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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Aplicando a concordância nominal a partir da reescrita de um trecho de reportagem.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre aplicar a regra fundamental da concordância nominal, a partir da leitura e da reescrita de um trecho de reportagem.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudio Santana Bispo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
LPO6_12ATS03

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200); Google Drive (tutorial em https://youtu.be/CI_jN0ieQCw ); Google Docs (tutorial em https://youtu.be/H6QtVQxs7AE )

Introdução

Envie um áudio aos alunos dizendo que vocês irão trabalhar a Concordância Nominal em uma reportagem. É interessante relembrar a regra básica da concordância nominal, bem como as características do gênero Reportagem, disponíveis no Plano de Aula (Orientações). Poste em uma pasta do Google Drive a versão adaptada da reportagem disponível nos slides de Desenvolvimento do Plano, e oriente os alunos a copiarem o texto em um arquivo do Google Docs e destacarem as partes das falas dos entrevistados nas quais a concordância nominal não esteja de acordo com a regra estudada. Avise-os que as demais orientações da atividade irão por escrito, junto com o texto.

Desenvolvimento

Oriente os alunos, por escrito, a reescreverem os trechos marcados de acordo com a regra básica da concordância nominal, no Google Doc criado. Caso não seja possível o uso desse recurso, faça as orientações pelos canais combinados por vocês. Junto com essas Orientações para a atividade, aproveite para enfatizar que em situações do cotidiano (tanto na fala quanto na escrita) é muito comum a não aplicação da regra padrão da concordância nominal, e sim, de outra regra: basta flexionar um dos elemento da sentença (o artigo ou o pronome), como por exemplo em “Dá muito trabalho consertar os barraco e as muleta”. Entretanto, devemos aprender a regra padrão pois ainda é necessário sabê-la para acessar meios como a escola, a universidade, cursos, fazer uma entrevista de emprego, escrever um documento, dentre outros. Marque uma data para a entrega da atividade e auxilie sua turma pelos meios de comunicação combinados por vocês.

Fechamento

Após ver as produções de seus alunos, faça um compilado com os principais destaques que você julgue importante e compartilhe com eles via Google Drive ou outro canal. Envie novo áudio, avisando que eles deverão responder às perguntas abaixo (no mesmo Doc onde fizeram as reescritas das falas), com base no que aprenderam com o exercício:

     1. Que mudanças você precisou fazer nas falas dos entrevistados para adequá-las à variedade padrão da língua?

     2. No caso de uma reportagem publicada em meios impressos ou digitais, como são normalmente empregadas as regras de concordância nominal? Explique por quê.

Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula. Aproveite para dar mais exemplos e conversar mais sobre a variação linguística da nossa Língua, que faz com que haja duas regras de concordância nominal convivendo e funcionando em diferentes situações de uso.

Convite às famílias

A palavra mais bonita da quarentena é, sem dúvida, SOLIDARIEDADE. Na reportagem deste Plano, que se passa bem antes da situação que estamos vivendo, conhecemos o seu Sebastião, um catador de recicláveis que, mesmo não tendo muito, compartilha o pouco que tem para ajudar a fazer um mundo melhor. Temos visto, nas Redes Sociais e na TV, muitas pessoas se unindo para ajudar os outros. Que tal sugerir às famílias de seus alunos alguma ação solidária? Pode ser desde doar roupas e comida para alguém (ações mais individuais) até criar uma campanha financeira online para apoiar alguma instituição (ação coletiva). As famílias que quiserem, podem compartilhar fotos do momento da separação coletiva das roupas (brinquedos, livros, calçados…) para doar, no grupo da turma. OBS: é importante, aqui, enfatizar que é uma sugestão, pois no caso de escolas públicas periféricas, há muitas famílias de nossos alunos que precisam de doações, e não têm condições de doar. Neste caso, seria interessante organizar campanhas solidárias para apoiar essas famílias, a partir de redes de amigos, colegas, familiares, comerciantes etc.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_12ATS03

(EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).


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