Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Ormastroni
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Juliana Ormastroni
Título da aula: Explorando a multimodalidade: os elementos verbais e não verbais em contribuição à construção de sentidos
Finalidade da aula: Explorar as multissemioses de um texto, a fim de construir sentidos sobre o gênero do discurso infográfico, sobre a relação entre elementos verbais e não verbais e de transformar o texto não verbal em texto verbal e vice-versa.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Infográfico (estático/animado)
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias e procedimentos de leitura. Relação do verbal com outras semioses. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP33
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico (estático e animado) no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Cópia do infográfico e das imagens disponíveis em http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html ou projetor/datashow para exibi-las.
Informações sobre o gênero:O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas:Os alunos podem encontrar dificuldades para entender o funcionamento dos diferentes modos semióticos que compõem o gênero. É possível, também, que eles deem mais atenção ao verbal em detrimento do não verbal no momento de leitura do infográfico.
Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm
https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905
http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf
http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54
Código: LPO7_08SQA03
(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes