15970
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Contagem e registro a partir de coleções

Nesta atividade, as crianças irão separar os objetos colecionados, contá-los e registrar o número a que chegaram.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Evandro Tortora

Contagem e registro a partir de coleções

Apresente a proposta
Grave um breve vídeo apresentando uma coleção, da forma que está no plano, procedendo contagem e registro de forma animada. Instigue o desejo de participação ao convidar as crianças no decorrer do enredo. Explique para as famílias que é importante favorecerem esse contato das crianças, sendo parceiros delas em casa, para que depois você retome o trabalho na escola e o aprofunde.

Envie as orientações pela plataforma de comunicação que sua rede está usando ou via Whatsapp.

Adaptações necessárias
A proposta será convidar as famílias para acompanharem as crianças na separação de objetos colecionados e proceder contagem e registro conforme você orientar, de forma adaptada ao considerar o contexto domiciliar (de acordo com o plano).

Sugira às famílias
Oriente os familiares a favorecerem a seleção dos elementos e permitirem a livre exploração das crianças, interagindo e entrando na brincadeira com elas. Sugira que assistam juntos ao vídeo enviado, estimulando a separação e contagem, porém sem que seja uma situação escolar.

Para os familiares, esse será um momento de aproximação e aprofundamento de vínculo estável entre os envolvidos. Proponha que façam brincadeiras divertidas durante a atividade, como: ”1,2, feijão com arroz...”. Assim, estarão evocando lembranças da infância dos familiares, aproximando e unindo os envolvidos.

Para compartilhar com o grupo
Peça para compartilharem um registro com foto e comentário a respeito dessa vivência. Socialize-o com as famílias pela plataforma que estejam utilizando ou via Whatsapp. Selecione algumas imagens e coloque na sala de referência, uma estratégia para apoiar a transição durante a readaptação escolar, através da associação de memórias afetivas construídas em casa ao contexto escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI2_28UND04

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas