15958
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Explorando a multimodalidade: os elementos verbais e não verbais em contribuição à construção de sentidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre explorar as multissemioses de um texto, a fim de construir sentidos sobre o gênero do discurso infográfico.

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico (estático e animado) no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Cópia do infográfico e das imagens disponíveis em http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html ou projetor/datashow para exibi-las.

Informações sobre o gênero:O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas:Os alunos podem encontrar dificuldades para entender o funcionamento dos diferentes modos semióticos que compõem o gênero. É possível, também, que eles deem mais atenção ao verbal em detrimento do não verbal no momento de leitura do infográfico.

Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm

https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf

http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf

http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Essa atividade prevê que o aluno já tenha entrado em contato com o gênero do discurso infográfico. Organize os alunos em grupos. Consideramos que grupos com 3 (três) alunos favorece a interação e contribui para que o professor ofereça atendimento a toda turma.
  • Solicite aos alunos que observem duas imagens disponíveis no link, em que há um infográfico completo e outras duas imagens que representam o processo de construção desse produto final: uma somente ilustrada e colorida e outra imagem em que há ilustrações e linguagem verbal, mas sem cores. Apresente as imagens aos alunos e convide-os a acessarem a memória ativa do que sabem sobre os infográficos.
  • Pergunte aos alunos se essas imagens correspondem a infográficos e peça-lhes que se justifiquem, anotando no caderno quais elementos são necessários para que as imagens tornem-se um infográfico.

Materiais complementares

Fonte:CALIL, Davi. Como vivem os esquimós. 2012. Infográfico. Disponível em: < http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html> Acesso em 10 set. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos uma folha com a ilustração do infográfico sem o texto verbal ou a projete. Solicite que os alunos observem as ilustrações e que as “transformem” oralmente em texto verbal. Por exemplo, a partir da observação das imagens, os alunos podem falar sobre o tipo de moradia dos esquimós, como conseguem alimentos, como são suas roupas e meio de transporte. Isso possibilita que eles observem as diferentes formas de dizer e apropriem-se delas por meio do uso de distintas linguagens.
  • Apresente aos alunos o infográfico completo, disponível no mesmo link, e convide-os à leitura. Peça aos alunos que comparem as três possibilidades do material apresentado e indiquem qual versão encontra-se mais completa e por quê. Retome o que foi respondido na introdução da aula (quais elementos são necessários para que as imagens tornem-se um infográfico) e instigue-os a observarem o aspecto visual do infográfico. Solicite-lhes que completem, se necessário, suas anotações sobre elementos que compõem o infográfico, como as cores, fundos, ilustrações, box, recursos gráficos, disposição espacial das imagens e palavras, uso de negrito e tamanho das fontes.
  • Solicite aos alunos que transformem o texto verbal em texto não verbal. Oriente os alunos de que o texto não verbal pode ser representado em cores, ilustrações, gráficos, setas e outros recursos gráficos.. Você pode imprimir a atividade no link disponível em “Materiais complementares”.
  • Peça aos alunos que respondam:

O infográfico “Como vivem os esquimós” foi extraído da seção “Pergunta do leitor”, da revista Mundo Estranho.

  • Observe a expressão “Numa fria”, que antecede o título do infográfico. Há alguma relação entre a expressão e o fundo empregado? Em caso positivo, qual?
  • O que indica o posicionamento das imagens? Há relação entre as imagens e o texto verbal? Explique sua resposta.
  • Quais outros recursos gráficos, além das ilustrações, você observa no infográfico? Por que eles são empregados?
  • Observe o tamanho e cores das fontes empregadas. Como estão organizados e por que foram usados dessa forma?
  • Como estão dispostas as partes do texto (título, subtítulo e parágrafos)? Por que as partes estão organizadas dessa forma?
  • Além da escrita, quais recursos são importantes para a construção de sentidos num infográfico? Por quê?

Materiais complementares: Atividade 2 para impressão no link: clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Convide os grupos a socializarem suas respostas. Retome a pergunta apresentada no início da aula (quais são as relações entre a linguagem verbal e a não verbal?) e solicite que os alunos respondam a questão apresentada no slide. É importante que os alunos percebam que ambas as linguagens, a verbal e a não verbal, complementam-se com o objetivo de promover a compreensão do conhecimento que o infográfico explica.
  • Solicite que os alunos anotem, no caderno, a conclusão a que chegaram.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico (estático e animado) no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Cópia do infográfico e das imagens disponíveis em http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html ou projetor/datashow para exibi-las.

Informações sobre o gênero:O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas:Os alunos podem encontrar dificuldades para entender o funcionamento dos diferentes modos semióticos que compõem o gênero. É possível, também, que eles deem mais atenção ao verbal em detrimento do não verbal no momento de leitura do infográfico.

Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm

https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf

http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf

http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Essa atividade prevê que o aluno já tenha entrado em contato com o gênero do discurso infográfico. Organize os alunos em grupos. Consideramos que grupos com 3 (três) alunos favorece a interação e contribui para que o professor ofereça atendimento a toda turma.
  • Solicite aos alunos que observem duas imagens disponíveis no link, em que há um infográfico completo e outras duas imagens que representam o processo de construção desse produto final: uma somente ilustrada e colorida e outra imagem em que há ilustrações e linguagem verbal, mas sem cores. Apresente as imagens aos alunos e convide-os a acessarem a memória ativa do que sabem sobre os infográficos.
  • Pergunte aos alunos se essas imagens correspondem a infográficos e peça-lhes que se justifiquem, anotando no caderno quais elementos são necessários para que as imagens tornem-se um infográfico.

Materiais complementares

Fonte:CALIL, Davi. Como vivem os esquimós. 2012. Infográfico. Disponível em: < http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html> Acesso em 10 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos uma folha com a ilustração do infográfico sem o texto verbal ou a projete. Solicite que os alunos observem as ilustrações e que as “transformem” oralmente em texto verbal. Por exemplo, a partir da observação das imagens, os alunos podem falar sobre o tipo de moradia dos esquimós, como conseguem alimentos, como são suas roupas e meio de transporte. Isso possibilita que eles observem as diferentes formas de dizer e apropriem-se delas por meio do uso de distintas linguagens.
  • Apresente aos alunos o infográfico completo, disponível no mesmo link, e convide-os à leitura. Peça aos alunos que comparem as três possibilidades do material apresentado e indiquem qual versão encontra-se mais completa e por quê. Retome o que foi respondido na introdução da aula (quais elementos são necessários para que as imagens tornem-se um infográfico) e instigue-os a observarem o aspecto visual do infográfico. Solicite-lhes que completem, se necessário, suas anotações sobre elementos que compõem o infográfico, como as cores, fundos, ilustrações, box, recursos gráficos, disposição espacial das imagens e palavras, uso de negrito e tamanho das fontes.
  • Solicite aos alunos que transformem o texto verbal em texto não verbal. Oriente os alunos de que o texto não verbal pode ser representado em cores, ilustrações, gráficos, setas e outros recursos gráficos.. Você pode imprimir a atividade no link disponível em “Materiais complementares”.
  • Peça aos alunos que respondam:

O infográfico “Como vivem os esquimós” foi extraído da seção “Pergunta do leitor”, da revista Mundo Estranho.

  • Observe a expressão “Numa fria”, que antecede o título do infográfico. Há alguma relação entre a expressão e o fundo empregado? Em caso positivo, qual?
  • O que indica o posicionamento das imagens? Há relação entre as imagens e o texto verbal? Explique sua resposta.
  • Quais outros recursos gráficos, além das ilustrações, você observa no infográfico? Por que eles são empregados?
  • Observe o tamanho e cores das fontes empregadas. Como estão organizados e por que foram usados dessa forma?
  • Como estão dispostas as partes do texto (título, subtítulo e parágrafos)? Por que as partes estão organizadas dessa forma?
  • Além da escrita, quais recursos são importantes para a construção de sentidos num infográfico? Por quê?

Materiais complementares: Atividade 2 para impressão no link: clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Convide os grupos a socializarem suas respostas. Retome a pergunta apresentada no início da aula (quais são as relações entre a linguagem verbal e a não verbal?) e solicite que os alunos respondam a questão apresentada no slide. É importante que os alunos percebam que ambas as linguagens, a verbal e a não verbal, complementam-se com o objetivo de promover a compreensão do conhecimento que o infográfico explica.
  • Solicite que os alunos anotem, no caderno, a conclusão a que chegaram.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano