15957
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Cordel, da oralidade à escrita: A circulação dos panfletos e o recurso das xilogravuras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre conhecer a origem da xilogravura, suas características e relação com a literatura de cordel.

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano. Você deverá solicitar que os alunos tragam bandejas de isopor, tintas coloridas e pincéis.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Considerando a xilogravura uma arte por muito tempo restrita a gêneros como Cordel, os alunos podem nunca ter tido o contato que favoreça a identificação de seu significado artístico-cultural.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS, Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Para iniciar a aula, pergunte aos alunos se eles sabem o que é xilogravura e qual sua relação com o cordel. Anote as respostas no quadro.

2. Projete, então, algumas capas de cordel para que os alunos possam apreciar. Se for possível, traga para a aula folhetos de cordel.

Sugestão para encontrar acervos de cordel disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#>. Acesso em: 20 nov. 2018.

3. Chame a atenção dos alunos para os desenhos realizados nas capas dos cordéis por meio da técnica da xilogravura. Questione-os se a xilogravura consegue chamar a atenção do leitor para o cordel e se ela possui alguma relação com o título da história.

4. Diga aos alunos, que agora eles conhecerão J. Borges, xilógrafo e cordelista reconhecido no país.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete o vídeo sobre J. Borges, um dos mais conhecidos xilógrafos e cordelistas do país, considerado patrimônio vivo de Pernambuco.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f1XrCCiqyhc>. Acesso em: 8 out. 2018.

  • Após a exibição do vídeo, solicite que os alunos, em uma roda de conversa, discutam sobre o que conseguiram entender sobre a xilogravura.
  • Faça a mediação da discussão levando os alunos a perceber que a xilogravura é uma arte milenar, em que o artista, denominado xilógrafo, esculpe em uma peça de madeira o desenho para ilustrar o cordel, chamando a atenção para as histórias.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Nesta etapa, solicite que os alunos façam a leitura compartilhada do cordel “Adeus Roberto Bolaños de Chaves a Chapolin!”, dos cordelistas Rouxinol do Rinaré e Klévisson Viana.
  • Após a leitura compartilhada, você poderá realizar a atividade de roteiro de leitura e discutir com os alunos alguns aspectos do cordel (veja em Materiais complementares).
  • Após a leitura, levando em consideração os estudos sobre a xilogravura, solicite que os alunos escolham uma estrofe do cordel e pensem em uma gravura que melhor a ilustraria. O cordel fala sobre os personagens Chaves e Chapolin que, conhecidos por todos, aguçam a imaginação para a produção de gravuras.
  • Sugira, então, para a sala, a reprodução da gravura em uma técnica muito parecida com a xilogravura, utilizando isopor.
  • Para isso, você precisa solicitar que os alunos tragam: bandejas de isopor, tintas coloridas e pincéis.
  • Veja um exemplo desta técnica em: <https://www.youtube.com/watch?v=gWQc0FbksSk>. Acesso em: 8 out. 2018.
  • Se considerar que o tempo da aula é insuficiente ou se necessitar de auxílio para desenvolver a atividade, realize um trabalho em parceria com o professor de Arte.

Materiais complementares:

Link para roteiro de leitura: clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Mostre aos alunos a capa original do cordel.
  • Solicite, então, que os alunos façam uma exposição em varais das xilogravuras produzidas por eles sobre o cordel “Adeus Roberto Bolaños de Chaves a Chapolin!”.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano. Você deverá solicitar que os alunos tragam bandejas de isopor, tintas coloridas e pincéis.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Considerando a xilogravura uma arte por muito tempo restrita a gêneros como Cordel, os alunos podem nunca ter tido o contato que favoreça a identificação de seu significado artístico-cultural.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS, Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Para iniciar a aula, pergunte aos alunos se eles sabem o que é xilogravura e qual sua relação com o cordel. Anote as respostas no quadro.

2. Projete, então, algumas capas de cordel para que os alunos possam apreciar. Se for possível, traga para a aula folhetos de cordel.

Sugestão para encontrar acervos de cordel disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#>. Acesso em: 20 nov. 2018.

3. Chame a atenção dos alunos para os desenhos realizados nas capas dos cordéis por meio da técnica da xilogravura. Questione-os se a xilogravura consegue chamar a atenção do leitor para o cordel e se ela possui alguma relação com o título da história.

4. Diga aos alunos, que agora eles conhecerão J. Borges, xilógrafo e cordelista reconhecido no país.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete o vídeo sobre J. Borges, um dos mais conhecidos xilógrafos e cordelistas do país, considerado patrimônio vivo de Pernambuco.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f1XrCCiqyhc>. Acesso em: 8 out. 2018.

  • Após a exibição do vídeo, solicite que os alunos, em uma roda de conversa, discutam sobre o que conseguiram entender sobre a xilogravura.
  • Faça a mediação da discussão levando os alunos a perceber que a xilogravura é uma arte milenar, em que o artista, denominado xilógrafo, esculpe em uma peça de madeira o desenho para ilustrar o cordel, chamando a atenção para as histórias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Nesta etapa, solicite que os alunos façam a leitura compartilhada do cordel “Adeus Roberto Bolaños de Chaves a Chapolin!”, dos cordelistas Rouxinol do Rinaré e Klévisson Viana.
  • Após a leitura compartilhada, você poderá realizar a atividade de roteiro de leitura e discutir com os alunos alguns aspectos do cordel (veja em Materiais complementares).
  • Após a leitura, levando em consideração os estudos sobre a xilogravura, solicite que os alunos escolham uma estrofe do cordel e pensem em uma gravura que melhor a ilustraria. O cordel fala sobre os personagens Chaves e Chapolin que, conhecidos por todos, aguçam a imaginação para a produção de gravuras.
  • Sugira, então, para a sala, a reprodução da gravura em uma técnica muito parecida com a xilogravura, utilizando isopor.
  • Para isso, você precisa solicitar que os alunos tragam: bandejas de isopor, tintas coloridas e pincéis.
  • Veja um exemplo desta técnica em: <https://www.youtube.com/watch?v=gWQc0FbksSk>. Acesso em: 8 out. 2018.
  • Se considerar que o tempo da aula é insuficiente ou se necessitar de auxílio para desenvolver a atividade, realize um trabalho em parceria com o professor de Arte.

Materiais complementares:

Link para roteiro de leitura: clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Mostre aos alunos a capa original do cordel.
  • Solicite, então, que os alunos façam uma exposição em varais das xilogravuras produzidas por eles sobre o cordel “Adeus Roberto Bolaños de Chaves a Chapolin!”.

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP48 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano