15961
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O texto teatral: pontuação, entonação e rubricas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre perceber como se dá a relação entre pontuação, rubrica e entonação no texto dramático.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Patrícia Pompeu Brasil

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Faça um vídeo para os alunos apresentando o livro Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Apresente também uma breve biografia do autor (disponível no Plano). Diga que irão trabalhar com um trecho do livro. Mostre uma cena do filme O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, para ativar os conhecimentos prévios dos alunos (é possível que alguns conheçam o filme ou a minissérie). Encerre seu vídeo dizendo que irá compartilhar com eles o trecho do livro e algumas questões para responderem em duplas.

Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos o trecho do Auto da Compadecida, disponível nos slides de Desenvolvimento 2, 3 e 4, junto às seguintes questões: a. Observe as expressões entre parênteses, destacadas em verde no texto. O que vocês acham que elas indicam? Qual sua função no texto? b. Observe os sinais de pontuação destacados no texto. O que eles indicam? Qual sua função no texto? (Possibilidades de respostas e maiores aprofundamentos estão nas Orientações do Plano.) Peça que os alunos postem suas respostas em um Documento colaborativo criado no Google Drive (um documento para toda a turma).
Após essa atividade, peça, por áudio ou por escrito, que as duplas assistam a um trecho do fillme O Auto da Compadecida, disponível aqui, e comparem a encenação dos atores, gestos e formas de falar com as indicações em verde no texto, para ver se se correspondem. Peça que anotem o que observaram no mesmo Documento colaborativo criado. Estabeleça um prazo e depois peça que as duplas leiam os trabalhos umas das outras para trocarem aprendizagens entre os pares. Estabeleça um prazo para essa leitura e intervenha acrescentando comentários no Documento colaborativo, se necessário.

Fechamento
Depois desse processo, sorteie uma das duplas para que os alunos façam um resumo das principais ideias, um apanhado geral a partir das respostas das demais duplas e dos seus comentários. Esse procedimento de sorteio de duplas para fazer o resumo das conclusões da aula pode ser repetido em outras aulas para que outras duplas sejam escolhidas. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
Você pode sugerir às famílias que leiam o trecho disponibilizado e o comparem com o vídeo, para auxiliar na percepção das diferenças e semelhanças pelos alunos. Além disso, sugira que assistam ao filme O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, ou à minissérie, caso tenham possibilidade, pois é uma grande obra do cinema nacional baseada em uma grande obra da literatura nacional.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_10SQA04

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas