15957
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Cordel, da oralidade à escrita: A circulação dos panfletos e o recurso das xilogravuras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre conhecer a origem da xilogravura, suas características e relação com a literatura de cordel.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.

Opcional: Canva (disponível aqui).

Tema
Para iniciar a aula, movimente o grupo da turma no WhatsApp com alguns questionamentos (se você não participa de um grupo com a turma, é uma sugestão interessante e acessível para que as aulas remotas possam acontecer). Pergunte aos alunos se eles sabem o que é xilogravura e qual sua relação com o cordel. Apresente a eles, então, algumas capas de cordel para que possam apreciar (sugestão para encontrar acervos de cordel disponível aqui). Chame a atenção dos alunos para os desenhos realizados nas capas dos cordéis por meio da técnica da xilogravura. Questione-os se a xilogravura consegue chamar a atenção do leitor para o cordel e se ela tem alguma relação com o título da história. Diga aos alunos que agora eles conhecerão J. Borges, xilógrafo e cordelista reconhecido no país.

Introdução
Encaminhe aos alunos o vídeo (disponível aqui) sobre J. Borges, um dos mais conhecidos xilógrafos e cordelistas do país, considerado patrimônio vivo de Pernambuco. Após a exibição do vídeo, solicite que os alunos façam um breve relato escrito em seus cadernos sobre o que conseguiram entender a respeito da xilogravura. Peça que lhe encaminhem suas impressões no privado. Volte ao grupo explicando oralmente, por meio de uma gravação de áudio, que a xilogravura é uma arte milenar, em que o artista, denominado xilógrafo, esculpe em uma peça de madeira o desenho para ilustrar o cordel, chamando a atenção para as histórias.

Desenvolvimento
Nesta etapa, solicite que os alunos façam a leitura do cordel “Adeus, Roberto Bolaños de Chaves a Chapolin!”, dos cordelistas Rouxinol do Rinaré e Klévisson Viana. Encaminhe junto, por WhatsApp, a atividade de roteiro de leitura (disponível aqui). É importante explicitar, no material encaminhado, alguns aspectos do cordel (veja em Materiais complementares). Após a leitura, levando em consideração os estudos sobre a xilogravura, solicite que os alunos escolham uma estrofe do cordel e pensem em uma gravura que melhor a ilustraria. O cordel fala sobre os personagens Chaves e Chapolin que, conhecidos por todos, aguçam a imaginação para a produção de gravuras. Sugira a reprodução da gravura em uma técnica muito parecida com a xilogravura, utilizando isopor. Para isso, você precisa solicitar que os alunos tenham bandejas de isopor, tintas coloridas e pincéis. Veja um exemplo dessa técnica no vídeo disponível aqui. Caso os alunos não tenham os materiais em suas residências, sugira que pesquisem e utilizem materiais alternativos. 

Fechamento
Compartilhe com a turma a capa original do cordel. Solicite, então, que os alunos compartilhem com você, no privado, suas xilogravuras e/ou adaptações. Em varais, faça uma montagem das xilogravuras produzidas por eles sobre o cordel “Adeus, Roberto Bolaños de Chaves a Chapolin!”. Para criar a montagem, você pode utilizar o aplicativo de design Canva (veja em Recursos Opcionais) ou outro similar. 

Convite às famílias
Professor, você pode pedir ajuda aos responsáveis para auxiliar os alunos com suas xilogravuras. A participação dos familiares, em tempos difíceis como este, é imprescindível.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_03SQA07

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas