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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura e compreensão de história em quadrinhos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre leitura e compreensão de história em quadrinhos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzana De Carvalho Lima Kawai

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzana Kawai
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Leitura e compreensão de história em quadrinhos

Finalidade da aula: Situar e analisar a representação de valores sociais e culturais presentes numa história em quadrinhos.

Ano:6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: História em quadrinhos

Objeto(s) do conhecimento: Reprodução das condições de produção e circulação. Reprodução e réplica. Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP44

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

 

Materiais necessários:

  • projetor;
  • cópias preferencialmente coloridas da HQ a ser trabalhada.

 

Informações sobre o gênero:

Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões ou os efeitos sugeridos pelas linhas cinéticas. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.

 

Dificuldades antecipadas: dificuldades em perceber os sentidos que os recursos multissemióticos podem revelar, por prender-se demais à palavra escrita, sem perceber o que está expresso pela linguagem não verbal.

 

Referências sobre o assunto:

Site da fundação Gilberto Freyre: http://fundacaogilbertofreyre.blogspot.com/

Vídeo do canal “O Recife Assombrado” sobre a adaptação em quadrinhos da obra “Assombrações do Recife Velho” https://www.youtube.com/watch?v=ZkBfw6OM6J8

Site “O Recife Assombrado” com outras lendas e causos de assombração da cidade em quadrinhos: http://www.orecifeassombrado.com/quadrinhos/o-homem-que-ria-3/




Código: LPO6_09SQA03

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.


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