15962
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Inferir as perguntas e as escolhas lexicais em uma entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre elaborar perguntas coerentes com as respostas dadas e escolher palavras adequadas, exercitando as inferências sobre as marcas linguísticas utilizadas.

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Fotocópias da entrevista com as perguntas retiradas; Computador com projetor e acesso à internet; Fotocópias da entrevista impressa completa.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Distinguir perguntas favoráveis à interação na entrevista daquelas fechadas e pouco propícias para o diálogo;

Verificar elementos da resposta que indicam posicionamento para inferir a pergunta possível.

Referências sobre o assunto:

MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.

FARIA, Maria Alice; ZANCHETTA JR., Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002. p. 57-60.

CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: Conceitos e fundamentos. Travessias, v. 11, p. 244-269, 2017.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Faça aos alunos a pergunta do slide. Recolha as informações trazidas por eles e complemente-as se necessário.
  • O dublador é o profissional dedicado a utilizar sua voz e sua performance na língua local para substituir àquelas do personagem original em língua estrangeira em filmes, séries, animações etc.
  • Diga aos alunos que o texto com que trabalharão é uma entrevista com um dublador.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em pequenos grupos (de 3 a 4 integrantes, por exemplo). A realização da atividade em grupos visa a propiciar a troca de informações e a construção conjunta de conhecimento.
  • Distribua a cada aluno o texto adaptado para a atividade didática proposta.
  • Explique aos alunos que o texto que receberam teve algumas de suas perguntas retiradas, assim como algumas palavras das respostas.
  • Esclareça que a tarefa é criar perguntas coerentes com o conteúdo e com a linguagem do restante da entrevista.
  • Explique que não é objetivo descobrir exatamente qual era a opção original, mas completar o texto recebido de forma adequada, ainda que não seja com a opção do texto original.
  • Dê um tempo para a realização da atividade (sugerimos 15 minutos) e deixe que os alunos procedam com a tarefa.
  • Percorra a classe para orientar o trabalho de cada grupo e tirar dúvidas dos alunos.

Materiais complementares: Para acessar o texto adaptado para a atividade didática proposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminado o tempo proposto, distribua o texto original a todos os alunos.
  • Peça para que eles, ainda em grupos, cotejem o texto original com o reconstruído por eles.
  • Por fim, projete ou leia a pergunta do slide e medie a discussão.
  • Procure confirmar as opções que, ainda que diferentes do texto original, foram adequadas. Para as opções inadequadas, faça com que os alunos debatam para averiguar os motivos da adequação, citando outras escolhas do mesmo texto.

Materiais complementares: Para acessar o texto original, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide para os alunos.
  • Diga que, agora que já trabalharam com o estilo em entrevistas, que procurem relacionar as escolhas de linguagem com a finalidade da entrevista como um todo. Particularmente no texto em questão, espera-se que os alunos percebam a criação de uma relação de proximidade tanto entre os interlocutores quanto com o leitor, especialmente devido ao suporte (uma revista destinada ao público jovem). Visa ainda a apresentar ao público uma profissão pouco compreendida pelo público geral (o dublador), bem como um posicionamento crítico de alguém que exerce tal profissão em relação ao trabalho.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Fotocópias da entrevista com as perguntas retiradas; Computador com projetor e acesso à internet; Fotocópias da entrevista impressa completa.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Distinguir perguntas favoráveis à interação na entrevista daquelas fechadas e pouco propícias para o diálogo;

Verificar elementos da resposta que indicam posicionamento para inferir a pergunta possível.

Referências sobre o assunto:

MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.

FARIA, Maria Alice; ZANCHETTA JR., Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002. p. 57-60.

CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: Conceitos e fundamentos. Travessias, v. 11, p. 244-269, 2017.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Faça aos alunos a pergunta do slide. Recolha as informações trazidas por eles e complemente-as se necessário.
  • O dublador é o profissional dedicado a utilizar sua voz e sua performance na língua local para substituir àquelas do personagem original em língua estrangeira em filmes, séries, animações etc.
  • Diga aos alunos que o texto com que trabalharão é uma entrevista com um dublador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em pequenos grupos (de 3 a 4 integrantes, por exemplo). A realização da atividade em grupos visa a propiciar a troca de informações e a construção conjunta de conhecimento.
  • Distribua a cada aluno o texto adaptado para a atividade didática proposta.
  • Explique aos alunos que o texto que receberam teve algumas de suas perguntas retiradas, assim como algumas palavras das respostas.
  • Esclareça que a tarefa é criar perguntas coerentes com o conteúdo e com a linguagem do restante da entrevista.
  • Explique que não é objetivo descobrir exatamente qual era a opção original, mas completar o texto recebido de forma adequada, ainda que não seja com a opção do texto original.
  • Dê um tempo para a realização da atividade (sugerimos 15 minutos) e deixe que os alunos procedam com a tarefa.
  • Percorra a classe para orientar o trabalho de cada grupo e tirar dúvidas dos alunos.

Materiais complementares: Para acessar o texto adaptado para a atividade didática proposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminado o tempo proposto, distribua o texto original a todos os alunos.
  • Peça para que eles, ainda em grupos, cotejem o texto original com o reconstruído por eles.
  • Por fim, projete ou leia a pergunta do slide e medie a discussão.
  • Procure confirmar as opções que, ainda que diferentes do texto original, foram adequadas. Para as opções inadequadas, faça com que os alunos debatam para averiguar os motivos da adequação, citando outras escolhas do mesmo texto.

Materiais complementares: Para acessar o texto original, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide para os alunos.
  • Diga que, agora que já trabalharam com o estilo em entrevistas, que procurem relacionar as escolhas de linguagem com a finalidade da entrevista como um todo. Particularmente no texto em questão, espera-se que os alunos percebam a criação de uma relação de proximidade tanto entre os interlocutores quanto com o leitor, especialmente devido ao suporte (uma revista destinada ao público jovem). Visa ainda a apresentar ao público uma profissão pouco compreendida pelo público geral (o dublador), bem como um posicionamento crítico de alguém que exerce tal profissão em relação ao trabalho.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano