Atividade para impressão - Exercício - LPO7_08SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando a multimodalidade: os elementos verbais e não verbais em contribuição à construção de sentidos
Plano 3 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico (estático e animado) no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Cópia do infográfico e das imagens disponíveis em http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html ou projetor/datashow para exibi-las.
Informações sobre o gênero:O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas:Os alunos podem encontrar dificuldades para entender o funcionamento dos diferentes modos semióticos que compõem o gênero. É possível, também, que eles deem mais atenção ao verbal em detrimento do não verbal no momento de leitura do infográfico.
Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm
https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905
http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf
http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Essa atividade prevê que o aluno já tenha entrado em contato com o gênero do discurso infográfico. Organize os alunos em grupos. Consideramos que grupos com 3 (três) alunos favorece a interação e contribui para que o professor ofereça atendimento a toda turma.
- Solicite aos alunos que observem duas imagens disponíveis no link, em que há um infográfico completo e outras duas imagens que representam o processo de construção desse produto final: uma somente ilustrada e colorida e outra imagem em que há ilustrações e linguagem verbal, mas sem cores. Apresente as imagens aos alunos e convide-os a acessarem a memória ativa do que sabem sobre os infográficos.
- Pergunte aos alunos se essas imagens correspondem a infográficos e peça-lhes que se justifiquem, anotando no caderno quais elementos são necessários para que as imagens tornem-se um infográfico.
Materiais complementares
Fonte:CALIL, Davi. Como vivem os esquimós. 2012. Infográfico. Disponível em: < http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html> Acesso em 10 set. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos uma folha com a ilustração do infográfico sem o texto verbal ou a projete. Solicite que os alunos observem as ilustrações e que as “transformem” oralmente em texto verbal. Por exemplo, a partir da observação das imagens, os alunos podem falar sobre o tipo de moradia dos esquimós, como conseguem alimentos, como são suas roupas e meio de transporte. Isso possibilita que eles observem as diferentes formas de dizer e apropriem-se delas por meio do uso de distintas linguagens.
- Apresente aos alunos o infográfico completo, disponível no mesmo link, e convide-os à leitura. Peça aos alunos que comparem as três possibilidades do material apresentado e indiquem qual versão encontra-se mais completa e por quê. Retome o que foi respondido na introdução da aula (quais elementos são necessários para que as imagens tornem-se um infográfico) e instigue-os a observarem o aspecto visual do infográfico. Solicite-lhes que completem, se necessário, suas anotações sobre elementos que compõem o infográfico, como as cores, fundos, ilustrações, box, recursos gráficos, disposição espacial das imagens e palavras, uso de negrito e tamanho das fontes.
- Solicite aos alunos que transformem o texto verbal em texto não verbal. Oriente os alunos de que o texto não verbal pode ser representado em cores, ilustrações, gráficos, setas e outros recursos gráficos.. Você pode imprimir a atividade no link disponível em “Materiais complementares”.
- Peça aos alunos que respondam:
O infográfico “Como vivem os esquimós” foi extraído da seção “Pergunta do leitor”, da revista Mundo Estranho.
- Observe a expressão “Numa fria”, que antecede o título do infográfico. Há alguma relação entre a expressão e o fundo empregado? Em caso positivo, qual?
- O que indica o posicionamento das imagens? Há relação entre as imagens e o texto verbal? Explique sua resposta.
- Quais outros recursos gráficos, além das ilustrações, você observa no infográfico? Por que eles são empregados?
- Observe o tamanho e cores das fontes empregadas. Como estão organizados e por que foram usados dessa forma?
- Como estão dispostas as partes do texto (título, subtítulo e parágrafos)? Por que as partes estão organizadas dessa forma?
- Além da escrita, quais recursos são importantes para a construção de sentidos num infográfico? Por quê?
Materiais complementares: Atividade 2 para impressão no link: clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Convide os grupos a socializarem suas respostas. Retome a pergunta apresentada no início da aula (quais são as relações entre a linguagem verbal e a não verbal?) e solicite que os alunos respondam a questão apresentada no slide. É importante que os alunos percebam que ambas as linguagens, a verbal e a não verbal, complementam-se com o objetivo de promover a compreensão do conhecimento que o infográfico explica.
- Solicite que os alunos anotem, no caderno, a conclusão a que chegaram.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Vamos observar duas imagens
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e lhes envie as duas imagens disponíveis aqui. Peça que as observem e pensem no processo de construção de um infográfico. Seguindo as orientações do plano original, pergunte: quais são os elementos necessários para que as imagens se tornem um infográfico? (As imagens a serem enviadas são aquela somente ilustrada e colorida, e outra em que há ilustrações e linguagem verbal, mas sem cores.)
Estabeleça um prazo para que observem a imagem e deem um retorno a você, por áudio ou e-mail, com a resposta.
Desenvolvimento: Vamos observar as diferentes versões do infográfico
Se possível, nesta etapa da aula, organize um encontro síncrono para compartilhar com os alunos a ilustração do infográfico sem o texto verbal. Solicite que transformem as ilustrações, oralmente, em texto verbal. Por exemplo, a partir da observação das imagens, os alunos podem falar sobre o tipo de moradia dos esquimós, como conseguem alimentos, como são suas roupas e meio de transporte. Isso possibilita que eles observem as diferentes formas de dizer e apropriem-se delas por meio do uso de distintas linguagens. Caso não seja possível a realização de um encontro síncrono, envie as imagens e peça que respondam, por escrito, como cada uma poderia ser descrita verbalmente.
Após a realização da etapa anterior e com as respostas dos alunos em mãos, envie o infográfico completo, disponível aqui, e convide-os à leitura. Peça que comparem as três possibilidades do material apresentado e indiquem qual versão encontra-se mais completa e por quê. Retome o que foi respondido na introdução da aula (quais elementos são necessários para que as imagens se tornem um infográfico) e instigue-os a observar o aspecto visual do infográfico. Solicite que completem, se necessário, suas anotações sobre elementos que compõem o infográfico, como cores, fundos, ilustrações, boxes, recursos gráficos, disposição espacial das imagens e palavras, uso de negrito e tamanho das fontes.
Solicite aos alunos que transformem o texto verbal em texto não verbal. Oriente-os sobre o fato de que o texto não verbal pode ser representado em cores, ilustrações, gráficos, setas e outros recursos gráficos. Envie aos alunos a atividade disponível em materiais complementares, juntamente com as perguntas apresentadas no slide de desenvolvimento. Estabeleça um prazo para que os alunos realizem e entreguem a tarefa a você.
Fechamento: Quais são as relações entre a linguagem verbal e a não verbal?
Como devolutiva da etapa anterior, organize, em um documento Word, um quadro-síntese com as informações sobre o gênero infográfico e suas características, com uma comparação entre as respostas dadas pelos alunos e as questões levantadas anteriormente. Reforce a explicação sobre as relações entre a linguagem verbal e a não verbal, e envia a devolutiva. É importante que eles percebam que ambas as linguagens, a verbal e a não verbal, complementam-se com o objetivo de promover a compreensão do conhecimento que o infográfico explica.
Convite às famílias
Estimule os alunos a apresentar aos familiares o conteúdo estudado e a conversar com eles sobre a linguagem verbal e não verbal, sobre como elas se unem no gênero infográfico para transmitir a informação desejada. Incentive-os também a perguntar aos familiares se eles têm o hábito de ler infográficos para se informar sobre assuntos de seu interesse. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Ormastroni
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Juliana Ormastroni
Título da aula: Explorando a multimodalidade: os elementos verbais e não verbais em contribuição à construção de sentidos
Finalidade da aula: Explorar as multissemioses de um texto, a fim de construir sentidos sobre o gênero do discurso infográfico, sobre a relação entre elementos verbais e não verbais e de transformar o texto não verbal em texto verbal e vice-versa.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Infográfico (estático/animado)
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias e procedimentos de leitura. Relação do verbal com outras semioses. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP33
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico (estático e animado) no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Cópia do infográfico e das imagens disponíveis em http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html ou projetor/datashow para exibi-las.
Informações sobre o gênero:O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas:Os alunos podem encontrar dificuldades para entender o funcionamento dos diferentes modos semióticos que compõem o gênero. É possível, também, que eles deem mais atenção ao verbal em detrimento do não verbal no momento de leitura do infográfico.
Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm
https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905
http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf
http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54