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Plano de aula - Situação problema com a ideia de terça parte

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver situação-problema associada a ideia de terça parte de um todo.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fátima Aparecida Marques Montesano,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC (EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema associada a ideia de terça parte de um todo.

Conceito-chave

Compreender o conceito de terça parte.

Conhecimentos prévios

Divisão por 3.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro;
  • Datashow (opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Orientação: Projete ou leia com os alunos o objetivo da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides de 3 a 5).

Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de terça parte, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surge a necessidade de os alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em partes iguais?
  • Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
  • Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
  • Quem sabe o que é terça parte?
  • Como podemos resolver a situação dos balões? Vamos dividir em partes iguais? O que você acham?
  • E do chocolate? Vamos dividi-lo em partes iguais? Como podemos saber se os pedaços são do mesmo tamanho?
  • Quem sabe quantos balões cada um vai receber?
  • Antes de repartir os balões, havia quantos balões? E depois de distribuí-los aumentou ou diminuiu?

Observação: Pode ocorrer de algum aluno recorrer ao uso da tabuada para resolver a situação dos balões. Alunos que conhecem bem a tabuada do 3 e do 4 facilmente relacionam que precisam de 3 grupos de 4 e concluem que 3x4=12.

Aquecimento (slides de 3 a 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de terça parte, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surge a necessidade de os alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em partes iguais?
  • Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
  • Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
  • Quem sabe o que é terça parte?
  • Como podemos resolver a situação dos balões? Vamos dividir em partes iguais? O que você acham?
  • E do chocolate? Vamos dividi-lo em partes iguais? Como podemos saber se os pedaços são do mesmo tamanho?
  • Quem sabe quantos balões cada um vai receber?
  • Antes de repartir os balões, havia quantos balões? E depois de distribuí-los aumentou ou diminuiu?

Observação: Pode ocorrer de algum aluno recorrer ao uso da tabuada para resolver a situação dos balões. Alunos que conhecem bem a tabuada do 3 e do 4 facilmente relacionam que precisam de 3 grupos de 4 e concluem que 3x4=12.

Aquecimento (slides de 3 a 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de terça parte, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surge a necessidade de os alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em partes iguais?
  • Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
  • Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
  • Quem sabe o que é terça parte?
  • Como podemos resolver a situação dos balões? Vamos dividir em partes iguais? O que você acham?
  • E do chocolate? Vamos dividi-lo em partes iguais? Como podemos saber se os pedaços são do mesmo tamanho?
  • Quem sabe quantos balões cada um vai receber?
  • Antes de repartir os balões, havia quantos balões? E depois de distribuí-los aumentou ou diminuiu?

Observação: Pode ocorrer de algum aluno recorrer ao uso da tabuada para resolver a situação dos balões. Alunos que conhecem bem a tabuada do 3 e do 4 facilmente relacionam que precisam de 3 grupos de 4 e concluem que 3x4=12.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo fração com ideia de terça parte.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.

Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
  • Você sabe explicar o que é a terça parte?
  • Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
  • Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Painel De Soluções (slides de 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução da situações-problema.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.

Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Você pode encontrar diferentes resoluções para essa situação-problema, como por exemplo:

  • adição de parcelas iguais;
  • uso de cálculo mental;
  • representação por desenhos;
  • uso da tabuada;
  • sobre-contagem.

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
  • Você sabe explicar o que é a terça parte?
  • Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
  • Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?

Painel De Soluções (slides de 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução da situações-problema.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.

Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
  • Você sabe explicar o que é a terça parte?
  • Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
  • Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?

Painel De Soluções (slides de 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução da situações-problema.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.

Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
  • Você sabe explicar o que é a terça parte?
  • Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
  • Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia, registre no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote no quadro, no flip-chart ou num cartaz para deixar afixado em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema? Qual vocês mais gostaram?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que é terça parte.

Orientações: Solicite que, os alunos individualmente, leiam a atividade e a realizem. Enquanto eles solucionam a situação-problema, circule pela sala e analise se eles demonstram ao buscar a solução da atividade se compreenderam o conceito de terça parte e quais os procedimentos que utilizam para resolvê-la. Os alunos podem resolver a situação-problema por adição de parcelas iguais, por sobrecontagem ou por um esquema que represente a parte conhecida e as outras duas que precisam ser calculadas. Proporcione na correção um momento que o aluno justifique seus procedimentos e analise se será necessário realizar outras atividades para sistematizar a aprendizagem dos conceitos de terça parte.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar o peso real do frango?
  • Explique quantos 2 quilos são precisos para obtermos o peso do frango?
  • Já temos uma parte que é dois quilos, quantas partes a mais precisamos para ter o peso total do frango?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Orientação: Projete ou leia com os alunos o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC (EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema associada a ideia de terça parte de um todo.

Conceito-chave

Compreender o conceito de terça parte.

Conhecimentos prévios

Divisão por 3.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro;
  • Datashow (opcional).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides de 3 a 5).

Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de terça parte, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surge a necessidade de os alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em partes iguais?
  • Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
  • Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
  • Quem sabe o que é terça parte?
  • Como podemos resolver a situação dos balões? Vamos dividir em partes iguais? O que você acham?
  • E do chocolate? Vamos dividi-lo em partes iguais? Como podemos saber se os pedaços são do mesmo tamanho?
  • Quem sabe quantos balões cada um vai receber?
  • Antes de repartir os balões, havia quantos balões? E depois de distribuí-los aumentou ou diminuiu?

Observação: Pode ocorrer de algum aluno recorrer ao uso da tabuada para resolver a situação dos balões. Alunos que conhecem bem a tabuada do 3 e do 4 facilmente relacionam que precisam de 3 grupos de 4 e concluem que 3x4=12.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de terça parte, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surge a necessidade de os alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em partes iguais?
  • Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
  • Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
  • Quem sabe o que é terça parte?
  • Como podemos resolver a situação dos balões? Vamos dividir em partes iguais? O que você acham?
  • E do chocolate? Vamos dividi-lo em partes iguais? Como podemos saber se os pedaços são do mesmo tamanho?
  • Quem sabe quantos balões cada um vai receber?
  • Antes de repartir os balões, havia quantos balões? E depois de distribuí-los aumentou ou diminuiu?

Observação: Pode ocorrer de algum aluno recorrer ao uso da tabuada para resolver a situação dos balões. Alunos que conhecem bem a tabuada do 3 e do 4 facilmente relacionam que precisam de 3 grupos de 4 e concluem que 3x4=12.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de terça parte, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surge a necessidade de os alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em partes iguais?
  • Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
  • Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
  • Quem sabe o que é terça parte?
  • Como podemos resolver a situação dos balões? Vamos dividir em partes iguais? O que você acham?
  • E do chocolate? Vamos dividi-lo em partes iguais? Como podemos saber se os pedaços são do mesmo tamanho?
  • Quem sabe quantos balões cada um vai receber?
  • Antes de repartir os balões, havia quantos balões? E depois de distribuí-los aumentou ou diminuiu?

Observação: Pode ocorrer de algum aluno recorrer ao uso da tabuada para resolver a situação dos balões. Alunos que conhecem bem a tabuada do 3 e do 4 facilmente relacionam que precisam de 3 grupos de 4 e concluem que 3x4=12.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo fração com ideia de terça parte.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.

Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
  • Você sabe explicar o que é a terça parte?
  • Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
  • Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução da situações-problema.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.

Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Você pode encontrar diferentes resoluções para essa situação-problema, como por exemplo:

  • adição de parcelas iguais;
  • uso de cálculo mental;
  • representação por desenhos;
  • uso da tabuada;
  • sobre-contagem.

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
  • Você sabe explicar o que é a terça parte?
  • Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
  • Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução da situações-problema.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.

Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
  • Você sabe explicar o que é a terça parte?
  • Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
  • Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução da situações-problema.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.

Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
  • Você sabe explicar o que é a terça parte?
  • Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
  • Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia, registre no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote no quadro, no flip-chart ou num cartaz para deixar afixado em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema? Qual vocês mais gostaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que é terça parte.

Orientações: Solicite que, os alunos individualmente, leiam a atividade e a realizem. Enquanto eles solucionam a situação-problema, circule pela sala e analise se eles demonstram ao buscar a solução da atividade se compreenderam o conceito de terça parte e quais os procedimentos que utilizam para resolvê-la. Os alunos podem resolver a situação-problema por adição de parcelas iguais, por sobrecontagem ou por um esquema que represente a parte conhecida e as outras duas que precisam ser calculadas. Proporcione na correção um momento que o aluno justifique seus procedimentos e analise se será necessário realizar outras atividades para sistematizar a aprendizagem dos conceitos de terça parte.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar o peso real do frango?
  • Explique quantos 2 quilos são precisos para obtermos o peso do frango?
  • Já temos uma parte que é dois quilos, quantas partes a mais precisamos para ter o peso total do frango?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

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