e diga que sua manipulação é de livre escolha, podendo usá-la nas brincadeiras com a areia.


2

Durante a brincadeira, auxilie as crianças que solicitarem ajuda com o despejar da água sob suas explorações na areia, mas permita que elas joguem a água a maneira delas. Aproveite esses momentos para engajar-se junto às crianças em seus jogos como brincante ativo, escave, misture e use os itens. Dessa forma, você poderá observar de perto, e na vivência com elas fornecer modelos para suas brincadeiras, sempre brincando junto com elas. É possível, por exemplo, fazer castelos, túneis, bolinhas de areia molhada, cobrir os objetos com areia, entre outras ações.

Aproveite esses momentos para fotografar e registrar as descobertas e diversas interações das crianças entre si, com os itens, com a areia e a água. Procure perceber se elas selecionam objetos, se os classificam, como os utilizam e como criam brincadeiras.

Possíveis ações do professor neste momento: Caso nenhuma criança tenha explorado essa ação, pegue uma garrafa plástica. Coloque-a sob a areia e escave, direcionando o percurso da água para que passe dentro da garrafa, como um túnel.

Possíveis falas do professor neste momento: Como será que água chegou até aqui? Por onde ela veio? Que legal esse pote que você escolheu! Como dá para usar? Pode me mostrar?


3

Pela disposição dos itens, há a possibilidade de livre escolha e de transição pelo tanque. Pequenos grupos irão se formar de acordo com os interesses das crianças, assim, conflitos por disputa de objetos e espaço podem surgir. Intervenha de maneira a ouvir as crianças envolvidas na situação. Incentive-as a expressarem seus sentimentos e frustrações, orientando para que juntas possam encontrar resoluções justas para todas. Por exemplo: garanta um tempo para cada uma utilizar o(s) objeto(s) desejados e depois em conjunto, caso considere possível, e assim por diante.


4

Embora brincadeiras com água e tanque de areia sejam muito atrativas, algumas crianças podem desinteressar-se rapidamente, ou até mesmo não tolerar por muito tempo o contato e textura da areia. Se alguma criança, por qualquer motivo, não se mostrar à vontade, respeite-a, mas não deixe de tentar inseri-la oferecendo seu colo, sua mão, acolhendo e permitindo que ela participe observando suas ações e a dos colegas. Para aquelas que necessitem variar a brincadeira, convide-as para saor do tanque e brincar com as bacias de água e outros itens disponíveis, como tampas de garrafas, potes etc. Deixe que explorem outras formas de brincar com a água.

Tenha também disponível um pano, caso a criança queira limpar-se ou enxugar-se.


Para finalizar:

Chegando próximo ao fim da atividade, antecipe as crianças sobre o encerramento, evitando assim uma finalização brusca que possa gerar frustrações e resistência por parte das crianças para saírem do ambiente. Respeite a transição do envolvimento delas com a brincadeira.

Ao final, peça ajuda das crianças para recolher os itens e deixar o tanque de areia livre para as próximas turmas. Com o grande grupo, tenha um momento de higienização para que lavem as mãos e troquem de roupa, caso seja necessário.

Desdobramentos

O ambiente do Tanque de Areia com água traz inúmeras possibilidades. A atividade pode ser repetida trocando os materiais, utilizando, por exemplo, pequenos pedaços de canos de pvc, peneiras, regadores, forminhas, panelas usadas, garrafinhas e potinhos, criando novas brincadeiras com a água e tornando tudo ainda mais divertido! Uma ideia é fazer vários bolos com as crianças utilizando potes de diferentes tamanhos e larguras, espalhados pelo espaço da areia, e utilizando um balde ou mangueira para fazer uma inundação. As crianças adoram e isso pode ser feito diversas vezes, construindo os bolos e depois utilizando pequenos baldes para inundar.

Engajando as famílias

Registre fotograficamente essa grande brincadeira e exponha para toda a turma. Permita que cada criança faça uma livre escolha da foto que mais gostou, para que possa levá-la para casa, tendo, assim, uma foto dela no momento da brincadeira. A foto servirá como suporte visual para que a criança relate a maneira dela sobre a brincadeira aos familiares, ficando com a foto de recordação de um dos momentos vividos na escola.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02ET05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02TS02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano