15965
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Desenhando com arame

Nesta atividade, as crianças irão elaborar desenhos em três dimensões, inspirados pela obra do artista Gavin Worth.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Adamari Rodolfo Depetris

Apresente a proposta
Nesta sequência de atividades, as crianças terão a oportunidade de experimentar diversas formas de desenho. Grave um vídeo conversando com elas e suas famílias sobre as diversas formas como podemos realizar desenhos. No vídeo, você poderá mostrar tanto alguns desenhos seus, feitos com riscantes diferentes, quanto apresentar algumas obras da artista Eliane de Camargo (disponível aqui), convidando todos a apreciá-las com você. O vídeo e os áudios explicativos sobre as demais atividades poderão ser enviados por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede está utilizando.

Adaptações necessárias
Para o plano “Desenho com lápis grafite”, será necessário oferecer à criança algumas folhas em branco e riscantes como grafite e carvão, de modo que ela possa perceber as semelhanças entre os riscantes disponibilizados e os utilizados nas obras apresentadas. Caso a família não tenha como disponibilizar o carvão, poderá substituí-lo por giz de cera preto. No plano “Desenho e natureza”, na falta de um ambiente natural externo, a família poderá convidar a criança a observar o ambiente pela janela de casa, para representá-lo por meio de um desenho, e pesquisar os elementos da natureza presentes em casa, como frutas, legumes e folhagens que possam compor a obra. No plano “O desenho e o corpo”, a família deverá apresentar imagens da artista Heater Hansen (disponível aqui), que deverão ser enviadas por você, via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, para inspirar as crianças. A família poderá oferecer qualquer tipo de fita ou cordão para a representação dos movimentos apresentados nas obras, além de folhas de diversos tamanhos para que as crianças os representem com lápis grafite ou caneta hidrográfica preta. Se não for possível variar os tamanhos, folhas comuns também poderão ser utilizadas. Para a realização do plano “Jogo da memória com desenhos autorais”, poderão utilizar para os desenhos folhas de papel mais durinhas, que podem ser até reutilizadas de embalagens de produtos. No plano “Desenhando com arame”, é importante que a família apresente as imagens da artista Gavin Worth (disponível aqui), que você enviará para inspirar as crianças. No plano, sugere-se arames para a representação das obras de arte. Porém, na falta deles em casa, a família poderá oferecer amarradores de sacola de pão ou papel alumínio.

Sugira às famílias
1) Desenho com lápis grafite - Oriente aos familiares que convidem a criança a fazer um desenho utilizando o lápis grafite, como faz em suas obras a artista apresentada no vídeo. Para que a criança se sinta ainda mais entusiasmada a desenhar, incentive os familiares a fazer uma produção junto com ela, eles como os artistas e a criança indicando o que é possível desenhar e criar na folha. Mostre que é importante que, no momento da produção das crianças, os familiares fiquem por perto dela, incentivando-a e conversando sobre suas produções.

2) Desenho e natureza - Depois da observação do ambiente, sugira aos familiares que convidem a criança a representar em um desenho o que observou. Oriente aos familiares que auxiliem a criança, se necessário, a fixar os elementos naturais escolhidos para compor o desenho na folha, seja com fita adesiva ou cola. Sugira que disponibilizem o grafite e deixem que a criança desenhe livremente, inspirada em suas próprias observações, garantindo espaço para a livre expressão e a criatividade. Oriente também que, se a criança desejar colorir a produção depois de tê-la traçado com o grafite, ofereçam riscantes como lápis de cor e giz de cera.

3) O desenho e o corpo - Após as crianças já terem dançado com as fitas ou cordões para representar os movimentos que a artista faz em suas obras, oriente que os familiares as convidem a representar os movimentos por meio de desenhos. Enquanto desenham, sugira aos familiares que conversem com a criança sobre o que irá representar, o porquê dos materiais escolhidos e quais ideias ela teve.

4) Jogo da memória com desenhos autorais - Antes de partir para o desenho, oriente às famílias que oportunizem um momento de brincadeira com algum jogo da memória que tenham disponível, ou poderá ser um jogo virtual também. Oriente que brinquem juntos e retomem as regras do jogo. Depois, sugira aos familiares que incentivem a criança a fazer o próprio jogo da memória. No momento do desenho, oriente que fiquem por perto da criança, conversando sobre o que vai desenhar, o porquê da escolha dos materiais e as ideias que teve, oferecendo novos materiais, se necessário, auxiliando-as e lembrando-as que os dois desenhos precisam ficar parecidos.

5) Desenhando com arame - Oriente à família que converse com a criança sobre as obras da artista Gavin Worth, feitas com arame, chamando a atenção para os detalhes de cada obra. Depois, oriente que disponibilizem os arames, amarradores ou papel alumínio para a criança explorar e conhecer o material. Após a exploração, sugira às famílias que incentivem a criança a produzir sua própria obra de arte utilizando esses materiais. Mostre a importância de apoiar e valorizar as iniciativas da criança.

Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que guardem todos os desenhos realizados e que escolham um deles para a criança levar para a escola no retorno às atividades. Na escola, planeje um momento para que elas possam socializar suas produções artísticas.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_20UND05

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas